Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: Palhava

É mesmo assim?
    Parece-me que é o que tem lógica...

Sim tem lógica
  2.  # 22

Colocado por: AndreSilvaJá falei com o arquiteto, neste momento está levar o processo,a ver que situação está.
    Já me adiantou que loteamento está aprovado, não sei muito bem o que significa, mas ele disse que era muito bom, estou a espera que passe aqui em casa.

Com sorte ainda é dispensado de alguns projectos de especialidade, mas as taxas lá serão calculadas em função das áreas.
    Problema é que nessa câmara os serviços não são eficientes.
  3.  # 23

Infelizmente o arquitecto anda dia para dia para dizer qualquer coisa que seja, não resolve nada. Não sei o que fazer ou a quem me dirigir. O tempo passa eu estou na mesma situacao.
  4.  # 24

Colocado por: AndreSilvaInfelizmente o arquitecto anda dia para dia para dizer qualquer coisa que seja, não resolve nada. Não sei o que fazer ou a quem me dirigir. O tempo passa eu estou na mesma situacao.

Não é que seja urgente, mas foi publicada mais legislação sobre acessibilidades [ pode ou não ser mais uma exigência que a edibilidade vá pedir ].
    Se é com a gaiurb uma coisa é instuir o processo, outro é ter uma decisão.
    • AMVP
    • 3 outubro 2019

# 25

Desculpe a pergunta, mas a casa é a única habitação que têm? Ou seja, é habitação própria?

Eu da Camara municipal de vila nova de gaia não sei, mas sei de outra.

Vá ao serviços da camara, exponha a situação, proponha uma forma de ir fazendo as coisas ao longo do tempo, por questões financeiras, adequadas ao vosso orçamento familiar.

Muitas vezes as camaras aceitam, conheço um bairro em que isso acontece.
  5.  # 26

Eles antes de facilitar para legalizar as casas, só complicam. Alguém interessando em pegar neste caso pra resolver da melhor maneira
  6.  # 27

Colocado por: AMVPDesculpe a pergunta, mas a casa é a única habitação que têm? Ou seja, é habitação própria?

Vá ao serviços da camara, exponha a situação, proponha uma forma de ir fazendo as coisas ao longo do tempo, por questões financeiras, adequadas ao vosso orçamento familiar.

nunca coloquei isso em questão. Ouco tantas historias
  7.  # 28

Colocado por: AMVPDesculpe a pergunta, mas a casa é a única habitação que têm? Ou seja, é habitação própria?

A "legalização de obras " não pode ser uma coisa simples, rotineira e comum.
    A ser assim, iria introduzir uma componente de injustiça face a quem edifica de acordo com as regras da arte, e em zona onde tal seja permitido.
    A norma é fazer obras legais.

Escrito isto
    Antes da última revisão do PDM, acompanhei a construção de uma moradia em zona RAN junto ao areeínho de Avintes nos anos de 2009 +-, onde não se podia construir. Tinha eu ao lado um terreno de família com uma ruína. Apresentei um PIP para aumentar a área coberta, nunca permitiram aumentar só restaurar o existente. Esta duplicidade de critério não se percebe.
    resumo essa experiência com a expressão inglesa " You cant fuck cityhall"
    -----------------------------------

A "legalização de obras" é perante a gaiurb ( ou outras câmara qualquer ) igual a uma construção nova, do ponto de vista da tramitação documental.
    Não percebo qual o critério subjacente a pedir os 11 projectos de especialidade, ou apenas um. Dizem existir dispensa, será em função da memória descritiva, do enquadramente arquitectónico ou do técnico que aprecia?
    Porém se quiser legalizar, o momento é capaz de ser oportuno. É que com a dívida da gaiurb , eles e elas andam doidos por cobrar taxas a torto e a direito, e o sentido da interpretação da lei "subjetivo" pode ser lhe favorável.
    Se a sua obra for passível de ser legalizada, se calhar tente fazer isso agora !
    Se precisar de ouvir uma segunda opinião ao seu caso, e averiguar da viabilidade, envie-me mensagem privada ( se possivel ).
  8.  # 29

Colocado por: AndreSilvaEles antes de facilitar para legalizar as casas, só complicam. Alguém interessando em pegar neste caso pra resolver da melhor maneira

Começe por ir ao http://sig.gaiurb.pt/websig/
    pesquise com o nome da rua
    Na secção "urbanismo e licenciamento" , active o filtro de operações de loteamento, alvarás e aditamentos lado direito.
    Com sorte tem acesso ao documento PDF do loteamento mencionado pelo seu arquitecto.
    É um documento de base, coadjuvado pelp PDM, condicionantes, regulamento municipal e a avalanche de legislação vai dizer se pode ou não "legalizar".
  9.  # 30

Como faço para enviar uma mensagem privada?
    Se possível posso falar Sr por telemóvel a ver o que me aconselha
  10.  # 31

Colocado por: paulo_pereira
    Começe por ir aohttp://sig.gaiurb.pt/websig/
    pesquise com o nome da rua
    Na secção "urbanismo e licenciamento" , active o filtro de operações de loteamento, alvarás e aditamentos lado direito.
    Com sorte tem acesso ao documento PDF do loteamento mencionado pelo seu arquitecto.
    É um documento de base, coadjuvado pelp PDM, condicionantes, regulamento municipal e a avalanche de legislação vai dizer se pode ou não "legalizar".

Pode me ajudar esclarecer algumas dúvidas sff

0.0120 seg. NEW