Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, gostaria de obter a opinião dos frequentadores deste forum sobre o seguinte tema:

    Tenho uma moradia em pedra antiga cujas juntas abertas são da cor do cimento e está a ser alvo de obras de remodelação e ampliação. De fato, a moradia está a ser ampliada com uma parte nova em betão. Ou seja a parte nova começa "pegada" a uma das paredes exteriores da casa (parte velha). Esta ampliação construída em betão tem um aspecto moderno com grandes vãos e cobertura plana e levará capoto. A caixilharia e estores serão na cor antracite cinza em toda a habitação.

    A minha questão é a seguinte: Com que material "forro" a parte nova da habitação? "Coloco pedra velha colada ao betão, faz-se um raiado, pintada a que côr?...
    Que opções tenho?
    Alguém tem imagens que possa partilhar de alguma construçao e ampliação em pedra antiga?
    Devo manter uma ruptura entre a parte nova e parte velha tal como está até ao momento no exterior? (parte velha tem telha, pedra velha com junta aberta; parte nova neste momento paredes exteriores em betão, janelas muito grandes, cobertura plana - estrutura moderna e muito simples).

    Agradeço desde já a todos que possam contribuir para este tema.
  2.  # 2

    Olhe, vai-me desculpar... Mas isso tem de discutir com o arqutiecto que fez o projecto de arquitectura, é com ele que tem de ver as opções e consequencias... não é assim que alguém lhe possa dar alguma luz. Não há fotos, não há desenhos do projecto, nada...
    Já discutiu isso com ele, o que está previsto em projecto. alterações de revestimento são passiveis de projecto de licenciamento.

    As juntas das pedras é que se tem cimento, está mal, deveria ser uma argamassa à base de cal natural. Que tipo de pedra é? xisto, granito, é misto...
    •  
      aacc
    • 17 julho 2019

     # 3

    Colocado por: norvindapedra velha


    Há pedra nova?
    Concordam com este comentário: vitriol
  3.  # 4

    O arquiteto sugeriu areado mas tenho dúvidas quanto à conjugação da pedra velha com a parte nova. Tenho pedra velha que "saiu" da casa uma vez que foi demolida uma parede. A casa é em granito.
    Vai-me desculpar também Sr Pedro Barradas, não precisa de ser "agressivo" eu vim aqui ao forum somente pedir opiniões para equacionar a melhor opção já que posso obter aqui a opinião de várias pessoas e não somente do meu arquiteto e se for necessário algum tipo de licenciamento logo se verá se é possível fazer eventuais alterações. No entanto agradeço igualmente o seu contributo, quanto às juntas foram feitas em cimento, se foi um erro terei de o assumir...
    Mais alguem me poderá dar opiniões, fornecer imagens...
  4.  # 5

    nao consegui anexar imagens do projeto nem da casa
  5.  # 6

    fui agressivo!!?, não fui. Mas revejo-me na pele do seu arquitecto... Estas opções tem de ser demonstradas/ tomadas com ele... com os dados real do SEU projecto.

    Colocado por: norvindaA minha questão é a seguinte: Com que material "forro" a parte nova da habitação? "Coloco pedra velha colada ao betão, faz-se um raiado, pintada a que côr?...

    Isso em betão aparente até pode ficar excepcional.. não sei, não sabemos.
  6.  # 7

    qual a envolvência urbana ou não, qual o seu orçamento, quais as tecnicas construtivas presentes,qual o conceito que presidiu ao projecto de arquitectura...

    O que quer dizer com "raiado"?

    quem está na posse de todas as condicionantes é o seu arquitecto... se não está satisfeito com o areado ( presumo que seja um reboco com acabamento areado) peça alternativa ao autor. e peça quais os custos associados... peça-lhe para simular um 3D com outras alternativas... e durante a fase de projecto porque não questionou isto?
  7.  # 8

    Colocado por: norvindase for necessário algum tipo de licenciamento logo se verá se é possível fazer eventuais alterações.

    se for necessário?!! tem dúvidas? está a fazer uma ampliação e o seu arquitecto não lhe disse que isso precisa de licenciamento?

