Iniciar sessão ou registar-se
    • RC0
    • 1 julho 2019

# 1

Os sinais são extremamente visíveis, muito conveniente que nas visitas não houvesse.
  1.  # 2

Colocado por: zedasilvaFazendo um pouco o papel de advogado do diabo.
    Como consegue provar que o antigo dono teria que ter conhecimento dessa infestação?

Colocado por: RC0impossível o dono não saber pela quantidade horrorizante

você já falou com um advogado que diz que é possivel anular a escritura, o outro vai tb arranjar um advogado para o defender, o processo vai andar a arrastar-se por anos e você é que fica com a batata quente nas mãos para resolver.

é preciso sensibilizar as pessoas para levarem técnicos especializados para darem uma opinião sobre a casa antes de a comprar.
    Concordam com este comentário: zedasilva, FJDMC
    • RCF
    • 1 julho 2019

# 3

Colocado por: RC0Os sinais são extremamente visíveis

então porque não os viu...?
    o vendedor, quando lhe mostrou a casa, colocou-lhe alguma restrição? Houve alguma zona que lhe tivesse sido escondida? Alguma zona que o vendedor não lhe tivesse mostrado, arranjando alguma desculpa para não mostrar...?

Estou, obviamente, a fazer o papel de advogado do diabo, mas creio ser útil fazê-lo...

Se a casa já tem alguns anos, se o vendedor lhe mostrou tudo sem restrições, se não foi ele a colocar lá, propositadamente, as térmitas, acho difícil fazer valer a sua razão.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  2.  # 4

RC0
    Em teoria você até parece ter razão, o problema é se na prática consegue prova-lo.
    Colocado por: RC0já fui a um advogado que diz que uma solução possível será pedir a anulação da escritura

Quem diligências fez o advogado para lhe garantir que ganha a causa?
    Quem lhe garante que o objetivo não é apenas ganhar um cliente?
    • RC0
    • 1 julho 2019

# 5

Sim mostrou tudo, mas também pergunto o porque de não haver asas nem dejectos visíveis quando agora são as centenas? E a noite e ve-las a andar em tanto lado.
  3.  # 6

Já perguntou a alguém na zona se está a ter o mesmo problema?
  4.  # 7

Colocado por: RC0mas também pergunto o porque de não haver asas nem dejectos visíveis quando agora são as centenas?

Fazendo o papel de advogado do diabo …
    _ Porque até à data não havia qualquer evidência disso mesmo, logo o meu constituinte nunca poderia saber se o imóvel que estava a transacionar estaria ou não infestado.
    Ao sr. RC0, enquando interessado no imovel caberia diligênciar no sentido de aferir essa hipotética contaminação.
    Assim, o sr. RC0, deveria aferir se por exemplo existiam madeiras com zonas ocas, madeiras que com ligeiras pressões quebravam ou denunciam zonas ocas.
    Se por exemplo haviam portas ou janelas que parececem estar empenadas. Tal pode ser causado pela humidade que as Térmitas retêm nas madeiras que infestam, o que faz com que as mesmas inchem.
    Se por exemplo existiam rachas ou fendas no imovel que podessem estar relacionadas pelo consumo de madeira de estrutura.
    ...
  5.  # 8

A casa esteve habitada ou era devoluta?
  6.  # 9

Colocado por: zedasilva
    Fazendo o papel de advogado do diabo …
    _ Porque até à data não havia qualquer evidência disso mesmo, logo o meu constituinte nunca poderia saber se o imóvel que estava a transacionar estaria ou não infestado.
    Ao sr. RC0, enquando interessado no imovel caberia diligênciar no sentido de aferir essa hipotética contaminação.
    Assim, o sr. RC0, deveria aferir se por exemplo existiam madeiras com zonas ocas, madeiras que com ligeiras pressões quebravam ou denunciam zonas ocas.
    Se por exemplo haviam portas ou janelas que parececem estar empenadas. Tal pode ser causado pela humidade que as Térmitas retêm nas madeiras que infestam, o que faz com que as mesmas inchem.
    Se por exemplo existiam rachas ou fendas no imovel que podessem estar relacionadas pelo consumo de madeira de estrutura.
    ...

O facto de não saber , não iliba ninguém de nada.
    E o antigo proprietário não dispõe de conhecimentos ou competência técnica reconhecida para aferir se existia ou não evidências do facto.
    A sua opinião não se apresenta válida para a consumação ou constatação do facto em questão.
    Senão , pegando nisso , era fácil enganar toda a gente a toda hora, protegidos por esse principio ze.

