Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Precisava da vossa ajuda para encontrar alternativas a membranas para vapor para serem utilizadas em paredes, até agora encontrei a isover vario e a da tyvek.

    Sabem se existe mais alguma marca?

    Obrigado
  2.  # 2

    Somente para barreira pára vapor ou pretende algo mais da membrana?
  3.  # 3

    Só pretendo mesmo a barreira pára-vapor.
  4.  # 4

    Colocado por: tikesSó pretendo mesmo a barreira pára-vapor.


    Poderemos ter outra solução além dessas duas que menciona.
    Envie-nos um email que encontra no nosso perfil.
  5.  # 5

    Preciso da membrana porque estou a remodelar uma moradia, e então nas paredes exterioras vou colocar parede em gesso cartonado com montantes de 48 com lã.

    Ou seja, queria uma membrana para colocar entre a la e o gesso cartonado, mas pelo que consegui ver nas pesquisas que fiz apenas essas são certificadas para colocar em paredes, vi algumas mas só estão certificadas para colocar em coberturas.

    Obrigado
  6.  # 6

  7.  # 7

    simplifica isso. pois tens paredes de alvenaria pre-existentes.
    Basta aplicares a la com papel kraft voltado para superficie aquecida... não precisas de meter mais nada.
  8.  # 8

    Colocado por: Pedro BarradasBasta aplicares a la com papel kraft voltado para superficie aquecida... não precisas de meter mais nada.

    a coisa pode não ser tão simples...
    vai depender das temperaturas e teores de humidade (exterior e interior)...
    o papel kraft pode não ser suficiente
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 9

    Obrigado pela ajuda,

    A ideia inicial era essa de usar paineis rigidos com papel kraft, mas o fornecedor não tem disponivel paineis com papel kraft.
    A solução que me deram foi a Isover ECO 035, mas esta não é em painel, e tenho algum receio que com o passar do tempo, a manta acabe por descair. A não ser que exista algum metodo de colocação sem furar o papel que não esteja a ver.

    Voces acham que pode ser uma solução?

    Obrigado
  10.  # 10

    Colocado por: ****

    veja la se nao precisa de uma outra membrana para lhe fechar ar que entra na parede exterior .


    Penso que não, a parede é dupla e tem caixa de ar com eps de 30mm, mas que não está preenchida por todo, a execução não está como devia. Acha que mesmo com esta situação é necessário essa membrana para-ar?
  11.  # 11

    Não me apercebi de ter sido referida uma solução de isolamento térmico pelo exterior...
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  12.  # 12

    Colocado por: Anonimo18072022A



    Quando menciono paredes exterioras, refiro-me as paredes envolventes da casa, mas o isolamento é pelo interior.
  13.  # 13

    Colocado por: Pedro BarradasBasta aplicares a la com papel kraft voltado para superficie aquecida... não precisas de meter mais nada.

    reitero o que escrevi acima.
    • MVA
    • 4 julho 2019 editado

     # 14

    A Knauf tem uma placa de gesso, em que a própria placa já trás barreira de vapor (em aluminio):

    https://www.knauf.pt/solucoes/placas/gesso-laminado/standard-aluminio-bv.html
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tikes
      proxy.duckduckgo.png
    • MVA
    • 4 julho 2019 editado

     # 15

    Colocado por: fernandoFerreira
    a coisa pode não ser tão simples...
    vai depender das temperaturas e teores de humidade (exterior e interior)...
    o papel kraft pode não ser suficiente


    Com uma humidade do ar de 90% e com uma pressão atmoférica de 1000 hPA (o normal em Portugal no inverno) e com 20 ºC no interior da habitação e zero graus na rua, o papel kraft só deixa passar 0,3 gramas de àgua por m2, por cada hora.

    Isto é pouquíssimo. 0,3 gramas é praticamente nada.

    Em comparação, o aluminio deixa passar ainda menos: 0,1 gramas por hora.
    Mas 0,1 gramas é demasiado pouco. A parede tem de respirar e o aluminio impede que a parede respire como deve ser.
    E o aluminio reflecte os sinais de telecomunicações, pelo que a rede de telemóvel no interior da casa diminiui bastante.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: manelvc, Duarte&Mena
    • MVA
    • 4 julho 2019

     # 16

    E já agora uma achega - há duas coisas distintas:

    Retardante de vapor (papel kraft, aluminio de espessura finissima, etc.) - Corta a quantidade de vapor que atravessa a parede em 90% a 99%, permitindo que a parede continue a respirar, mas sem termos riscos de condensações.