    Quanto à sua questão é como eu lhe perguntar qual das minhas camisas fica melhor com as calças que tenho vestidas.
  8.  # 9

    É óbvio que tem licenciamento. O que queria dizer era que está previsto areado mas talvez outro tipo de revestimento exterior poderia conjugar melhor com a pedra velha de granito. Daí a minha questão no fórum e é claro que se me decidir por outro revestimento que não está previsto no projeto teria de pedir licenciamento para tal. Compreendo que cada um terá a sua opinião mas eu gostaria de ter outras perspectivas.. Vou tentar amanha colocar imagens ja que hoje não consegui.
  9.  # 10

    Às vezes até fica giro a parte nova ser realmente diferente da parte velha. Já o é na arquitectura, e também na cor e revestimento se pode marcar essa diferença. Umas imagens davam jeito mas como já disseram são apenas opiniões sem conhecer toda a obra e o que a rodeia.
    Tal como já disseram, casas de pedra e cimento é um erro que lhe poderá trazer dissabores no futuro. Não têm possibilidade de limpar essas juntas e colocar a argamassa de cal?
  10.  # 11

    Olá a todos.

    Desde já muito obrigado a todos pelos comentários e sugestões.

    Na altura em que o projeto foi realizado o arquiteto também levantou a hipotese de colocar viroc no exterior da parte nova da casa... Acham boa ideia? Se sim em que tom? Como disse anteriormente, também foi levantada a hipotese de ser colocada pedra velha colada na parede exterior da parte nova. Nesse caso, fazendo alguma continuidade com a parte velha ou fazendo uma ruptura com a parte velha e colocando raiado, areado... O projeto aponta para esta última opção.
    O que acham? Que opções disponho que na vossa opinião mais se adequam a este caso? Todas as sugestões sao bem vindas mesmo que para isso seja necessário pedir algum tipo de alteração ao projeto e comunicação do mesmo à Camara. Gostava de ter em conta mais perspectivas que não apenas a minha e do meu arquiteto, se for possível. Algum tipo de imagem de situações similares também seria optimo se pudessem partilhar.

    Vou tentar anexar uma imagem do estado actual da obra, se tal não for possível - uma vez que já tenho tentado e aparece o erro 500 internal server error, peço que me tentem ajudar mesmo assim.
  11.  # 12

    Imagem
    Estas pessoas agradeceram este comentário: norvinda
      Forumcasa.jpg
  12.  # 13

    Que tom de viroc me sugere?
    Tem alguma imagem ou link do viroc lixado.
    Muito obrigado
  13.  # 14

    Obrigado a todos pelos comentários. Gostaria de mais opiniões. Devo informar que a porta principal será parecido com aquilo tom da circo vermelho bruto mais parecido com a madeira penso eu e com um puxador alto em inox
  14.  # 15

    Eu com essa foto não consigo emitir qualquer sugestão.
    Meta aqui os alçados do projecto e fotos mais abrangentes
  15.  # 16

    Olá Sr Pedro neste momento não consigo colocar aqui os alçados mas digo lhe que são exatamente como se Vê um pouco da foto. Três lados com grandes vãos isto é cada lado com uma grande janela acima dos 3m cada uma de largura e em toda a volta tem uma pala com 1.20 de largura. Apenas um dos lados não tem qualquer janela - parte de trás pois fica enterrada. A estrutura nova e algo com linhas direitas tendo 3 janelas grandes como da um pouco p ver na foto e o outro lado enterrado.Se conseguir vou tentar colocar mais tarde essas fotos. No entanto, no caso de não conseguir gostaria ainda assim de obter algum feedback. Muito obrigado
  16.  # 17

    Vou tentar colocar aqui a imagem dos alçados (excepto o da parte de trás uma vez que está enterrada e porque execedo o tamanho máximo do ficheiro) para poderem dar a opinião de que acabamento combinará melhor com a parte velha da casa que é em pedra antiga com junta aberta em cimento, sendo que a parte nova é em betão e levará capoto. Toda a caixilharia será aluminio cor antracite. Caso não consiga colocar a imagem dos alçados irei solicitar à administração do forum que o faça se faz favor e nesse caso se for possível envio os 4 alçados. Agradeço a todos os comentários e sugestões
  17.  # 18

    Infelizmente apesar de ter enviada as imagens dos alçados para a Administracao do fórum, reparei que essas imagens nao foram colocadas aqui na discussão,pelo que lamento esse facto ao qual sou totalmente alheio.
    Esqueci-me de referir ao longo dos comentários que uma vez que a parte nova levará capotou o arquiteto sugeriu que as paredes exteriores da parte nova da casa fossem na cor Taupe . Mais alguém tem algum comentário ou sugestão quanto ao revestimento exterior da parte nova que cônjuge na vossa opinião com a parte velha da casa a qual é em pedra antiga com junta aberta em cimento como podem verificar na primeira página desta discussão.
    Desde já muito obrigado
  18.  # 19

    Meu conselho. Confie nas escolhas do seu técnico.
 
0.0186 seg. NEW