Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

@Marco1

os 4000€ é a parte dele, exceptuando as especialidades (água, esgotos, telefones....)... e seria a pagar ao longo do tempo....
    Segundo ele as especialidades seriam muito rápidas dando a entender que é quase tipo copy+paste.....
  2.  # 22

Boas

Segundo ele as especialidades seriam muito rápidas dando a entender que é quase tipo copy+paste.....

Isso será no caso de não alterar o projecto existente.

Não entrem em guerras Engenheiros vs Arquitectos por favor....

Não se preocupe: podem uns dizer isto e outros aquilo (também tenho culpas no cartório) mas estão condenados a "viver" juntos.

cumps
    José Cardoso
  3.  # 23

mafgod

Voçê pode ter o melhor projecto de arquitectura do mundo mas garanto-lhe que se tiver umas más especialidades (copy past) não há acompanhamento de obra que lhe valha.
    Um projecto é composto de um todo onde cada especilaidade tem tanto ou mais valor que a outra.

Que lhe adianta ter um BMW todo reluzente se o motor for de uma 4L com 50 anos?
  4.  # 24

Colocado por: zedasilvaDesculpe-me Fernando mas se um projecto é bom é bom e ponto final quer o seu autor seja engenheiro ou arquitecto

O que provavelmente queria dizer é que em csa 100 projectos bons 90 são de arquitectos e só 10 de engenheiros.

está bem explicito.
    eu só não faço estruturas porque há quem faça melhor que eu e que tenha estudado especificamente para isso.

agora mafdog você é que sabe a casa"" é sua, nós só estamos aqui para falar de realidade e de alertar algumas situações.
    alias se quer que lhe diga, esse preço para mim é super exagerado segundo a minha tabela, mas eu sou um reles arquitecto :) e ainda mais projectista de estruturas :).

sim pode ser que esteja nos 10% :)
    cumprimentos
  5.  # 25

@zedasilva

Certo, mas um projecto de execução tem também em conta essas especialidades, certo?
  6.  # 26

Certo. mas o projecto de execução nada mais é que o "explicar ao pormenor" as diversas especialidades com vista á boa execução da obra.

Mas aqui o que está em causa é o facto de voçê confiar ou não no trabalho desse engenheiro.
    Tente ver obras que tenha projectado e dirigido.
    Tente falar com os donos de obra.
    Se depois disso achar que esse engenheiro lhe mereçe confiança avançe sem se preocupar se ele está a levar mais dinheiro pela arq. que pelas especialidades ou que lhe interessa e que no fim tenha uma obra dentro das suas espectativas.
  7.  # 27

Dá-me entender que a escolha entre um projecto de um Engenheiro e de um Arquitecto é como escolher entre duas marcas de carro.

Fazendo a anologia:
    A marca A, é menos cara, tem má fama, vende mais veículos e alguns modelos até ultrapassa os da outra marca B,
    A marca B, é mais cara, tem boa fama, vende menos e alguns modelos mais valia não ter criado.
    Agora, posso ter a sorte de por menos dinheiro ter o carro dos meus sonhos e sem problemas ou posso gastar mais noutra marca e ter só chatisses.
    Só quero é ter "um carro" sem problemas independentemente da marca.

Em resumo e pelo que tenho lido, optar por um Arquitecto em detrimento de um Engenheiro, faz com que tenha grandes probabilidades de: gastar mais nesta fase, ter menos chatisses durante e após a construção e eventualmente pagar menos no total da obra.
  8.  # 28

@zedasilva

ele transmitiu-me confiança e conhece o terreno.
    Como disse acima, o terreno levou umas terras por cima e, aparece como plano..... mas é inclinado.
    E ele conhece o terreno como era... que é o que interessa....
    A minha questão inicial é se o preço está na média..... os tais 5000€ (já que os 75€/mês para fiscalizar pelos vistos é barato)
  9.  # 29

mafgod: Se não inclui projecto de execução nem telas finais, está um bocado acima da média.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  10.  # 30

mafgod

Não conheço o engenheiro e longe de mim levantar falsos testemunhos, mas não fique pela 1ª impressão, tente ver obras dele e falar com os seus clientes e depois decida.
    Os 75€ pela fisclaização até pode ser CARO. Afinal está a 15km da obra. Quantas vezes vai á obra por mês? Durante quanto tempo? è feito relatorio de cad vistoria...
  11.  # 31

