Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Tenho um poço com motor. Motor dentro do poço (não dentro da água) e do lado de fora um balão de uns 25L.
    Bem ou menos bem, lá foi funcionando.
    Acontece que agora não consigo usar mangueiras nas torneiras nem torneira semi aberta. A água só sai se torneira aberta no máximo, basta que eu feche um pouco ou coloque uma mangueira e a pressão começa logo a reduzir até que o motor não puxa mais água.
    É como que se devesse existir um caminho 100% livre do balão até à saída da água pois se reduzir esse caminho (creio que chamado caudal) seja através de uma mangueira ou do fechar mesmo que ligeiramente da torneira, perde-se toda a pressão e o motor não puxa mais água.
    Não compreendo ao que se deve. Tenho depois que tirar o ar do funil e colocar água e abrir a torneira ao máximo para voltar a ter o motor a puxar. Sem mangueiras não consigo regar a relva e está a morrer. Ou, teria que ir a baldes...

    Alguém reconhece esta situação e conhece solução?
    Obrigado.
  2.  # 2

    Veja primeiro se o balão tem ar, se não tiver coloque ar, se não resultar compre um balão novo
  3.  # 3

    Colocado por: Fabioramod84Veja primeiro se o balão tem ar, se não tiver coloque ar, se não resultar compre um balão novo


    Ter ar. E é novo.... tem 1 ano... o problema será do balão? O motor também é novo, tem no máximo 2 anos...
  4.  # 4

    Quando comprou o motor disse a que prefundidade ele chupava e a quantos metros de altura era para mandar a agua
  5.  # 5

    Colocado por: Fabioramod84Quando comprou o motor disse a que profundidade ele chupava e a quantos metros de altura era para mandar a agua


    Sim, este motor é igual ao anterior que estava e o anterior estava talvez com 20 anos. Sempre funcionou. Durante o inverno não o utilizo. Comecei a usar nas últimas semanas mas só consigo encher baldes pq se uso mangueira, perde de imediato pressão e fica a trabalhar em seco.
  6.  # 6

    E o chupado é novo ou é o mesmo
  7.  # 7

    Chupador
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mysterium
  8.  # 8

    Colocado por: Fabioramod84Chupador


    O que é o chupador? É o tubo fino que tem um funil?
  9.  # 9

    É a peça q está no tubo no fundo do poço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mysterium
  10.  # 10

    O tubo que está dentro do poço tem uma peça no final e ela deva de deixar passar a água para dentro do poço e não pode acontecer, quando fizer a substituição veja se não fica com fugas se não acontece a mesma coisa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mysterium
  11.  # 11

    Colocado por: Fabioramod84O tubo que está dentro do poço tem uma peça no final e ela deva de deixar passar a água para dentro do poço e não pode acontecer, quando fizer a substituição veja se não fica com fugas se não acontece a mesma coisa
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mysterium


    Desconhecia... sempre julguei que era apenas um tubo e nada havia na ponta. Vou investigar. Mesmo assim, não compreendo a relação com a perda total e imediata de pressão da água até deixar de sair água assim que se coloca uma mangueira ou fecha a torneira...

    Mas já ajudaram as dicas, pelo menos a ter algo mais onde procurar.
  12.  # 12

    Colocado por: Fabioramod84O tubo que está dentro do poço tem uma peça no final e ela deva de deixar passar a água para dentro do poço e não pode acontecer, quando fizer a substituição veja se não fica com fugas se não acontece a mesma coisa
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mysterium


    Tirei motor do poço, consegui puxar o tubo. encontrei o tal puxador na ponta. É uma espécie de filtro. Não tem nenhum detrito... pelo que o problema não deverá ser aí.
    Foto em anexo.

    O que mais poderei tentar?

    Entretanto, percebi que no "joelho" abaixo do balão e já a entrar no chão no cimento, tem uma pequena fuga de água, na rosca. Deve estar mal apertado... mas nada de significativo. Provavelmente essa fuga sempre existiu. Mas este problema da pressão de água se perder totalmente só agora apareceu.

    Acrescento, medições que fiz hoje. O poço tem no total 9.5 mts profundidade. 5 metros estão secos. 4.5metros têm água. O tubo tem 6metros e ainda posso descer motor que está preso com cabo de aço. Portanto, o tubo entra em profundidade suficiente para puxar a água....

    O MOTOR É ESTE: https://oliju.pt/docs/manuals/Pt_Es_Fr_En_mb.pdf




  13.  # 13

    Meta água dentro dessa peça é veja se ela a deixa sair se deixar e porque está avariada isso 3 uma valvola de retenção só deixa passar água num sentido se deixar passar nos dois e porque está avariada
  14.  # 14

    Então, Tire a mangueira do balão. Sai água com fartura? Só com a mangueira é que não dá? Tem lixo dentro da mangueira? Há varias coisas a analizar aqui.
  15.  # 15

    Colocado por: luisrdsEntão, Tire a mangueira do balão. Sai água com fartura? Só com a mangueira é que não dá? Tem lixo dentro da mangueira? Há varias coisas a analizar aqui.


