Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Gostaria de saber quem paga o ramal de esgotos, o proprietário ou a câmara? Ouvi dizer que a câmara de cascais agora paga o ramal em zonas urbanas e gostaria de saber se é verdade.
    Alguém me sabe dar essa informação?

    Muito obrigada!
  2.  # 2

    em regra no loteamento não deve pagar pois o loteador deveria ter deixado ramal para cada lote
    nos restantes terreno o proprietário tem de pagar
    mas nessa câmara n sei como é
    Estas pessoas agradeceram este comentário: angelaee
  3.  # 3

    No concelho de Sintra, desde o princípio do ano,
    paga o dono de obra,
    no caso de habilitação sem ser de loteamento.
  4.  # 4

    Colocado por: skyptNo concelho de Sintra, desde o princípio do ano,
    paga o dono de obra,
    no caso de habilitação sem ser de loteamento.


    No tarifário da SMAS está gratuito... Não é isto?
      IMG_20190701_191023.jpg
  5.  # 5

    Colocado por: angelaeeBoa tarde,

    Gostaria de saber quem paga o ramal de esgotos, o proprietário ou a câmara? Ouvi dizer que a câmara de cascais agora paga o ramal em zonas urbanas e gostaria de saber se é verdade.
    Alguém me sabe dar essa informação?

    Muito obrigada!


    A informação que obtive por parte da SMAS é de que se até 20 metros do muro da propriedade houver fornecimento de água e esgotos é gratuito. A partir dos 20 metros o mínimo serão 900€. O valor está depende da distancia, do tipo de solo que têm que partir, etc.
  6.  # 6

    É possível,
    estou a 27mts,
    logo pago eu tudo...
    😫😖😨
  7.  # 7

    É impressionante como há disparidades de câmaras para câmaras, em Vila Nova de Gaia o ramal da agua e saneamento é sempre pago pelo dono da obra.
  8.  # 8

    Afinal este tarifário é apenas referente ao ramal de águas, o de esgotos não está incluído.

    A informação que o construtor nos tinha dado e orçamentado era que a SMAS não fazia, entretanto vi o tarifário e fiquei na dúvida, a confirmação foi via telefone para o SMAS em que dizem que só fazem as ligações de água, não fazem de esgotos.

    Hoje, no desaterro encontrámos a caixa de esgotos domésticos dentro do lote :)
  9.  # 9

    Os valores que tenho de cabeça para Gaia são +/- 600€ para saneamento e uns 1200€ para a água.
  10.  # 10

    Colocado por: Duarte1

    A informação que obtive por parte da SMAS é de que se até 20 metros do muro da propriedade houver fornecimento de água e esgotos é gratuito. A partir dos 20 metros o mínimo serão 900€. O valor está depende da distancia, do tipo de solo que têm que partir, etc.


    A mim aconteceu como descreve o Duarte.
    O ramal de esgoto foi colocado no limite da minha propriedade em via publica. Menos de 20 mt e não paguei nada.
    Da minha casa a essa ligação tudo ficou por minha conta, inclusive a abertura no interior da manilha para ligar o meu tubo.
    O Município forneceu tampa de esgoto, manilha, abriu passagem, pôs alcatrão novo , etc.
    Mas só na via publica. O que de facto é o limite da sua competência.
  11.  # 11

    Colocado por: Nelhas

    A mim aconteceu como descreve o Duarte.
    O ramal de esgoto foi colocado no limite da minha propriedade em via publica. Menos de 20 mt e não paguei nada.
    Da minha casa a essa ligação tudo ficou por minha conta, inclusive a abertura no interior da manilha para ligar o meu tubo.
    O Município forneceu tampa de esgoto, manilha, abriu passagem, pôs alcatrão novo , etc.
    Mas só na via publica. O que de facto é o limite da sua competência.


    Eu tenho uma caixa de esgoto na via pública e hoje descobrimos uma dentro do lote... Não percebo nada disto mas já enviei fotos ao engenheiro para ver o que diz.
    • zinna
    • 3 julho 2019 editado

     # 12

    Colocado por: Pedro_MoreiraÉ impressionante como há disparidades de câmaras para câmaras, em Vila Nova de Gaia o ramal da agua e saneamento é sempre pago pelo dono da obra.


    Eu paguei o ramal de agua (taxa), mas não paguei o saneamento.( 12mt.)
  12.  # 13

    Colocado por: Anaa

    Eu tenho uma caixa de esgoto na via pública e hoje descobrimos uma dentro do lote... Não percebo nada disto mas já enviei fotos ao engenheiro para ver o que diz.


    A que distância se encontra ambas? Consegue abrir a tampa da que está na sua propriedade?
    • Anaa
    • 3 julho 2019 editado

     # 14

    Colocado por: Nelhas

    A que distância se encontra ambas? Consegue abrir a tampa da que está na sua propriedade?


    A da estrada está a cerca de 7 a 10 metros do limite do terreno (não medi), a que está dentro do lote está junto ao limite do lote, abrimos e só se vê a manilha e lixo no fundo, não conseguimos ver se tem alguma saída de tubo, acho que têm de ir limpar para ver se tem ou não ligação.
      IMG-20190703-WA0005.jpg
      IMG_20190703_113034.jpg
      IMG_20190703_1130342.jpg
  13.  # 15

    Está a pensar bem.

    Antes de pedir seja o que for, verifica se existe tubagem ai.
    Caso exista, é só ligar ai a sua saídas dos esgotos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anaa
  14.  # 16

    A distância entre as duas não será mais de 13 a 15 metros.
    Caso não tenha tubagens tem na mesma de se partir estrada e passeio para fazer as ligações, é isso? Para mim não faz muito sentido estar ali e não estar ligada à outra mas sei lá...
  15.  # 17

    Não considero assim, mas veja com o Município.
    Voçe não têm nada que partir via publica para aceder ao ramal.
    O ramal deve ser colocado no limite da sua propriedade.
    Se não houver ligação, e se aplicar até 20 metros gratuitamente, faz o seguinte:

    Solicita ramal de esgoto. Eles irão ligar a que está a 10 metros do limite do seu terreno a uma manilha com tampa no limite do sua propriedade.
    Se se aplicar a regra, não paga nada.
    A partir dai so têm de ligar essa manilha á manilha que for colocada no limite do seu terreno.
    O melhor era estarem as duas ligadas, e penso que devem estar. verifique.
    Existe desnível entre as 2?
  16.  # 18

    Colocado por: Nelhas

    A mim aconteceu como descreve o Duarte.
    O ramal de esgoto foi colocado no limite da minha propriedade em via publica. Menos de 20 mt e não paguei nada.
    Da minha casa a essa ligação tudo ficou por minha conta, inclusive a abertura no interior da manilha para ligar o meu tubo.
    O Município forneceu tampa de esgoto, manilha, abriu passagem, pôs alcatrão novo , etc.
    Mas só na via publica. O que de facto é o limite da sua competência.


    Boa tarde . é de que Concelho?? estou com o mesmo problem em mãos. os SMAS estão a dizer que tenho de ser eu a fazer .. mesmo sendo a menos de 20m
    Obg
  17.  # 19

    Qual a fundamentação que alegam?
  18.  # 20

    Em Sintra, o Dono da Obra tem a responsabilidade de fazer o ramal do esgoto e ligações à rede.
    Os SMAS apenas fazem o ramal de água, com os custos associados.
 
0.0201 seg. NEW