Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom Dia Pessoal,

Precisava da vossa ajuda para converter o meu pequeno quintal de casa numa zona funcional e acima de tudo um espaço para as crianças brincarem.
    A zona têm cerca de 40 m\2 e encontra-se já devidamente murada.
    Conforme o desenho , possui uma zona de acesso da rua e de dentro de casa. A zona de acesso que vêm da rua é somente usada por mim e pelo meu vizinho, não sendo via publica. As janelas de Cozinha e Sala não tem acesso pedonal ao exterior.
    Pretendo colocar a maior parte da zona em relva natural a rolo.
    Junto ao muro exterior do lado de dentro pensei em criar um carreio para plantar umas sebes para depois irem crescendo.
    A zona do jardim têm uma zona de Páteo Coberto , que irá ser utilizada para podermos comer tranquilamente no verão ou quando se junta mais gente e como zona de apoio ao jardim.
    Surgiram na minha cabeça 2 pormenores:
    Criar uma zona de caminho entre o portão exterior e o Páteo coberto para a malta não por os pés na relva logo ao entrar.
    E a minha mulher levantou a questão de termos uma zona ca fora que leve churrasqueira e uma pergola para comer no verão.
    Pensei em ambas as situações fazer uma base de cimento no recanto do lado direito e estende-la ate mais abaixo para levar a pergola.
    Colocaria a Churrasqueira e mais abaixo a pergola.
    E criar um caminho com base de cimento do portão exterior ao páteo coberto.
    Mas sinceramente, não queria mais cimento em lado nenhum.
    Fico inquieto de pensar que tenho um espaço exterior e que vou carrega-lo com mais cimento ou o que seja.
    A minha questão é:
    Existem outras formas eficientes , fáceis de mudar no futuro e com mais flexibilidade de formar a criar uma base tanto para o caminho como para churrasqueira ou o quer for que não exija meter mais placa onde for.

Abraço
    r.
      Capturar2.JPG
  2.  # 2

Talvez utilizar madeira tipo um deck com um ligeiro degrau para que não fique tudo ao mesmo nível.

Deixa de ser uma construção permanente e permite mudar o visual sempre que se queira (dependendo da forma construtiva).

Deixa de ter mais cimento e é um produto mais condizente com a natureza do espaço tendo como inconveniente a manutenção especifica e regular.

Se optar por uma churrasqueira móvel fica ainda com mais mobilidade e com a mesma funcionalidade.
  3.  # 3

Boa noite Nelhas,
    Qual a área desse espaço exterior ?
    Quando diz que o acesso é usado pelo vizinho para além de si, quer dizer que a casa do vizinho tem abertura ou entrada por aí também, não percebi muito bem ?
    O espaço é murado ? Os muros têm que altura ?
  4.  # 4

Colocado por: NelhasCriar uma zona de caminho entre o portão exterior e o Páteo coberto para a malta não por os pés na relva logo ao entrar.
    E a minha mulher levantou a questão de termos uma zona ca fora que leve churrasqueira e uma pergola para comer no verão.
    Pensei em ambas as situações fazer uma base de cimento no recanto do lado direito e estende-la ate mais abaixo para levar a pergola.
    Colocaria a Churrasqueira e mais abaixo a pergola.
    E criar um caminho com base de cimento do portão exterior ao páteo coberto.
    Concordam com este comentário: Pedro Azevedo78
      e0d79398fc4ac30c6fcb1159dc061430.jpg
  5.  # 5

Só que no seu caso a pérgola (na minha imagem em madeira) em vez de seguir recta para a frente, seguiria para a direita como o Nelhas refere e bem, na minha opinião também, e nessa zona lateral à churrasqueira, debaixo da pérgola, ficaria a zona de refeições.
    A pérgola teria início onde começa a churrasqueira, como na minha imagem, para não sofrer no verão ao fazer churrasco por baixo de sol.
  6.  # 6

...
    • Nelhas
    • 10 julho 2019 editado

# 7

Desculpem.

Aqui vai a minha ideia baseada na sua ajuda misturado com o que se pretende.
    Lajetas de Betão embutidas sobre geotêxtil, e pó de pedra.
    o resto com relva a rolo.
    Somente a placa em cimento para churrasqueira, afastada da zona de comer.
    E zonas de passagem.
      jardi,.jpg
  7.  # 8

.
  8.  # 9

Colocado por: NelhasDesculpem.

Aqui vai a minha ideia baseada na sua ajuda misturado com o que se pretende.
    Lajetas de Betão embutidas sobre geotêxtil, e pó de pedra.
    o resto com relva a rolo.
    Somente a placa em cimento para churrasqueira, afastada da zona de comer.
    E zonas de passagem.
      jardi,.jpg

Os quadradinhos azuis são as lajetas ?
  9.  # 10

Sim. Aceito alteracoes claro
  10.  # 11

Qual o tamanho da lajeta, 40x40cm ? Penso que a sua ideia está correcta. Pode no entanto espaçar mais as lajetas entre elas, pelo desenho parecem muito próximas, qual o espaçamento que está a dar entre cada lajeta ?
    Também acho que, com base no desenho, as lajetas estão muito próximas da casa. Qual o distanciamento delas à casa ?
    Eu usaria as lajetas apenas para fazer o caminho. No espaço de trabalho (churrasqueira e refeições) optaria por piso em vez de lajeta. Talvez deck conforme já aqui alguém mencionou, é o mais prático, até porque parece-me que o espaço onde é para se estar, do convívio, refeições e churrasco, vai acabar por se ignorar as lajetas e pisar a relva, por não ser prático ou viável sequer estar a seguir ou tentar obedecer a elas apenas. Ou seja, entre cozinha e o muro extremo, punha-se deck, a apanhar toda essa zona.
  11.  # 12

Ainda não pensei se 40x40 ou 60x60.
    Pensei em dar espaçamentos mínimos entre lajetas de forma a permitir a drenagem da agua.
    As lajetas estão encostadas a casa de maneira a permitir no inverno, entrar por ali dentro de casa sem molhar os pés na relva e sem apanhar chuva.
    Quanto ao caminho , é só uma ideia. Não me importo que pisem a relva. pelo contrário.
    É só mesmo para quem não quer pisar.

0.0164 seg. NEW