    Neste momento tenho o motor fora do poço e sem o tubo que puxa a água. Tiro na mesma a mangueira do balão? Havendo lixo, que dificulte a passagem de água, estará em algum local específico? Na mangueira presumo que não haja lixo porque a pressão da água leva o lixo. Haverá lixo dentro do balão? Nem sei se é suposto abrir-se um balão... E dentro do motor também haverá lixo e terei que o abrir?
    Neste momento estou a colar a mangueira de puxar água ao motor com cola e veda pois reparei que ao puxar a água, saí-a um pouco de água na junta que liga mangueira que puxa ao motor apesar de ter uma abraçadeira. Creio também que a mangueira só pode puxar água e não pode puxar ar? Pode haver alguma entrada de ar na mangueira...

    Quais mais passos recomendam a tomar e analisar?
  16.  # 16

    Colocado por: Fabioramod84Meta água dentro dessa peça é veja se ela a deixa sair se deixar e porque está avariada isso 3 uma valvola de retenção só deixa passar água num sentido se deixar passar nos dois e porque está avariada


    Tem razão, só passa água por um lado. Mas está funcional, coloquei água pelo lado da junção da mangueira e a água não passa.

    Que mais posso verificar?
  17.  # 17

    Uma dúvida que eu tenho é sobre o funil para a ferragem. Tenho uma mangueirazinha que dá a um funil/cone. Uso para colocar água para o motor arrancar. Acontece que esse cone tinha uma borrachinha que se perdeu e eu coloquei uma que não era igual. Nunca percebi se o cone deveria ou não deixar passar alguma água / ar. Ou, se deve bloquer em 100% a passagem de ar e água quando totalmente enroscado.
  18.  # 18

    Colocado por: mysteriumdeve bloquer em 100% a passagem de ar e água quando totalmente enroscado.
  19.  # 19

    Esse copo, é para "ferrar" o motor quando este "desferra", ora se o motor se "desferra", é porque está a perder água...
    Se está a perder água deve verificar a "pinha" q está no tubo no fundo do poço (disse q estava ok), deve verificar a união do tubo no motor (disse q estava a perder água, e colocou cola e veda, não acho q seja o mais correcto)... em resumo tem q verificar q está tudo sem fugas...

    Coloque umas fotos do motor, do cone, do tubo onde colocou o cola-veda, etc...
  20.  # 20

    Colocado por: nunos7Esse copo, é para "ferrar" o motor quando este "desferra", ora se o motor se "desferra", é porque está a perder água...
    Se está a perder água deve verificar a "pinha" q está no tubo no fundo do poço (disse q estava ok), deve verificar a união do tubo no motor (disse q estava a perder água, e colocou cola e veda, não acho q seja o mais correcto)... em resumo tem q verificar q está tudo sem fugas...

    Coloque umas fotos do motor, do cone, do tubo onde colocou o cola-veda, etc...


    Actualizações: depois de ter tirado a mangueira que puxa, cortado uns cm's de mangueira na parte que junta com motor para cortar com eventuais possibilidades de orifícios, colocado cola e veda e com a pistola de ar quente aquecer a parte da mangueira que vai unir com motor, unir tudo, colocar abraçadeira e esperar umas 8 horas para cola e veda secar, finalmente coloquei novamente mangueira dentro do poço.
    Fiz também um teste de pressão sobre a mangueira que puxa, enchia com água fora do poço para verificar se teria algum orifício.

    Liguei o motor e a única situação é que na junção da mangueira com motor (no mesmo lugar com meti cola e veda) continua a borbuhlar, a sair ar e também um bocadinho de água.
    No entanto, tenho a ideia de que sempre houve uma pequena fugazinha.

    Poderá ser essa a causa? E se sim e tendo em conta que já usei pistola ar quente + braçadeira + cola e veda e mesmo assim sai ar e água, o que recomendam para isolar?

    Quanto ao copo, continuo na dúvida se o copo deve bloquear a 100% a passagem de água e ar? Porque se sim, em vez do copo, posso simplesmente colocar algo que feche totalmente a entrada de ar/água na mangueira de ferrar? E destapo quando necessário ferrar. O copo está nas imagens que envio de seguida.

    UNIÃO MANGUEIRA COM MOTOR - usei pistola ar quente + cola e veda mas continua a sair umas GOTAS de água e ouve-se os burburinhos do ar a sair


    COPO (só tenho a parte de metal, creio que antigamente havia uma borrachinha pelo que coloquei eu essas borrachas)





    MANGUEIRA para ferrar. Tapei com esse silicone em vez do copo pois estava a entrar/sair ar e água apesar de fechado
 
0.0252 seg. NEW