@AugstHill

era isso que eu queria "ouvir" :-)

Já agora, o que são telas finais? :-)
  12.  # 32

São os desenhos que se entregam no final da obra, e que a reproduzem tal qual ficou
  13.  # 33

@AugustHill

Mas as telas finais e projecto de execução não são obrigatórios?
    E se sim, já deveriam fazer parte do orçamento, certo?
    Tenho de confirmar com ele....
  14.  # 34

O projecto de execução só é obrigatório para licenciamentos e nem todas as câmaras exigem. As telas finais são da responsabilidade do empreiteiro, embora, por uma questão de comodidade, costumem ser feitas pelo autor do projecto, pelo que, normalmente, são cobradas à parte
  15.  # 35

@AugustHill

como é para construir vivenda => projecto execução não é obrigatório (se bem que desejável).
    As telas finais pelos vistos são obrigatórias e, sendo geralmente cobradas à parte, não deverão ter sido contabilizadas no orçamento....

Tenho de confirmar com ele.
  16.  # 36

@mafgod

Seja vivenda, seja um hotel de 274 pisos, se está sujeito a licenciamento é obrigatório. Veja o nº 4 do artº 80 da Lei 60/2007
  17.  # 37

@AugustHill

artº 80 da Lei 60/2007

4 — No prazo de 60 dias a contar do início dos trabalhos relativos às operações urbanísticas referidas nas alíneas c) a e) do n.º 2 do artigo 4.º deve o promotor da obra apresentar na câmara municipal cópia do projecto de execução de arquitectura e de engenharia das especialidades.

Colocado por: Fernando Gabrielmafgod engenheiros não fazem projectos de arquitectura fazem de engenharia. é o que tenho para dizer.

Um Engenheiro pode entregar um projecto de arquitectura ou não?
    Ou então quer dizer que, depois de pagar ao Engenheiro e iniciar a obra, tenho 60 dias após o inicio dos trabalhos para entregar um projecto de arquitectura feito por um Arquitecto que não fez o projecto da casa e ter mais esta despesa, é isso?
  18.  # 38

@mafgod
    Não se confunda. De acordo com a Lei 31/2009, o projecto de execução é parte integrante do projecto da respectiva especialidade (arquitectura, estabilidade, etc.) pelo que deverá ser elaborado pelo respectivo autor. Se o projecto de arquitectura foi feito por um engenheiro, deverá ser este a fazer o projecto de execução. O que pode acontecer é que o engenheiro só costuma fazer projectos de licenciamento, não sabe fazer (bem feito) um projecto de execução de arquitectura e terá de subcontratar alguém para lhe tratar disso.
  19.  # 39

Colocado por: AugstHill
    O projecto de execução só é obrigatório para licenciamentos e nem todas as câmaras exigem.

As câmaras das áreas metropolitanas exigem o Projecto de Execução, que é apresentado pelo Autor do Projecto.
    As telas finais são da responsabilidade do empreiteiro, embora, por uma questão de comodidade, costumem ser feitas pelo autor do projecto,

As telas finais são da responsabilidade do Dono de Obra.
    O Empreiteiro é um prestador de serviços que executa aquilo que o Dono de Obra pretende, consequentemente não é responsável pelas alterações que o DO introduz na obra.
    Normalmente o Empreiteiro colabora com o DO e Projectistas e fornece os esquiços (rascunhos) para serem elaboradas as telas finais e só.
    Agora ser da responsabilidade dele não!
  20.  # 40

@JoaoCar

Então, em situações ideais e improváveis em que não há alteração ao projecto inicial, não há telas finais.
    Em situações reais e mais que prováveis, há alterações ao projecto inicial e aí, cabe ao dono da obra, entregá-las à Câmara.
    Se não estiverem previstas no orçamento inicial, lá terei de pagar mais uns "trocos" a quem me fez o projecto.

Para me precaver, terei de garantir com quem fizer o projecto de que esta situação fique esclarecida logo de inicio.

0.0240 seg. NEW