Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 241

Colocado por: ****Mas os seus delírios, deram-lhe um prémio Nobel, e temos de admitir , que era alguém assina da média.

Concordo.
    É alguém claramente acima da média.
    Mas também adoro os livros do Manuel Tiago ( Álvaro Cunhal), têm livros depois de politica social interessantes, era claramente acima da média, e eu não podia estar mais em desacordo com as suas ideias.
  2.  # 242

Colocado por: Wardruna

Não gosto de saramago (comunista ferrenho), e sou um bocado assim para o ateu.
    Nao ligo patavina a religiões, mas não me interessa a opção de cada um.
    Irrita-me mais aqueles que ofendem gratuitamente a religão, e ainda mais os que ofendem e insultam a religião católica/cristã porque essas mesmas pessoas quando se trata da religião muçulmana (claramente mais violente e intolerante nos dias de hoje) calam-se como ratinhos e nem uma palavra sobre....

Chama-me a isso cobardia e eu não gosto de gente cobarde.

Toda e qualquer violência deve ser condenada, mas se reparar os muçulmanos simplesmente estão uns séculos atrasados em relação aos cristãos nós eramos iguais ou piores.

Mas esse atraso se deve a interesses econômicos mais que tudo pois o chão que pisam vale muitos euros e se não houvesse terroristas não fazia faltam tanto investimento em armamento.

Desde sempre a religião foi usada para justificar acções em nome de interesses dos homens e em nome de Deus foram cometidas as maiores atrocidades, quando qualquer Deus diz para fazer exactamente o contrário.
  3.  # 243

Colocado por: ****.

Não diga isso.
    Consulte na Torre do Tombo digital os Arquivos da Pide libertados , se não estou em erro , até 1960.
    Estão lá milhares de ficheiros individuais. Consulte o de Álvaro Cunhal.
    São cerca de 15 anos de prisões sobre os mais variados crimes, sobretudo de incitação e distribuição de propaganda na luta contra a ditadura até 1960, 8 anos preso em total isolamento. Fora os tempos em fuga, sem nunca fazer como muitos que recorriam ao exilio no estrangeiro.
    Para alguém que nasceu no seio de uma família muito rica, sujeitar-se a isso por um ideal, seja ele certo ou errado, merece o meu mais profundo respeito.
    Tinha sido tão fácil encostar-se e ter uma grande vida debaixo da fachada do dinheiro e do regime como advogado.
    Dá uma olhadela nisto

https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/a-vida-de-alvaro-cunhal-na-intimidade
  4.  # 244

Desconheço , se me puder elucidar
  5.  # 245

A minha duvida, por isso pedi para me elucidar, é que

Ana Cunhal nasceu em 1960.
    Em 1974 tinha 14.
    Em 1984 tinha 24.

Não percebo o enquadramento de genro nem regime.
    Se acha que ela fala pouco
    https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/ana-cunhal-o-meu-pai-tinha-sempre-coca-cola-para-dar-aos-netos
  6.  # 246

Colocado por: ****Ele nunca serviu portugal , mas sim a URSS...

Mj,

Respeito as suas ideias, e não vamos discutir politica aqui.
    Agora afinal existe holandês e regime e genro? Ou não?
    Conte a história por alto.
    Estou curioso.
  7.  # 247

A malta esquece-se do 25 de Novembro...uma pena.
  8.  # 248

Sim. Penso que sim.
    Como nomeado pelo PCP.
  9.  # 249

Mj,

A filha de alvaro cunhal é casada com o americano, vive nos Estados Unidos a uma porrada de anos e penso ser o único genro que alguma vez teve.
    Holandês?
    Veleiro?
    E salvou a filha porque era conselheiro de estado?

Que história mais rabuscada. Não gosta do homem, tudo bem.
    Aceito e respeito.
    Agora histórias do Pirata das Caraíbas com veleiros e holandeses, por amor de deus.
  10.  # 250

Explique-me o contexto.
  11.  # 251

Colocado por: NelhasAgora histórias do Pirata das Caraíbas com veleiros e holandeses, por amor de deus.

Isso é mais para o Camilo Mortágua, um verdadeiro criminoso que vive agora numa bela mansão no Alvito.
  12.  # 252

Colocado por: ****é que voçê sabe o que ouviu

Mj, fiquemos por aqui.
    Acho que as vezes não devemos falar e julgar assim tão facilmente.
    O Meu falecido pai trabalhou 30 anos para o Partido comunista e saiu no fim da década de 80 por achar que o partido era corrupto e pouco claro.
    O Meu tio foi PIDE durante 15 e esteve preso 4 anos a seguir ao 25 de Abril.
    De ambos ouvi, li e herdei milhares de histórias sobre antes e depois do 25 de abril , com e sem documentação.
    Ambos , do lado oposto da barricada, em vida e em ideias, ambos sempre foram muito claros na opinião sobre Álvaro cunhal.
    O que sei é simples:
    Nascer rico em 1913 , com um curso de direito na mão em 1931\32 , era tão fácil , tão fácil ter uma vida tão sossegadinha.
    Pelo menos, é o tipo de mau caracter com as opções mais estranhas do mundo.
  13.  # 253

Colocado por: NelhasNascer rico em 1913 , com um curso de direito na mão em 1931\32 , era tão fácil , tão fácil ter uma vida tão sossegadinha.
    Pelo menos, é o tipo de mau caracter com as opções mais estranhas do mundo.

Igual para os engenheiros. Bastava ser sr. engenheiro que dava logo direito a um monte alentejano com milhares de hectares, cabeças gado e desgraçados a trabalhar como escravos.
  14.  # 254

Colocado por: WardrunaIgual para os engenheiros. Bastava ser sr. engenheiro que dava logo direito a um monte alentejano com milhares de hectares, cabeças gado e desgraçados a trabalhar como escravos.

Completamente de acordo.
  15.  # 255

No meu ver, se o pós 25 de abril se prolongasse seria qualquer coisa como trocar uma faca por uma foice.
  16.  # 256

De acordo Ward.

Nem sequer partilho nenhum tipo de visão parecida com Álvaro Cunhal do ponto de vista de organização de uma estado, de pessoas, de funcionamento social , etc.
    Agora , tenho de ter respeito por pessoas que lutam pelo que acreditam, debaixo de um regime ditatorial, com consequências graves como prisão ou isolamento por 8 anos, quando tinham outra forma de viver a vida tão boa ali a mão de semear.
    È que qualquer dia , com o tempo a passar, ainda me vão dizer que o homem não lutou nada contra o regime.
    Que o homem não fez nada pela liberdade do pais.
  17.  # 257

Colocado por: NelhasAs pessoas encantam-se por Saramago porque não percebem 90% do que está lá escrito.

Que horror!
  18.  # 258

Peço desculpa.
    Não li tudo.
  19.  # 259

Colocado por: Palhava
    Outra bacorada!

Quem o pára?

Desenvolva lá se fizer favor para nós ficarmos a saber o que ele fez pela liberdade do país.
    Apenas dizer que é bacorada é pouco credivel.
  20.  # 260

Todos os que lutaram e que não desistiram antes do 25 de abril pelo fim do regime merecem o meu respeito.
    Podemos e discutir se o que queriam depois fazia sentido.
    Seja o padeiro que passava folhetos seja o militar que se revoltou.
    Tem o meu respeito. Não disse admiração.
    Quanto ao Palhava não entendi o contexto.
    Você lê Saramago Palhava?

0.0551 seg. NEW