Vendo carro que se estraga 1 dia depois.
    Vendedor - Sr Juiz eu não percebo nada de carros. O senhor e que devia ter visto.

Isso não funciona assim. Por isso é que a lei prevê essas situações.
    Têm de pedir um relatório detalhado a uma empresa especializada e certificada.
    Basta o relatório ou os relatórios indiciarem infestações graves com meses, completamente percetíveis ao anterior proprietário para existir causa para anulação de escritura.
    Agora vai é durar anos. E Ai as malditas já comeram a casa. tem credito habitação?
    Se sim, pode ser a sua sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva
    • RC0
    • 1 julho 2019

# 10

Tenho crédito habitação, faz alguma diferença?
    • RC0
    • 1 julho 2019

# 11

A casa era habitada pela pessoa em questão.
    • RCF
    • 1 julho 2019 editado

# 12

Colocado por: NelhasO facto de não saber , não iliba ninguém de nada.

Depende.
    Em muitos casos, iliba. Noutros, não iliba. Noutros, ainda, o mais relevante é se tinha ou não o dever de saber, independentemente de saber ou não...

Colocado por: NelhasVendo carro que se estraga 1 dia depois.
    Vendedor - Sr Juiz eu não percebo nada de carros. O senhor e que devia ter visto.

Não me parece ser um bom exemplo... Eu, particular, vendo um caro usado e já com alguns anos. O comprador viu-o e experimentou-o. Comprou-o e no dia a seguir o carro estraga-se/avaria. Obviamente, o problema é do comprador, atual proprietário.

Colocado por: Nelhastem credito habitação?
    Se sim, pode ser a sua sorte.

ou não...
    se calhar é um trunfo para o vendedor. Afinal, o perito avaliador do Banco, também poderá confirmar que, quando fez a avaliação, não haviam térmitas...
  7.  # 13

Colocado por: RC0Tenho crédito habitação, faz alguma diferença?

Já falou com o Banco??
    Não se esqueça que o Banco é seu parceiro no imóvel.
  8.  # 14

Colocado por: RCF
    Não me parece ser um bom exemplo... Eu, particular, vendo um caro usado e já com alguns anos. O comprador viu-o e experimentou-o. Comprou-o e no dia a seguir o carro estraga-se/avaria. Obviamente, o problema é do comprador, atual proprietário.

Aqui não estamos a falar de um negocio de um particular para particular sem intervenção de terceiros, e feito por baixo da mesa.
    Estamos a falar , no mínimo de uma escritura publica e de um processo declarado de compra e venda.
    Com um Banco a mistura e um seguro associado.
    • RCF
    • 1 julho 2019 editado

# 15

Colocado por: Nelhas

Aqui não estamos a falar de um negocio de um particular para particular sem intervenção de terceiros, e feito por baixo da mesa.
    Estamos a falar , no mínimo de uma escritura publica e de um processo declarado de compra e venda.
    Com um Banco a mistura e um seguro associado.

pois... por isso, lhe disse que não me parecia ser um bom exemplo... são situações diferentes
  9.  # 16

Colocado por: RCF
    pois... por isso, lhe disse que não me parecia ser um bom exemplo... são situações diferentes

Ok. Concordo. Talvez não tenha sido.
    Mas eu continuo a ter duvidas nesse aspeto RCF.
    Compra e venda de automóvel usado, tudo declarado, e um dia depois avaria-se. Não sei.
    Aqui a pessoa que vá ao Banco já.
    Como é que o avaliador deixou passar isto?
  10.  # 17

Açores ou continente?
    • RC0
    • 1 julho 2019

# 18

Ilhas mas não os Açores
  11.  # 19

Acho que as térmitas têm uma altura que saiem.
    Fazendo de advogado do diabo também (é com estes exercícios que vai vendo todas as possibilidades), e se o vendedor alegar que lhe disse que haviam térmitas?
    Que deixou a casa a sua disposição para a ver.

Que o perito do banco também deveria ter visto isso...
    Ou que a avaliação do perito já “devia” contemplar as térmitas
    • RC0
    • 1 julho 2019

# 20

Quando foi confrontado com o sucedido deixou de estar contactável, acho que isto diz muito.

0.0181 seg. NEW