Bom dia a todos. Preciso da V/ ajuda, por favor, , pois não consigo encontrar solução para o problema. Estou a fazer obras de remodelação em minha casa e decidimos colocar calçada na rampa de acesso à garagem. Sucede que após o meu vizinho ligar o seu sistema de rega, surge uma mancha de agua na minha rampa. Ontem colocamos junto ao muro um tubo de dreno, com manta geotextil, brita, numa vala aberta quase até aos alicerces do muro, com cerca de 30 cm para o fundo, e hoje a mancha continua lá. As outras manchas mais difusas são consequência da agua que cai porque os aspersores do meu vizinho estão elevados e deitam água para o meu lado.
Supomos que a água vem das terras dele, que se encontram a uma quota mais elevada. No entanto, a agua aparece quase de imediato logo apos a rega. Agora o zona onde se colocou o tubo de dreno esta seca mas aparece mais à frente nessa dita mancha.
Ontem ficamos na duvida se ele não teria um tubo furado e quando liga o sistema a agua desce livremente e atravessa os muros.
Os focos na parede do muro foram retirados e a zona esta seca.
Quando se colocou o tubo de dreno, a zona junto ao muro onde tem a macha maior estava húmida.
Como resolver? De onde poderá estar a vir a agua? Devo colocar a goma na rampa? (ainda não se finalizou o trabalho sem se resolver esta situação.
Obrigada pelas sugestões porque já não sei o que fazer mais.
Quando ele liga a rega , a parede fica com agua? Nota que escorre agua na parede ou somente a calçada fica com manchas de agua? A mancha de agua é de origem ascendente sem nenhum sinal de curso de agua a volta?
Bom dia Hoje acordei cedo para ver o que se passava:
Penso ter descoberto mas ainda se agradece qualquer sugestão para que não volte a acontecer: Do lado do meu vizinho (que ja viu e já chamou quem lhe fez o sistema de rega) quando o sistema de rega liga deve ter um aspersor ou tubo rebentado, porque cria imediatamente uma poça de agua com um caudal grande do lado dele colada ao muro.
Logo apos a minha rampa fica manchada com água, pelo que presumo que a mesma se infiltre pelas terras e apanhando o caminho dos tubos de electricidade saia naquele local e encharque do meu lado. Como agora tem o tubo de dreno junto ao muro, a agua encontra caminho na zona mais à frente.
O muro não esta encharcado (na parte visivel do mesmo), mas ontem estava nesse local perto do alicerce quando abrimos o rasgo.
Ha alguma coisa que nessa zona possa colocar por baixo do cubo a título de prevenção? Dreno não sera viável porque é zona de passagem de rodado.