Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Venho pedir o conselho do fórum para este problema.
    Envio uma foto do Google Earth, do telhado que quero renovar.
    Tem telha marselha e estrutura em madeira.
    Quero substituir as telhas e colocar madeira onde necessário.
    O problema está que metade do condomínio tem dinheiro e outra metade não tem.
    Além do mais existe má-vizinhança entre as 2 entradas que compõem o prédio.
    Daí que pensei em dividir o telhado em 2 partes funcionais distintas.
    Os empreiteiros falam que se pode fazer um guieiro, só que não sei o que é um guieiro, será o que se designava por larós?
    Tb pensei fazer por meio de um rufo.
    Como podem ver na imagem tem a meio do telhado chaminés que são os respiradouros das casas de banho numa das águas do telhado. Na parte da frente.
    Na parte traseira, na outra água respiradouros da cozinha.
    Têm alguma sugestão que me possam fazer?
    Agradecia muito a ajuda do fórum.
    Desde já meu obrigado a todos.
      Telhado2.jpg
  2.  # 2

    Colocado por: ****Dividir na longitudinal ou transversal ?

    Que tal um xadrez?
    • size
    • 15 julho 2019

     # 3

    À partida, terá que optar por telha igual, com as mesmas medidas, senão, terá que substituir todo o ripado. Se assim for, presumo não haver dificuldade fazer acasalar as telhas.

    No caso de telha com medidas diferentes, será possível o remate dos 2 telhados com a colocação de rufos, a fazer a junção, no género que usado no remate de telhados de moradias geminadas. Penso eu...
  3.  # 4

    Sanduíche?
  4.  # 5

    Queria dividir na transversal.
    Não queria mudar o material, tipo sanduíche, pq é mais difícil o licenciamento e fica esquisito metade do telhado sanduíche outra metade telha marselha.
    O problema é que as medidas actuais das telhas, mesmo sendo da mesma marca, são diferentes, são 1 ou 2 cm maiores do que as telhas de há 40 anos atrás.
    Se houvesse forma de compatibizar as 2 medidas, seria o ideal.
    Talvez com um rufo.
    A ideia de dividir seria para sanar os problemas de gestão relativos a obras de conservação e má-vizinhança.
    Como chove dentro das casas que ficam no último andar, estas obras são necessárias.
    Assim ajeitava-se agora metade do telhado de uma entrada e quando os moradores da outra entrada tivessem dinheiro ou quisessem arranjáva-se o resto.
    Mas de facto não sei como fazer esta divisão.
  5.  # 6

    No desvão leva uma parede a suportar/dividir os telhados.
    Em cima leva um corta fogo e respetivas vedações
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
      xx3.JPG
  6.  # 7

    Apenas com um rufo em zinco resolve o problema.
  7.  # 8

    Penso que já percebi como proceder.
    Para verem o que estava a pensar fiz o seguinte desenho que anexo.
      Pormenor Guieiro.jpg
  8.  # 9

    Tenha atenção com esse esquema. Se houver alguma infiltração junto dessa divisória provavelmente irão por as culpas nessa intervenção.
  9.  # 10

    Colocado por: scorpionsPara verem o que estava a pensar fiz o seguinte desenho que anexo.

    Convém ser chapa de zinco e não precisa da parede, a chapa é aplicada sobre o ripado.
  10.  # 11

    Colocado por: ****

    Excelente oportunidade para estar calado , o telhado poderia estar dividido , no comprimento , neste caso obriga a fazer um corte , o que o condomínio pode ou não aceitar .




    Colocado por: ****Dividir na longitudinal ou transversal ?


    É que na Longitudinal já estava naturalmente dividido pelas duas águas...daí não sei quem é que devia ter ficado calado.


    O problemas subjacente à divisão do telhado é um desentendimento entre vizinhos.

    Colocado por: scorpionsO problema está que metade do condomínio tem dinheiro e outra metade não tem.
    Além do mais existe má-vizinhança entre as 2 entradas que compõem o prédio.


    Ou seja os andares esquerdos vão ficar sob o telhado mau.E os direitos como pagam ficam com o telhado bom.
    E se houver 4 apartamentos por piso?
    O Xadrez não era assim tão descabido.
  11.  # 12

    Fiz o desenho com a parede visto que já existe parede a dividir o sótão.
    Penso que não entrará água, se a colocação da chapa for bem feita.
    As telhas (velhas e novas), ficam o mais junto possível, para evitar entrada da água.
    Existe uma dobra nas pontas da chapa para evitar a entrada da água.
    No meio da construção civil esta chapa é vulgarmente conhecido como guieiro e pelo que pude perceber é uma operação relativamente simples e vulgar.
    Hoje numa visita que fiz a uma obra vi esta solução aplicada e falei com o empreiteiro.
    Soluções completamente diferentes são os larós, as paredes corta fogo e os rufos.
    Relativamente ao condomínio, são questões que diferem das boas praticas de construção mas que são igualmente importantes.
    No caso concreto o edifício divide-se por 2 entradas e tem 2 gestões diferentes.
    Cada entrada tem 8 fracções habitacionais, chame-mos entrada 730 e entrada 740.
    O problema é que na gestão do 740 existe dinheiro pq todos pagam a sua quota mensal de 20 euros.
    No 730 existem condóminos que não pagam a sua quota há vários anos e a entre os que pagam a quota mensal é de 10 euros.
    Portanto fasear as obras de conservação não é assim tão descabido.
    No entanto, antes de avançar para orçamentação preciso de entender minimamente o que vou pedir aos empreiteiros, pelo que me parece que a solução agora encontrada é simples e se estiver correta, é a mais acertada.
  12.  # 13

    Você prepara-se para arranjar uma bela salganhada entre vizinhos. Mesmo que consiga avançar com essa noção extraordinária, ao primeiro problema de infiltrações (relacionado ou não com a obra) vai ter uma guerra campal em pleno lobby.

    Se se querem meter em batalhas metam-se mas é a cobrar os condomínios em falta e a aprovar uma substituição completa em assembleia de condóminos. Os moradores dos andares de cima que comecem a imputar as obras que têm de fazer nas casas por causa da chuva ao condomínio que ganha logo tudo juízo.
    Concordam com este comentário: damned
    • size
    • 15 julho 2019

     # 14

    Colocado por: scorpionsPenso que já percebi como proceder.
    Para verem o que estava a pensar fiz o seguinte desenho que anexo


    Ou assim...
      x.jpg
  13.  # 15

    Zemvpferreira, o que afirma faz sentido, no entanto contextualizar toda a situação levaria a uma discussão bem longa.
    Sei que não é a situação ideal, mas temos de lidar com o que temos.
    Neste momento procuro a melhor forma para resolver esta e outras a situações que tenho entre mãos.
    Para o telhado esta é uma solução a considerar.
    Agradeço ao size o tempo dedicado a desenhar e a propor um pormenor construtivo.
  14.  # 16

  15.  # 17

    Colocado por: Palhavahttps://www.youtube.com/watch?v=wa2RWJvUpVU


    Não sei com se mete os modernos emojis neste forum.... mas... Tenho de meter à moda antiga....

    :-)
    :-)
    :-)
 
0.0194 seg. NEW