Iniciar sessão ou registar-se
    • tlac
    • 10 julho 2019

     # 1

    Boa tarde. Resido num apartamento numa das zonas mais quentes do pais, onde no verão são registadas temperaturas acima dos 40º, pelo que queria colocar ac no meu apartamento. Ja tem pre instalação, e pretendia para ja colocar apenas na sala. Será que o posso fazer comprando uma unidade exterior que dê para depois adicionar os dos quartos? Outra duvida é relativamente as tubagens. Aquando da obra pedi para me deixarem tubagem para colocar um ac com 24000btus, mas não o fizeram. Pelo que me disseram a tubagem dá para 12000 btus, talvez 18000. Como consigo ter a certeza qual o maximo que posso colocar? A área da sala é open space e tem cerca de 42m2 (sala, cozinha e hall de entrada).
    O site keroclima é fiavel?Alguem conhece?
    Desde já, obrigado.
    • eu
    • 10 julho 2019

     # 2

    Colocado por: tlacSerá que o posso fazer comprando uma unidade exterior que dê para depois adicionar os dos quartos?

    Pode,mas o melhor é instalá-los logo todos de uma vez.

    Aliás, o que é caro é a unidade exterior, por isso a sua sugestão não faz muito sentido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tlac
    • tlac
    • 10 julho 2019

     # 3

    A ideia é apenas não gastar tanto dinheiro, nada mais. E em relação à tubagem? Os tubos aumentam consoante os btus, ou são sempre iguais?
  1.  # 4

    Colocado por: tlacO site keroclima é fiavel?Alguem conhece?


    não conheço, nem tenho nada conta, mas acho que fica melhor servida se procurar uma empresa perto de si que lhe venda os ac e faça a instalação, as diferenças de preços são marginais e se acontecer algum problema tem uma resposta mais rápida.
    • eu
    • 10 julho 2019

     # 5

    Colocado por: tlacA ideia é apenas não gastar tanto dinheiro, nada mais.

    Nos quartos é que o AC é mesmo muito útil, eu recomendo que faça já a instalação completa.

    Sugiro que procure promoções com crédito sem juros ou sistemas mais baratos, mas faça a instalação completa.
  2.  # 6

    Além de que todas as pré-instalações costumam dar barraca... e depois quem instala o AC diz que é da rede, o outro diz que é do AC... e quem se lixa é sempre o tipo que paga.

    Conheço casas em que em 4 unidades, 2 foram ao ar em menos de 2 anos. Compressor avariado, custo da reparação superior ao do equipamento.
    • tlac
    • 10 julho 2019

     # 7

    não conheço, nem tenho nada conta, mas acho que fica melhor servida se procurar uma empresa perto de si que lhe venda os ac e faça a instalação, as diferenças de preços são marginais e se acontecer algum problema tem uma resposta mais rápida.


    A diferença relativamente aos preços que me dão nas empresas da zona sao superiores em 2000€. Parece-me uma quantia grande.





    Colocado por: eu
    Nos quartos é que o AC é mesmo muito útil, eu recomendo que faça já a instalação completa.

    Sugiro que procure promoções com crédito sem juros ou sistemas mais baratos, mas faça a instalação completa.


    Nos quartos à noite não se sente tanto o calor, so durante o dia. Na sala é o pior, porque sendo openspace para cozinhar é muito mau. E o sol inside na zona da sala cozinha desde as 14h até que se põe. Já nos quartos só de manha.
  3.  # 8

    Colocado por: SkinkxAlém de que todas as pré-instalações costumam dar barraca... e depois quem instala o AC diz que é da rede, o outro diz que é do AC... e quem se lixa é sempre o tipo que paga.

