Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Vá, voltando á minha questão, a melhor solução seria isolar a lage por cima e ventilar o espaço entre as PS e a lage?
  2.  # 2

Colocado por: pmartins985Vá, voltando á minha questão, a melhor solução seria isolar a lage por cima e ventilar o espaço entre as PS e a lage?

já lhe respondi.... se calhar não leu...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 3

Colocado por: fernandoFerreira
    já lhe respondi.... se calhar não leu...
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

já vi, mas isso é uma grande alteração ao projeto!
  4.  # 4

Colocado por: pmartins985já vi, mas isso é uma grande alteração ao projeto!

não vi o projeto...
  5.  # 5

Colocado por: pmartins985Então nesse caso como ficaria para eu propor ao empreiteiro? Onde fica o isolamento?

https://www.imperalum.com/solucoes_app/solucoes-coberturas-planas/
  6.  # 6

Colocado por: pmartins985

já vi, mas isso é uma grande alteração ao projeto!

Não é uma grande alteração, ainda aqui á pouco um utilizador do fórum trocou a telha sanduíche por tela... Acho que basta o seu fiscal e o construtor entrem em acordo e vc aceitar o aumento de preço, se assim houver acréscimo.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  7.  # 7

Colocado por: JonyCostaAcho que basta o seu fiscal e o construtor entrem em acordo e vc aceitar o aumento de preço, se assim houver acréscimo.

E analisar a questão primeiro com os projetistas
  8.  # 8

Pois, é isso mesmo, vou analisar melhor a questão.

Li acerca de uma solução que seria isolar a laje com isolamento termico (EPS ou lã mineral) e depois ventilar o espaço entre a laje e as placas, talvez seja menos dispendioso. opiniões??
  9.  # 9

Já mandei mensagem ao construtor. Como ainda só vou fazer a laje do piso superior agora, ainda vou a tempo de encontrar uma solução, sendo que ou será alterar por completo a cobertura, fazendo uma cobertura plana (que não me agrada muito) ou o que me parece melhor de tudo o que já li é mesmo ventilar o espaço entre a PS e a laje, colocando isolamento térmico em cima da laje e colocando isolamento acústico dentre o tecto falso e a laje, ou seja por baixo da laje. espero assim evitar ou diminuir bastante a condensação e ao mesmo tempo prevenir algum ruído da chuva ou os estalos do metal a dilatar com o calor.
  10.  # 10

pmartins

o que diz funciona, só que talvez seja desnecessário, bastaria uma cobertura plana bem feita.
    no entanto se meter o sandwich tenha atenção é nos remates e na impermeabilização, ventilar isso é fácil.
    e não se esqueça de meter o isolante por cima da laje.
  11.  # 11

Colocado por: marco1pmartins

o que diz funciona, só que talvez seja desnecessário, bastaria uma cobertura plana bem feita.
    no entanto se meter o sandwich tenha atenção é nos remates e na impermeabilização, ventilar isso é fácil.
    e não se esqueça de meter o isolante por cima da laje.

Eu percebo que com a cobertura plana bem feita resolvia mas isso implicava ter de fazer alteração no projecto de arquitetura e não me apetece neste momento essas burocracias, além de que não tenho total confiança nesse tipo de cobertura, pode ser "psicológico" mas é o que sinto. Assim pelo menos previno as condensações com a ventilação e recupero a perda de isolamento térmico provocada pela entrada de ar isolando a laje por cima com isolamento térmico. Em relação ao ruído que era o que me preocupava e afinal é o menos dos problemas vou isolar entre o tecto falso e a laje e penso que ficará resolvido. Prefiro gastar uns euros a mais agora que estou em construção do que ter que mexer no telhado todo ao fim de um ano.
  12.  # 12

acho que o que diz tudo bem feito nem precisava de meter nada entre o teto falso e a laje.
  13.  # 13

Colocado por: marco1acho que o que diz tudo bem feito nem precisava de meter nada entre o teto falso e a laje.

Nesse caso o meu medo já é mais o Ruído, mudei para uma moradia por causa dos vizinhos de cima, a mulher mata-me se ficarmos com barulho novamente, nem que isole só a suite por cima e por baixo e o resto da casa apenas por cima da laje. Muito obrigado pela ajuda, eu no inicio a pensar que o barulho era o meu maior problema e afinal o problema maior é mesmo a condensação. Vou falar com o construtor para ver-mos esta situação melhor e depois comunico. já agora que tipo de isolamento e espessura aconselha?
    A sandwuiche era para ter 8cm mas sendo assim se calhar reduzo para 6cm e invisto num bom isolamento na laje. Que isolamento e espessura recomenda?
  14.  # 14

pelo que sei o projeto de térmica até costuma ignorar o painel sandwich pois o que conta é mesmo o isolamento sobre a laje. a espessura deverá então ser determinada pela térmica mas dependendo da zona penso que entre 5 a 10 cm
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  15.  # 15

Colocado por: marco1pelo que sei o projeto de térmica até costuma ignorar o painel sandwich pois o que conta é mesmo o isolamento sobre a laje. a espessura deverá então ser determinada pela térmica mas dependendo da zona penso que entre 5 a 10 cm

A zona é Setúbal, o que me preocupa mesmo é o calor (+ de 40º no Verão ás vezes), 8cm será suficiente? E que tipo recomenda já agora?
  16.  # 16

nisso do calor o sandwich vai ajudar certamente. quanto á espessura já referi que deve ser a térmica a definir isso. penso que 8 deve ser bom
  17.  # 17

Colocado por: marco1nisso do calor o sandwich vai ajudar certamente. quanto á espessura já referi que deve ser a térmica a definir isso. penso que 8 deve ser bom

Muito obrigado Marco. darei noticias assim que falar com o construtor e com o engenheiro para decidir a solução a adoptar.
  18.  # 18

Pmartins, deixe_me trocar os meus 5 tostões do que li da discuçao...
    1o se for para alterar cobertura em sandwich para cobertura plana não tem de alterar nada, as platibandas devem tapar a cobertura.. Faz telas finais de arauitetura, águas e esgotos, tinha de fazer de quer quer modo. Você só tem painel sandwich com único isolamento porque o seu desvao só tem 15cm o que é uma cagada de solução, se não ventilar, condensação que nunca mais acaba.. Se ventilar perde o efeito do isolamento. Portanto se que fazer o sandwich mais vale meter só Com 4cm, é preencher a laje de esteira com 8cm de eps, xps ou lã de rocha(neste último ganha a nível acústico)

Diferenças.. Painel sandwich custa 20€m2 enquanto sistema de cobertura plana custa á volta de 65€m2., a diferença de valores reflete a qualidade distinta das duas solucoes
    Concordam com este comentário: Anonimo1710, Pedro Barradas, Skinkx
    • riscos
    • 16 julho 2019 editado

# 19

Colocado por: JonyCostaExpliquei mal... o meu Arq. insiste no telhado em Sandes em vez de telas.

Pergunte ao seu arquiteto, se ele já esteve em alguma obra, ou só faz bonecos e manda para o ar as soluções dos catálogos que vai recebendo, se sabe como é aplicado, quais as diferenças entre os sistemas, e veja ele a "patinar".
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
  19.  # 20

Colocado por: riscos
    Pergunte ao seu arquiteto, se ele já esteve em alguma obra, ou só faz bonecos e manda para o ar as soluções dos catálogos que vai recebendo, se sabe como é aplicado, quais as diferenças entre os sistemas, e veja ele a "patinar".
    Concordam com este comentário:JoelM

Riscos, a casa dele está com sandochas e ele está contente !!

0.0237 seg. NEW