Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,
    Vieram cá instalar outra unidade de ar condicionado há cerca de um mês. A nova unidade externa foi instalada lado a lado com a antiga (mitsubishi) e, por limitação de espaço de paredes a nova ia ficar mais acima do que a antiga, pelo que pedi que me subissem um pouco a antiga. Foi fácil e aparentemente não correu nada de mal pois estive ajudar e não me aprecebi de nada. Simplesmente mudou-se o apoio inferior para outra furação da peça que fica na parede. Mas ou algo correu mal sem ninguém dar conta, tipo estragou-se alguma ligação dos tubos de refrigerante, ou algo avariou entretanto, porque agora pouco refresca. No dia em que instalaram testei com tudo ligado para ver se a potência contratada aguentava e não houve problemas. Mas tem vindo a refrescar menos e e hoje que a máquina externa faz menos barulho que o habitual e que a ventoinha parece rodar pouco, mas sai ar quente. Alguém tem alguma ideia do que possa ser antes de chamar cá os técnicos? (que, Btw, nunca me passaram a factura, apesar de já ter pedido 2x)... Foram os instaladores recomendados pelo Leroy Merlin e na altura foram impecáveis... Será problema de compressor ou falta de refrigerante?
  2.  # 2

    deixaram uma fuga nas tubagens e o gas foi.
  3.  # 3

    Se calhar não expliquei bem, mas o que deixou de arrefecer foi o antigo, o qual foi apenas levantado 10 cm. Não se mexeu em tubagens nem nada. Mas essa é a possibilidade que acho mais provável: ao levantarem podem ter danificado a tubagem de cobre. Hoje testei e no outro quarto também não arrefece (é um multisplit).
    • D'eu
    • 9 julho 2019 editado

     # 4

    O cobre parte-se e racha facilmente. Os tubos de ligação tem uma espessura mínima de cobre e são frágeis. De certeza que ao levantar o tubo partiu em algum ponto e o gás começou a sair.

    Posso estar enganado mas a relocalização do aparelho nunca deveria ter sido realizada assim porque 10 cm ainda é uma altura substancial. Deviam ter sido desligados os cobre (depois de devidamente recolhido o gás), realizado o acerto de tamanho dos mesmos, estabelecimento de novas ligações e por fim recarregamento do AC. Que é muito provavelmente o que vai ter de fazer agora ... depois de identificar de onde vem a fuga (com sorte é numa zona de fácil acesso).

    Cptos

    Eu
  4.  # 5

    Pois, que grande seca... eles é que disseram que não era preciso mexer em nada... e eles é que são os entendidos.
  5.  # 6

    E como o senhor Jorge disse em principio para fazer substituição de maqui a seje para onde for tem de fazer a recolha de gás, depois tem de ver se todas as ligações estão boas, se não tiverem fazer substituição da tubagem por uma nova. Como não arrefece agora tem de mudar a tubagem porque essa pode estar danificada, e ver qual o tipo de gás que leva, se for R32 e proibido mexer, já não há no mercado, se for outro tipo de gás tem de ver quanto custa, e comprar o gás para a maq. Voltar a trabalhar, cumprimentos
  6.  # 7

    Colocado por: Fabioramod84E como o senhor Jorge disse em principio para fazer substituição de maqui a seje para onde for tem de fazer a recolha de gás, depois tem de ver se todas as ligações estão boas, se não tiverem fazer substituição da tubagem por uma nova. Como não arrefece agora tem de mudar a tubagem porque essa pode estar danificada, e ver qual o tipo de gás que leva, se for R32 e proibido mexer, já não há no mercado, se for outro tipo de gás tem de ver quanto custa, e comprar o gás para a maq. Voltar a trabalhar, cumprimentos


    Provavelmente quis dizer R22
  7.  # 8

    Deve ser ... porque R32 é o mais recente depois do R410A
  8.  # 9

    Sim era isso r22 sim esse mesmo peço desculpa pelo lapso
 
0.0113 seg. NEW