Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 261

    Colocado por: HAL_9000O que é ao certo o gradil? Uma "malha de ferro"?

    Quanto a reabilitar a junta foi a minha primeira opção, mas como a casa vai ser em tons de terra com muros brancos, não sei se o rebordo caiado a branco não se enquadra melhor. Por outro lado não sei se encontro alguém com arte para subir o rebordo em 50cm mantendo o mesmo tipo de trabalho à vista para que a junta resulte bem.

    Arruinar não vou de certeza, porque gosto bastante do poço, só não gosto é do perigo que pode de facto representar.


    Sim.
    Coloca umas vigas de ferro por debaixo a dar suporte e uma grade metálica por cima.

    Fica igual à foto



    Não coloque rede desta que é muito fraca e fica feio

    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000
  2.  # 262

    Colocado por: HAL_9000Para não estar a criar outro tópico, aproveito este para colocar também uma questão de arranjos exteriores. Tenho o poço das fotos no jardim. Tem um diâmetro de cerca de 5metros.
    A questão é o que fazer para recuperar este poço e ao mesmo tempo torna-lo seguro.

    - O empreiteiro, e basicamente toda a gente recomenda-me tirar o engenho e colocar manilha pelo interior com tampa e 50cm de brita no fundo para evitar estar a pagar um balurdio a mandar limpar (a água destina-se a rega de jardim e árvores). Contudo não é uma solução nada barata.

    A minha ideia seria subir o bordo do poço até uma altura de 1m (neste momento tem 50 cm) e caiar de branco. Por fimchamar um serralheiro para tentar reparar (apenas esteticamente) o engenho (lixar, anticorrosão e pintura) . A reparação também não é nada barata imagino, mas ao menos o poço mantinha algo da sua beleza natural. Problema: como tapar este buraco com 5m de diâmetro? Alguma rede?.

    Pretendo que o poço se mantenha com um aspecto rústico para daqui a 2 ou 3 anos fazer um passeio e latada em torno do mesmo, uma vez que se encontra a poente imagino que se passem ali bons fins de tarde.

    Agradecem-se ideias

    A
      poço3.jpg
      poço2.jpg
      poço1.jpg


    Sou novo por estes lados mas não pude deixar de reparar que sugere manter este poço junto à sua habitação, julgo que uma habitação familiar. Considero que a primeira má ideia foi implantar a habitação numa zona próxima ao poço, tornando qualquer solução insuficiente ao nível da segurança. Será muito difícil manter a beleza do poço e tornar o mesmo totalmente seguro. Pense bem o que vai fazer em relação a este “objeto decorativo”... A. Seguro
  3.  # 263

    O meu terreno também tinha/tem um poço aberto e como morro de medo de acidentes a primeira coisa que fiz foi uma solução imediata e transitória: um estrado de madeira feito por mim às 3 pancadas, mas que tem servido para aliviar o meu pânico com os miúdos. Mais tarde vou colocar uma tampa de cimento das que se compram por cerca de 100 euros nas casas que bem deve conhecer. A diferença é que o meu não tem 5 m de diâmetro, nem nada parecido. É também muito antigo e bonito, mas aqui a segurança dos meus filhos fala mais alto: levará uma tampa de cimento independentemente de perder o encanto. O que mais me aterroriza é que nem um adulto consegue sair de lá com vida por melhor que saiba nadar.

    A minha sugestão, amigo Hal, para o seu lindíssimo poço com uma nora que deve preservar, seria um ripado de madeira tratada (mas provavelmente muito cara) ou a solução de grade metálica que sugeriram em cima. Para nivelar/aumentar o muro faria um anel em betão. Simples, sem complicações de tentar imitar a construção antiga. Até poderia rebocar todo o muro e pintar, para ficar tudo igual.

    E sim, na nora também chamaria alguém para a pintar. Mas o mais urgente, para mim, seria tapar o poço nem que fosse com tábuas do construtor. No distrito de Santarém, é obrigatório ter os poços tapados. Toda a gente o faz? Não. Claro que não.
  4.  # 264

    Colocado por: Ecrecila Seguro

    Sou novo por estes lados mas não pude deixar de reparar que sugere manter este poço junto à sua habitação, julgo que uma habitação familiar. Considero que a primeira má ideia foi implantar a habitação numa zona próxima ao poço, tornando qualquer solução insuficiente ao nível da segurança. Será muito difícil manter a beleza do poço e tornar o mesmo totalmente seguro. Pense bem o que vai fazer em relação a este “objeto decorativo”... A. Seguro
    A zona de construção do terreno localizava-se junto ao poço. Por outro lado ainda tenho sobrado, no qual não posso mexer, portanto a casa teve mesmo de ser implantada nas imediações do poço, neste caso 10m.
    Concordo com a questão da segurança, e hoje em dia todos nós temos imenso medo. Antes as pessoas não tinham tantas preocupações .Naturalmente seja com malha de ferro, seja com placa terei de tapar o a boca do poço.
    Na minha opinião acho que vale a pena manter o poço pelo sei efeito estético, aceito quem pense o contrário. Eu próprio posso mudar de opinião mais tarde.
  5.  # 265

