Colocado por: HAL_9000O que é ao certo o gradil? Uma "malha de ferro"?
Quanto a reabilitar a junta foi a minha primeira opção, mas como a casa vai ser em tons de terra com muros brancos, não sei se o rebordo caiado a branco não se enquadra melhor. Por outro lado não sei se encontro alguém com arte para subir o rebordo em 50cm mantendo o mesmo tipo de trabalho à vista para que a junta resulte bem.
Arruinar não vou de certeza, porque gosto bastante do poço, só não gosto é do perigo que pode de facto representar.
Colocado por: HAL_9000Para não estar a criar outro tópico, aproveito este para colocar também uma questão de arranjos exteriores. Tenho o poço das fotos no jardim. Tem um diâmetro de cerca de 5metros.
A questão é o que fazer para recuperar este poço e ao mesmo tempo torna-lo seguro.
- O empreiteiro, e basicamente toda a gente recomenda-me tirar o engenho e colocar manilha pelo interior com tampa e 50cm de brita no fundo para evitar estar a pagar um balurdio a mandar limpar (a água destina-se a rega de jardim e árvores). Contudo não é uma solução nada barata.
A minha ideia seria subir o bordo do poço até uma altura de 1m (neste momento tem 50 cm) e caiar de branco. Por fimchamar um serralheiro para tentar reparar (apenas esteticamente) o engenho (lixar, anticorrosão e pintura) . A reparação também não é nada barata imagino, mas ao menos o poço mantinha algo da sua beleza natural. Problema: como tapar este buraco com 5m de diâmetro? Alguma rede?.
Pretendo que o poço se mantenha com um aspecto rústico para daqui a 2 ou 3 anos fazer um passeio e latada em torno do mesmo, uma vez que se encontra a poente imagino que se passem ali bons fins de tarde.
Agradecem-se ideias
A
Colocado por: Ecrecila SeguroA zona de construção do terreno localizava-se junto ao poço. Por outro lado ainda tenho sobrado, no qual não posso mexer, portanto a casa teve mesmo de ser implantada nas imediações do poço, neste caso 10m.
Sou novo por estes lados mas não pude deixar de reparar que sugere manter este poço junto à sua habitação, julgo que uma habitação familiar. Considero que a primeira má ideia foi implantar a habitação numa zona próxima ao poço, tornando qualquer solução insuficiente ao nível da segurança. Será muito difícil manter a beleza do poço e tornar o mesmo totalmente seguro. Pense bem o que vai fazer em relação a este “objeto decorativo”... A. Seguro
Colocado por: HAL_9000A zona de construção do terreno localizava-se junto ao poço. Por outro lado ainda tenho sobrado, no qual não posso mexer, portanto a casa teve mesmo de ser implantada nas imediações do poço, neste caso 10m.
Concordo com a questão da segurança, e hoje em dia todos nós temos imenso medo. Antes as pessoas não tinham tantas preocupações .Naturalmente seja com malha de ferro, seja com placa terei de tapar o a boca do poço.
Na minha opinião acho que vale a pena manter o poço pelo sei efeito estético, aceito quem pense o contrário. Eu próprio posso mudar de opinião mais tarde.
Colocado por: Casa da HortaMas o mais urgente, para mim, seria tapar o poço nem que fosse com tábuas do construtor.Eu percebo o que está a dizer Casa da Horta . Contudo aqui na zona poços destes são ás centenas, nenhum está tapado, e todos têm estes pequenos muros de 0.5m, alguns ate menos, razão pela qual se torna algo habitual vermos o poço assim aberto e relativizamos o perigo. Aliás num raio de 200m existem mais 3 poços semelhantes.
Colocado por: HAL_9000Eu percebo Casa da Horta o que está a dizer. Contudo aqui na zona poços destes são ás centenas, nenhum está tapado, e todos têm estes pequenos muros de 0.5 cm, razão pela qual se torna algo habitual vermos o poço assim aberto. Aliás num raio de 200m existem mais 3 poços semelhantes. Creio que é mesmo por habito de os vermos que relativizamos o perigo.
Colocado por: Ecrecila Segurouma feira de velharias os adobos que lhe faltam ( é esse o nome que lhe dão na minha zona). Fica a dica..Já comprei e esses estão recuperados já. obrigado pela dica
Colocado por: Casa da HortaSe nos seus fornecedores tiver uma sugestão para combinar com o chão da Cinca, linha Heritage modelo COIMBRA Preto Branco que já escolhemos para uma casa de banho, ficaria agradecido.
Colocado por: Pedro BarradasCriava uma cruzeta em vigas de aço, ao nível do solo. E sobre esta é que metia os painéis gradeados.Concordo que devo manter o poço o mais original possível zelando pela segurança. A solução sugerida implica contudo que se desfaça o rebordo do poço e depois se volte a refazer uma vez colocada a grelha.
Colocado por: HAL_9000A solução sugerida implica contudo que se desfaça o rebordo do poço e depois se volte a refazer uma vez colocada a grelha.
Colocado por: Pedro BarradasTem efectivamente de abrir uns buracos para a passagem das vigas, de forma a fazer a cruzeta,Tecnicamente não estou a ver como vão abrir os buracos, sem colocar em causa o muro. Mas se diz que dá eu acredito e com certeza que quem os for abrir terá uma ideia de como fazê-lo. Obrigado pela sugestão
Colocado por: marco1o artefacto por cima. Não vejo assim tanto interesse nesse muro de pedra á volta.Tem a ver com manter o aspecto original do poço. Acho que o muro com as juntas corrigidas, ou caiado de branco vai criar um efeito engraçado. Para além de que mantém algum valor histórico ao poço. Todos os locais contam uma história, este poço faz parte da história do terreno que era um antigo olival. Pena ja tive eu de destruir as calhas de regadio por imposição da câmara.
Colocado por: marco1
eu no entanto preferia manilhar isso e por raso., ou seja ter esse cilindro com esse tamanho no meio do quintal pode não dar jeito, se ficar raso tem outra leitura e pode na mesma ter o artefacto por cima. Não vejo assim tanto interesse nesse muro de pedra á volta.
Colocado por: marco1cada um faz o que entender e gosta
eu não vejo interesse nessa "coisa" com 5 m de diâmetro. Há zonas que tem disso quase de 200 e 200 metros.
na zona da bairrada pelo menos que eu tenha conhecimento muitos foram manilhadas e alguns mesmo tapadas de vez.