    Barreira de vapor (aluminio de espessura normal, plasticos, etc.) - Corta a quantidade de vapor que atravessa a parede em 100% e a parede deixa de respirar. Se a casa não for ventilada várias horas por dia, vão aparecer manchas de bolor nas paredes, visto que a parede não respira.

    Por exemplo neste link, quase todos os produtos que aqui aparecem são barreiras que impedem a parede de respirar:

    Colocado por: Vítor Magalhãeshttps://www.rothoblaas.pt/produtos/estanquidade-ao-ar-e-impermeabilizacao/barreiras


    Para uma parede respirar, a barreira de vapor deve ter um valor de Sd inferior a 10 metros (ou um valor de Z inferior a 15 m2.h.Pa/mg).
    Para impedir o surgimento de condensações, a barreira de vapor deve ter um valor de Sd superior a 2 metros (ou um valor de Z superior a 3 m2.h.Pa/mg).
    Antes de comprarem as barreiras de vapor, vejam as fichas técnicas para ver se cumprem estes requisitos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: manelvc
  14.  # 17

    Boa tarde.
    Aproveito este tópico para tirar uma duvida para a minha casa.
    O meu sótão está como a imagem que anexo. Queria melhorar o aspeto térmico dele porque vou fazer uso dele todos os dias. A minha intenção era colocar roofmate de 6 cm fixo nas vigotas e depois colocar pladur. Neste caso tabém tenho que colocar membrana para vapor? Atenção que o sotao tem uma Janela /varanda de 3 metros com duas folhas de correr, ou seja posso ventilar o sótão.
      laje-de-isopor-2.jpg
  15.  # 18

    Colocado por: ****
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Hugo_G


    E usando esta opção da placa de gesso, em que a própria placa já trás barreira de vapor (em alumínio) serviria? ou teria que colocar a membrana entre a vigota e o roofmate?
      gesso.png
  16.  # 19

    Colocado por: MVAE já agora uma achega - há duas coisas distintas:

    Retardante de vapor (papel kraft, aluminio de espessura finissima, etc.) - Corta a quantidade de vapor que atravessa a parede em 90% a 99%, permitindo que a parede continue a respirar, mas sem termos riscos de condensações.

    Barreira de vapor (aluminio de espessura normal, plasticos, etc.) - Corta a quantidade de vapor que atravessa a parede em 100% e a parede deixa de respirar. Se a casa não for ventilada várias horas por dia, vão aparecer manchas de bolor nas paredes, visto que a parede não respira.

    Por exemplo neste link, quase todos os produtos que aqui aparecem são barreiras que impedem a parede de respirar:



    Para uma parede respirar, a barreira de vapor deve ter um valor de Sdinferiora 10 metros (ou um valor de Zinferiora 15 m2.h.Pa/mg).
    Para impedir o surgimento de condensações, a barreira de vapor deve ter um valor de Sdsuperiora 2 metros (ou um valor de Zsuperiora 3 m2.h.Pa/mg).
    Antes de comprarem as barreiras de vapor, vejam as fichas técnicas para ver se cumprem estes requisitos.


    Há uns tempos , coloquei essa mesma questão que explica aqui.
    Observei uma obra onde antes de colocarem o pladur no interior, em paredes com humidades ascendentes, forravam as paredes a folha de alumínio grossa, parecia mais aqueles para-sol dos carros, e depois trancavam tudo com os perfis por cima e depois começavam a por as placas de pladur.
    Fez-me confusão , e perguntei se aquilo não ia fazer pior as paredes ainda. Se dai a um ano ou dois as paredes não iam ficar podres.
    Resposta: Não, e mesmo para proteger das humidades. Assim é que se faz.
    Já vi que é para proteger o pladur. Porque as paredes originais vão mesmo ficar podres.
  17.  # 20

    Colocado por: ****

    ja esta la o mal
    Concordam com este comentário:Nelhas

    Mas com o procedimento que vi , não vai agravar ainda mais?
 
0.0243 seg. NEW