Colocado por: PBarataAlguem me podia indicar o que é o ónus de eventual redução da doação?
Quais os problemas associados a este ónus numa fracção?
Colocado por: zedaserraAlguém passou recentemente por este tipo de situação e conseguiu ressolvê-lá? Estou a enfrentar o mesmo problema na compra dum terreno de construção e um solicitador mágico (que consiga resolver o problema sem procurar os herdeiros) é que era muito útil...
Colocado por: mar-silvaPassei por essa situação há pouco tempo...quando quis construir num terreno doado pelos meus pais...e que se verificou ter um "onus de eventual redução...", que é o que já se disse no fórum. Os meus pais quando há 30 anos compraram nem sabiam que lá constava isso. Como resolvi???? pagando a um solicitador que junto da conservatória (não me pergunte como) conseguiu limpar esse ónus. Acresce dizer que dei por bem entregue o dinheiro pago ao solicitador, dado que inicialmente tentei eu resolver...e já estava perdida com as burocracias...do génereo ir procurar os herdeiros, etc...etc...
Colocado por: dinarocha
Ola mar-silva!
gostava de entrar em contacto consigo.
Tenho um imovel com este onus e gostava de entrar em contacto com o seu solicitador.
Colocado por: FDRO que isso significa?
Colocado por: MecadecaExplicando de um forma rápida, numa doação em vida o ónus de eventual redução de doação / doação sujeita à colação serve para proteger os herdeiros que ficaram de fora dessa doação, podendo na altura das partilhas haver um ajuste caso os restantes bens para os restantes herdeiros não sejam na igual proporção por exemplo.
Algumas notas importantes:
- O Ónus não impede nenhuma venda, caso o comprador não se importe;
- Dificilmente uma entidade bancária aceita financiar uma compra com um ónus de colação associado;
- Passados20 anos da morte de quem doou(no caso dos pais, do último que faleceu), o ónus deixa de ter efeito e pode ser removido. E deve ter sido isso que o solicitador referido em cima fez, verificou que já tinham passado 20 anos da morte do último que doou, pediu as certidões de óbito e fez o pedido de remoção no Registo Predial.
Tirando o caso do já ter passado 20 anos, a única forma de se remover o ónus de colação é juntando todos os herdeiros e respetivos/respetivas esposos/esposas e fazendo uma escritura de dispensa de colação.