    Conheço casas em que em 4 unidades, 2 foram ao ar em menos de 2 anos. Compressor avariado, custo da reparação superior ao do equipamento.

    se calhar a diferença estará entre ter a sorte de apanhar técnicos ou encontrar sapateiros, mas depois temos clientes a chorar o dinheiro que pagam e vão ao mais barato,

    é um mundo cão para todos.
  4.  # 9

    Colocado por: tlacdeixarem tubagem para colocar um ac com 24000btus,


    Colocado por: tlacA área da sala é open space e tem cerca de 42m2
    para que raio é que queria ter um AC com 24kbtu´s na sala?

    a barulheira que aquilo faz, não interessa.

    para essa sala chega e sobra uma maquina com 4Kw (para os cámones que usam o sistema imperial: 13kbtu´s)
  5.  # 10

    Colocado por: pauloagsantos

    não conheço, nem tenho nada conta, mas acho que fica melhor servida se procurar uma empresa perto de si que lhe venda os ac e faça a instalação, as diferenças de preços são marginais e se acontecer algum problema tem uma resposta mais rápida.
    Olhe que não, as diferencas de preço sao bastantes até, pelo menos pelos orçamentos das empresas da minha zona propunham me Midea mais caro do que instalei Daikin Stylish, comprei as maquinas na Esite
  6.  # 11

    Boas se tiver uma unidade exterior para várias interiores e bom é mau porque se pedir frio pra um lado não pode pedir quente para outra se a unidade exterior avariar fica sem ac na casa, em relação às potências que necessita e fácil tem de ver quantos m2 tem a área e multiplicar por 400 ou 500 isso tem a ver se a casa é quente se tem muita janelas etc. Saber mais ou menos o tipo de temperatura que está dentro de casa, veja sempre as fichas técnicas analise bem antes de comprar, os de 24 mil btus tem marcas que são tão silenciosos quanto um de 18 mil btus eu instalei um de 24mil btus numa cozinha sala e não se ouve a trabalhar já lá está há uns anos e ainda o proprietário não se queixou com barulhos, eu também estou numa zona muito quente do país e tenho moradias antes de pôr algum ac a temperatura dentro de casa em pleno verão chegava a atingir os 30 a 35 graus de calor, são casas antigas e com pouca isolação, mas como lhe disse análise bem as fichas técnicas antes de comprar cumprimentos
  7.  # 12

    Não menciona qual é a zona do país.
  8.  # 13

    Colocado por: jorgealves
    se calhar a diferença estará entre ter a sorte de apanhar técnicos ou encontrar sapateiros, mas depois temos clientes a chorar o dinheiro que pagam e vão ao mais barato,

    é um mundo cão para todos.


    Sorte num bom técnico com uma má pré-instalação?

    Já fiz algumas formações com técnicos de AC e tenho a dizer que fiquei muito mal impressionado. Não digo que não haja bons técnicos, mas literalmente qualquer tipo instala um AC. Tinha um colega meu, não conseguiu acabar o curso, hoje anda a montar AC.

    Se lhe fizer algumas perguntas sobre temas que ouvi em sala de aula lhe garanto que ele não sabe a resposta. Ele faz como viu outros fazer... se os outros fizeram mal, ele vai fazer pior.

    Quando se cobram 100 e 150 € por instalação de um AC, não se pode ter técnicos muito qualificados. Ainda bem que a profissão hoje é regulada.
  9.  # 14

    Colocado por: SkinkxSorte num bom técnico com uma má pré-instalação?
    um bom técnico alerta para os defeitos deixando ao critério do DO
  10.  # 15

    Há defeitos que não se vêem. E muitas gente que não sabe fazer vácuo de forma adequada. Para além de todo o tipo de detritos que ois canalizadores (sim, porque são eles a fazer normalmente a pré-instalação) deixam ficar na rede de cobre. Aliás, as próprias ligações são muitas vezes uma porcaria.

    Nem o melhor técnico do mundo resolve uma cagada já terminada e embutida.
    • eu
    • 11 julho 2019 editado

     # 16

    Colocado por: Fabioramod84Boas se tiver uma unidade exterior para várias interiores e bom é mau porque se pedir frio pra um lado não pode pedir quente para outra


    Isso de facto é muito chato.