    Colocado por: HAL_9000A zona de construção do terreno localizava-se junto ao poço. Por outro lado ainda tenho sobrado, no qual não posso mexer, portanto a casa teve mesmo de ser implantada nas imediações do poço, neste caso 10m.
    Concordo com a questão da segurança, e hoje em dia todos nós temos imenso medo. Antes as pessoas não tinham tantas preocupações .Naturalmente seja com malha de ferro, seja com placa terei de tapar o a boca do poço.
    Na minha opinião acho que vale a pena manter o poço pelo sei efeito estético, aceito quem pense o contrário. Eu próprio posso mudar de opinião mais tarde.


    Posso perceber o seu lado, mas penso que quando tiver os seus filhos a brincar no jardim vai perceber o meu ponto.

    Este tipo poços é muito típico na minha zona e acho que devem ser recuperados. Iria acrescentar valor ao mesmo se conseguisse comprar numa feira de velharias os adobos que lhe faltam ( é esse o nome que lhe dão na minha zona). Fica a dica...
  6.  # 266

    Colocado por: Casa da HortaMas o mais urgente, para mim, seria tapar o poço nem que fosse com tábuas do construtor.
    Eu percebo o que está a dizer Casa da Horta . Contudo aqui na zona poços destes são ás centenas, nenhum está tapado, e todos têm estes pequenos muros de 0.5m, alguns ate menos, razão pela qual se torna algo habitual vermos o poço assim aberto e relativizamos o perigo. Aliás num raio de 200m existem mais 3 poços semelhantes.

    Eu ainda não tenho filhos, mas desde que compramos o terreno que o facto do poço estar aberto nos preocupa porque acidentes podem acontecer, contudo não me lembrei de uma solução temporária com madeira até porque seriam necessárias tábuas bem grandes. Agora o que é ponto assente é que até a casa estar pronta de uma maneira ou de outra o poço tem de ser tapado.

    Estou mesmo a chegar à conclusão que o melhor será retirar o engenho, colocar aneis e uma tampa, e depois refazer o muro colocando novamente o engenho.

    Tenho de ver é se encontro aneis com este diâmetro,e o que isso representa
  7.  # 267

    Colocado por: HAL_9000Eu percebo Casa da Horta o que está a dizer. Contudo aqui na zona poços destes são ás centenas, nenhum está tapado, e todos têm estes pequenos muros de 0.5 cm, razão pela qual se torna algo habitual vermos o poço assim aberto. Aliás num raio de 200m existem mais 3 poços semelhantes. Creio que é mesmo por habito de os vermos que relativizamos o perigo.


    Desculpa A mas parece me bastante incoerente o seu argumento. Nenhum erro é justificável pelo facto de alguém já ter cometido esse erro!
  8.  # 268

    manilhas nisso, depois "corta" rente ao chão essa pedra, aterra á volta das manilhas e executa um massame e no diâmetro da manilha tpa com a tal grade que já aqui falaram, no fim mete depois esses artefactos originais a enfeitar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000
  9.  # 269

    Colocado por: Ecrecila Segurouma feira de velharias os adobos que lhe faltam ( é esse o nome que lhe dão na minha zona). Fica a dica..
    Já comprei e esses estão recuperados já. obrigado pela dica
    Eu percebo o seu conselho. E acredito que o facto de não ter ainda filhos ainda faz-me olhar para o perigo potencial de forma mais ligeira. Por outro lado desde pequeno que fui habituado a lidar com poços a céu aberto. Mas sim, os tempos mudam, o nosso conhecimento muda, e com isso cresce a nossa noção do que é o perigo.
    De qualquer forma o poço será tapado, eu gostava era de perceber como. Existem soluções que podem não ser viáveis.
  10.  # 270

    E pense numa iluminação para o poço que fica mt bonito à noite
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000
  11.  # 271

    Colocado por: Casa da HortaSe nos seus fornecedores tiver uma sugestão para combinar com o chão da Cinca, linha Heritage modelo COIMBRA Preto Branco que já escolhemos para uma casa de banho, ficaria agradecido.

    A Cinca não tem sem ser a versão decorativa, ou seja, em cor liso ? Por vezes há os conjuntos com padrão e depois os sem padrão, da mesma marca e modelo.
  12.  # 272

    A grelha eu não metia no topo.
    Criava uma cruzeta em vigas de aço, ao nível do solo. E sobre esta é que metia os painéis gradeados.

