Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: jorgealvesessa solução esta descontinuada.

    evidentemente que sim.


    e porque não um esquentador com uma botija de gás somente para o Inverno (ou quando nao tem sol suficiente)?

    Não fica mais barato e um investimento de longe menor?
  2.  # 22

    Colocado por: ASSimoesA cesi tem manutenção anual?
    não,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ASSimoes
  3.  # 23

    Colocado por: jorgealvesevidentemente que sim.

    É uma mais valia conseguir esse controlo no funcionamento da resistência. Ou seja, imaginando que tenho a temperatura dos banhos parametrizada para os 40ºC e que estamos em época de outono/inverno e como tal teve um dia com muito pouco sol. Embora tenha sido um dia com pouco aproveitamento solar, este foi suficiente e responsável por manter a temperatura da água no depósito nos 41ºC e por isso durante o dia não houve necessidade da resistência trabalhar, mas com o início da noite e as temperaturas a baixar, a temperatura da água do depósito baixou também para valores abaixo dos 41ºC definidos para os banhos. Consequentemente, a resistência entrou em funcionamento para repor essa diferença. Com o controlador e sabendo antecipadamente que isto poderia acontecer, conseguirua evitar tal situação. Ou seja, desligando a resistência durante a noite, a temperatura da água do depósito iria baixar mais uns graus mas depois durante o dia essas diferenças seriam repostas sem necessidade do apoio elétrico.
  4.  # 24

    Colocado por: jcfcide porque não um esquentador com uma botija de gás somente para o Inverno (ou quando nao tem sol suficiente)?

    Não fica mais barato e um investimento de longe menor?
    isso como apoio ao quê jcfcid?
  5.  # 25

    Bem, a diferença de preço que tenho entre as duas soluções é qualquer coisa.....(2.478,45€). Pelo que me parece não justificar o investimento inicial no sistema CESI, pois optando pela BC e mesmo que tenha gastos mensais com a mesma na ordem dos 12€ só ao fim de 17 anos é que terei gasto em eletricidade o que iria gastar a mais com a instalação do CESI.
    Agora, também é óbvio que estes 17 anos são relativos, isto porque o sistema CESI não será completamente autónomo durante todo o ano, logo também irá consumir alguma energia, não só com o apoio realizado pela resistência quando seja necessário, mas também com a energia necessária para fazer trabalhar as bombas circuladoras.
    Ou seja, não seriam 17,mas sim mais anos para recuperar o investimento. Só que não podemos esquecer que também têm de se considerar os gastos com manutenções e o tempo de vida dos sistemas/equipamentos. Aqui já não sou conhecedor, mas se houver alguém que possa dar um feedback esclarecedor e apresentar essas contas seria óptimo.
    Da forma como estou a ver as coisas neste momento, só justificaria o investimento inicial no sistema CESI caso houvesse garantias que o mesmo tem um tempo de vida acima dos 20 anos e que não precise de grandes gastos com manutenções, caso contrário nunca justificará o investimento.
    Se a minha linha de pensamento ou contas estiverem erradas, alguém que as corrija sff...

    Obgd
  6.  # 26

    O meu CESI tem 6 anos e zero em manutenções, espero que continue assim durante muitos e bons anos.
    Quanto à BC no mesmo período já teve manutenções/substituição peças em cerca de 1.000€.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: agosto07
  7.  # 27

    BC em 6anos = 1000€? Isso é obra!
    Pode especificar que manutenções foram feitas e que substituição de peças foram essas?
    • jcfcid
    • 19 julho 2019 editado

     # 28

    Colocado por: agosto07isso como apoio ao quê jcfcid?


    Ao painel solar. Elimina a resistencia e fica-lhe bem mais barato!
  8.  # 29

    Colocado por: agosto07BC em 6anos = 1000€? Isso é obra!
    Pode especificar que manutenções foram feitas e que substituição de peças foram essas?

    placa electrónica + motor do ventilador.
  9.  # 30

    Fazer investimentos tão grandes e ter depois problemas destes logo ao fim de tão pouco tempo.... dá que pensar e daí nos estar a custar também tomar uma decisão!
    No entanto, e no seu caso em específico questiono se terão existido por aí mais algumas condicionantes e variáveis que tenham propriciado esses problemas?
  10.  # 31

    Quanto à BC no mesmo período já teve manutenções/substituição peças em cerca de 1.000€.

    A BC tem o mesmo selo de qualidade do Cesi ou estamos a falar de produtos de segmentos diferentes?
    É que tb arranja soluções semelhantes à Cesi com preços bem diferentes...
  11.  # 32

    Pode-se ligar a um cesi um recuperador de calor?
  12.  # 33

    No CESI 500 pode ligar até aos 8 Kw, mas qual a finalidade?
    • nocas1
    • 20 julho 2019 editado

     # 34

    Colocado por: ASSimoes
    A BC tem o mesmo selo de qualidade do Cesi ou estamos a falar de produtos de segmentos diferentes?
    É que tb arranja soluções semelhantes à Cesi com preços bem diferentes...


    Ambos produtos Daikin. Ao que parece a situação que ocorreu é relativamente rara e este tipo de anomalias não sendo caso único está longe de ser normal acontecer.
    À parte aquelas reparações estou bastante satisfeito com os equipamentos instalados bem como com a assistência técnica e nestes anos já recuperei o investimento face à solução que antes tinha instalada (caldeira + depósito roca).
  13.  # 35

    Colocado por: jorgealvesNo CESI 500 pode ligar até aos 8 Kw, mas qual a finalidade?


    Usar o depósito da cesi como inércia e alimentar com recuperador de calor.
    De Verão água aquecida com sol, no Inverno com recuperador de calor
  14.  # 36

    Não gosto muito é destes números do sistema CESI (retirado do folheto informativo da marca):

    0,4€ por dia
    11,5€ por mês
    138€ por ano

    "Exemplo para habitação com tipologia T3, localizada em Lisboa para família composta por 2 adultos e 2 crianças.

    Consumo diário de água quente sanitária de 160 litros.Produção de água quente sanitária com recurso à Solução Solar Térmica CESI, da Daikin.

    NOTA: Esta estimativa foi efectuada com base nos Regulamentos Energéticos de Edifícios: DLs 78, 79 e 80/2006 de 4 de Abril, no programa
    informático do LNEG, “Análise de Desempenho de Sistemas Solares, vertente Térmica – SOLTERM 5.1.3”.
    As tarifas da electricidade foram retiradas do sítio da internet da ERSE."

    ....e não gosto porque na minha opinião, acho que o sistema deveria permitir menores gastos com a fatura da eletricidade....isto porque o investimento inicial é grande, bem maior que o da BC mas depois os gastos em eletricidade são basicamente os mesmos.
  15.  # 37

    Colocado por: ASSimoesUsar o depósito da cesi como inércia
    mas serve de inercia para o quê?radiadores, PRH, vc´s?
  16.  # 38

    Radiadores
  17.  # 39

    Colocado por: ASSimoesRadiadores
    não seria a minha escolha para esse serviço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ASSimoes
  18.  # 40

    O cesi é uma solução integrada para aqs.
    Para o que pretendo, penso que tenho de ir pelo desenho de uma solução específica com depósito próprio para inércia com as entradas e saídas que pretendo.
    Obrigado
 
0.0201 seg. NEW