Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,

    Estou na eminência de comprar um imóvel (7º andar) inserido num predio de 1983. Esse prédio está "entre" 2 outros prédios.
    Gostamos muito da zona, porque moramos lá (casa arrendada, mas iremos ter que sair, infelizmente), numa outra rua da zona, e gostaríamos de lá ficar.
    Quanto a este apartamento que estamos a ponderar comprar, temos dúvidas quanto à sua qualidade de construção... ou melhor, a zona é considerada de modo geral, com prédios de boa qualidade/construção (Portela de Loures). Mas do que visitei (já muitos em varios prédios) também já vi que há prédios e prédios, construtores e construtores...

    O que me suscita dúvidas: as paredes que fazem fronteira com o prédio vizinho apresentam umas "rachas" fora do vulgar... ou seja, umas rachas em "arco"... batendo nessas paredes, fazem um som meio oco, parecem de pladur! o que a imobiliaria nos disse (info da proprietaria) é que ha uma caixa de ar entre as paredes de ambos os prédios...
    Já levámos um profissional que já fez uns trabalhos para os meus pais (e faz muita reabilitação de imoveis) a visitar/avaliar o imóvel - ele disse que aquilo nao era problemático, era só picar aquelas paredes/rebocar/pintar. Nós ficamos na dúvida se mesmo fazendo isso, iremos voltar a ter esse problema (a racha em arco) logo depois...

    Mais: achei que num dos lados do prédio (dos quartos que são todos voltados para o mesmo lado), o chão mais proximo da janela está a "descer"... como se o predio estivesse ligeiramente inclinado ou afundado nesse lado? É problemático ou é mesmo "chao torto"??). O sr não valorizou.

    Mais ainda: perguntei a um arquitecto (que se juntou à familia recentemente) com muitos anos de experiencia (embora trabalhe mais na Suiça) que perante a minha descrição (especialmente das rachas) me disse logo que o prédio devia ser péssima construção e estaria em esforço, a dar de si (enfim, outros termos tecnicos que nao consigo repetir agora) - do esforço de ambos os lados, tinha resultado essas rachas e quando muito, teria que ser reforçado por dentro, com estrutura em ferro, etc..
    ora isso é coisa para me fazer desistir do negocio...
    Este prédio já estará assim ha anos... poderá ter possibilidade de ruir, paredes cairem ou algo efectivamente perigoso? ou é mais "estético" da parede voltar sempre a isto? Poderá ser algo estruturalmente muito complicado?

    Como disse, ja vi muitos prédios com rachas etc, mas estas sao realmente muito caracteristicas, nunca tinha visto... memso no meio das paredes, e "em arco"....

    o que queria saber era:
    - 1º do que se tratará? meras rachas normais, ou realmente o prédio em "esforço" de convexão (não me lembro se foi o termo usado)?
    - 2º é perigoso? consegue viver-se lá assim? é meramente estético?

    Obrigada a todo e qualquer input que possam dar.
  2.  # 2

    Se quer uma avaliação técnica decente, face as patologias descritas, deve contactar um eng. civil. e/ou uma empresa de peritagens técnicas por forma a avaliar a situação.
    De qq maneira pelo que conta.. poderá ser problemas de assentamento diferencial da estrutura... Eu.. não não compraria isso... muito menos para viver.

    Um trolha não tem conhecimentos técnicos para avaliar o edificio. O vendedor, como é obvio sub-valoriza os problemas... o gesso cartonado, estará a esconder o verdadeiro problema, em 1983,quase ninguém aplicava gesso cartonado...

    Umas fotos eram benvindas... mas acima de tudo CAUTELA.
    Concordam com este comentário: Duarte&Mena
  3.  # 3

    Pode pedir avaliação técnica a:
    https://www.imodiag.pt/
    Sacavém
    Concordam com este comentário: Duarte&Mena
  4.  # 4

    Obrigada Pedro pelo seu input... fotos realmente não tenho... se lá for visitar novamente, posso tirar e colocar...

    Já senti em outras casas que visitei na zona, por ex, o chão "no meio" mais alto, por exemplo... achei que pudesse ser da aplicaçao do pavimento. Mas fico a pensar se não poderá ser da estrutura do prédio também...

    Outro apartamento ainda (esse de 1986) tinha as duas wc (que pareciam ja ter sido remodeladas) com um pavimento super elevado face ao restante pavimento da casa (que é o original) - mas estamos a falar de uma elevação tipo de 5 cm? mais? (coisa estranha tambem!! porque motivo? ainda pensámos que fosse por alteraçao da planta, deslocar as wc para outros lados, mas a planta está em conformidade...).
    A unica foto que tenho comigo é desse tal apartamento de 1986/a elevaçao do pavimento do wc, que vou tentar colocar... este aprto de 1986 (ultimo andar) também estamos em consideraçao comprar, na mesma zona, outra rua - ou seja, estamos em dúvida entre o das rachas na parede e o do chao da wc elevado).

    Diga-se que são apartamentos de agencias imobiliarias muito conhecidas (top5) que estão à venda ha algum tempo... um deles tendo ja descido (wc com chao elevado)... o que também nao abona muito em favor deles, numa zona onde as casas se vendem rapidamente... mas é o que conseguimos... estamos, é claro, a tentar perceber os seus problemas, se sao realmente complicados..
      pavimento wc elevado.PNG
  5.  # 5

    Essa situação da foto e descrição .. nada tem a haver com a 1ª situação...
    Os predios dessa altura, não tinham praticamente enchimento nenhum sobre as placas de betão... pelo que mais tarde com remodelações é natural que enchessem as zonas das IS por forma a ter a rede de esgoto em condições... ou para permitir a instalação de bases duche planas, etc.. há muitos motivos, que não poem em causa nada de especial.
  6.  # 6

    OK, obrigda.

    Sim, de facto nao tem - vou cingir-me ao assunto do topico (peço desculpa se me desviei). :)
    Mas obrigada na mesma pelo comentário - já ajudou.

    Obrigada bluewings, vou espreitar o link!
 
0.0108 seg. NEW