    Por exemplo, ontem eu queria 25 graus na cozinha e 36 na sala adjacente e não consegui, porque o meu sistema é multi-split.

    Lá tive eu que aguentar os 25 graus também na sala.

    Uma chatice.
    Concordam com este comentário: Picareta, ricardo.rodrigues
  11.  # 17

    De que zona é tlac
  12.  # 18

    Numa pré Instalacao de ar condicionado quando é a fazer temos logo de dimensionar a área em questão para pôr tubagem adequada, não sei se foi o caso, o esgoto tem de ficar bem feito, se não deita água pela parede quando está a trabalhar, 'oralmente testo sempre o esgoto quando coloco pré instalação, e quando ainda podemos alterar alguma coisa se necessário, nesta questão o que se tem de fazer é o seguinte, antes de instalar fazer um varrimento a azoto na tubagem que já está feita, saber qual o diâmetro da tubagem existente, deve de estar 3/8 e a 1/4, muitos fazem assim e nem se quer fazem o dimensionamento da área, adaptar uma melhor solução para o caso já existente, se pode-se pôr mono split caso se avariar um tem os outros a trabalhar, não me interessasaber o que é se é uma sala ou um quarto já instalei em quartos que são 2x mais a minha sala e que quase cabe lá bem uma família a viber dentro do quarto, saber os m2 para saber a unidade que por depois ver se a tubagem tá adequada se não pode partir para instalar um ac que é o recomendado para aquela área e esquecer a pré instalação ou colocar a unidade maior que der para aquele diâmetro de tubagem, isto é a minha maneira de ver, se estou enrado não sei, mas tento sempre aprender mais todos os dias, claro que uma instalação de 150 euros não fazem varrimento de azoto e claro, agora entra fator euros.
    • ClaXav
    • 12 julho 2019 editado

     # 19

    Caros senhores, chegou a minha hora de fazer mais uma instalação de ar condicionado, sim, sou eu que desde há uns anos faço a instalação do ac lá em casa e não me parece nada complicado desde que se tenha equipamento adequado ao que nos propomos fazer. Alias ou tive muito azar ou poucos serão os que optam por fazer um serviço de qualidade, qd eram outros a fazer as instalações ninguém seguia as boas práticas que se vai apreendendo nos sites da especialidade.

    O que me leva a pedir esclarecimentos é que há uns tempos mudei para um dúplex. na altura instalei os ac's no piso de baixo, mas agora preciso de instalar um multi split (3x1) em quartos do piso superior que tem tecto assotado (inclinado). Tendo como orientação todos os calculadores e tabelas espalhadas pela net, como posso calcular a potência uma vez que a volumetria (m3) das divisões é inferior ao normal?

    E já agora outro conselho que vos peço, nesse mesmo piso tenho um salão grande, será melhor um mono split com a potência ideal ou um multi split com 2 ou 3 máquinas onde a soma das suas potências seja a ideal para aquela divisão?

    Obrigado.
  13.  # 20

    Colocado por: eu

    Isso de facto é muito chato.

    Por exemplo, ontem eu queria 25 graus na cozinha e 36 na sala adjacente e não consegui, porque o meu sistema é multi-split.

    Lá tive eu que aguentar os 25 graus também na sala.

    Uma chatice.
    Concordam com este comentário:Picareta


    Percebo a sua ironia e tb sou adepto dos multi split, mas pode acontecer ser útil.

    Já vivi numa casa localizada em encosta onde a frente da casa era toda em vidro virado a poente (3 pisos) e a parte de taz (vista da rua) ficava enterrada. Nessa altura tinha instalado um sistema multi split e em certas alturas do ano eu desesperava com aquilo uma vez que se no inverno fizesse um dia de sol a sala ficava excessivamente quente e por exemplo o escritório estava um gelo. Naquela altura arrependi m de ter ido para um multi split.

    Desde que mudei dessa casa realmente nunca mais me deparei com esse tipo de problema.
 
0.0219 seg. NEW