    Aqui na terrinha temos um poço com um alcatruz inserido num parque urbano, é assim que está "musealizado"
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
  13.  # 273

    Colocado por: Pedro BarradasCriava uma cruzeta em vigas de aço, ao nível do solo. E sobre esta é que metia os painéis gradeados.
    Concordo que devo manter o poço o mais original possível zelando pela segurança. A solução sugerida implica contudo que se desfaça o rebordo do poço e depois se volte a refazer uma vez colocada a grelha.
    Já deu para perceber que disso não me vou conseguir safar. Só espero é conseguir encontrar alguém que consiga voltar a fazer o muro com aquele aspecto.

    Muito obrigado
  14.  # 274

    Colocado por: HAL_9000A solução sugerida implica contudo que se desfaça o rebordo do poço e depois se volte a refazer uma vez colocada a grelha.

    Não !!! não tem de fazer demolições nenhumas. atravessa as vigas pelo poço ao nivel do solo. mete as grelhas por cima.
    Como é que com esta intervenção tem de demolir o peito do poço, não tem. Tem efectivamente de abrir uns buracos para a passagem das vigas, de forma a fazer a cruzeta, ou outra forma que achem mais aconselhável visto terem o engenho.
  15.  # 275

    A solução do Pedro é a que me parece a mais acertada para "manter" quase exatamente a aparência original do poço

    eu no entanto preferia manilhar isso e por raso., ou seja ter esse cilindro com esse tamanho no meio do quintal pode não dar jeito, se ficar raso tem outra leitura e pode na mesma ter o artefacto por cima. Não vejo assim tanto interesse nesse muro de pedra á volta.
    Concordam com este comentário: SMBS
  16.  # 276

    Colocado por: Pedro BarradasTem efectivamente de abrir uns buracos para a passagem das vigas, de forma a fazer a cruzeta,
    Tecnicamente não estou a ver como vão abrir os buracos, sem colocar em causa o muro. Mas se diz que dá eu acredito e com certeza que quem os for abrir terá uma ideia de como fazê-lo. Obrigado pela sugestão
  17.  # 277

    Colocado por: marco1o artefacto por cima. Não vejo assim tanto interesse nesse muro de pedra á volta.
    Tem a ver com manter o aspecto original do poço. Acho que o muro com as juntas corrigidas, ou caiado de branco vai criar um efeito engraçado. Para além de que mantém algum valor histórico ao poço. Todos os locais contam uma história, este poço faz parte da história do terreno que era um antigo olival. Pena ja tive eu de destruir as calhas de regadio por imposição da câmara.

    Poderia eventualmente reduzir o tamanho do muro, mas lá está isso implicaria mais uma vez destrui-lo e estava a tentar evitar isso
  18.  # 278

    Colocado por: marco1
    eu no entanto preferia manilhar isso e por raso., ou seja ter esse cilindro com esse tamanho no meio do quintal pode não dar jeito, se ficar raso tem outra leitura e pode na mesma ter o artefacto por cima. Não vejo assim tanto interesse nesse muro de pedra á volta.


    Não me parece que faça sentido colocar o artefacto em cima do poço raso... isso daria o aspeto de “eira” o que não me parece que vá ao encontro das pretensões do HAL.

    Penso que poderá ser interessante manter o muro e até mesmo o aspeto tosco deste. Com uma rede simples poderá manter o engenho (que ficará bem pintado de preto) e até resguardar a água da queda de folhas... se a rede for bem aplicada até a limpeza será facilitada.
  19.  # 279

    cada um faz o que entender e gosta
    eu não vejo interesse nessa "coisa" com 5 m de diâmetro. Há zonas que tem disso quase de 200 e 200 metros.
    na zona da bairrada pelo menos que eu tenha conhecimento muitos foram manilhadas e alguns mesmo tapadas de vez.
  20.  # 280

    Colocado por: marco1cada um faz o que entender e gosta
    eu não vejo interesse nessa "coisa" com 5 m de diâmetro. Há zonas que tem disso quase de 200 e 200 metros.
    na zona da bairrada pelo menos que eu tenha conhecimento muitos foram manilhadas e alguns mesmo tapadas de vez.


    Claro que cada um faz o que entende mas não é por existirem muitos noutras zonas do país que tiram o valor à “coisa” que é tradicional e chegou a ser uma ferramenta essencial à economia de muitas regiões.

    Penso que é de louvar que ainda haja quem queira recuperar estas “coisas” históricas. Existem forma de tornar o poço seguro e a alma de um jardim.
 
0.0593 seg. NEW