Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Pretendo renovar o meu escritorio, e estou a pensar aplicar osb nas paredes. A minha duvida prende-se com o fato de como fixar o osb. Estou a pensar comprar osb com 9mm de espessura e por isso pergunto se prega-lo á parede é a melhor solução (visto que nao pretendo despender muito dinheiro com esta brincadeira) ou se existe algum tipo de cola indicada para o efeito.
    Já agora , acham que com 9mm de espessura o painel vai empenar? Cortados, os paineis terao 1.25x2.10 (L x A).

    Obrigado desde já.
  2.  # 2

    Eu apliquei numas paredes de escritório da seguinte forma

    . . .

    . . .

    . . .


    Ou seja comprei buchas e parafusos e umas anilhas que se cravam na madeira.

    Se ver os parafusos lhe causa confusão, faça com o prego líquido, como sugeriu o MJ

    Eu não fiz estrutura, apliquei directamente na parede.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pbasto
  3.  # 3

    Mas esse prego líquido não demora a secar? Porque como.vou segurar os painéis (que serão colocados ao alto) até a cola secar? Há alguma marca que aconselham? E é colado por pontos ou tenho de "barrar" os painéis?
  4.  # 4

    Tive para responder o mesmo :) mas noutro dia disse a uma pessoa para procurar no Google e disse que o meu comentário era desrespeitoso, por isso tive calado :)

    E só por curiosidade vou ver no YouTube para ver o que teria poupado no caso de ter usado prego líquido...

    Na altura ainda não frequentava o fórum :)
  5.  # 5

    Colocado por: pbastoMas esse prego líquido não demora a secar? Porque como.vou segurar os painéis (que serão colocados ao alto) até a cola secar? Há alguma marca que aconselham? E é colado por pontos ou tenho de "barrar" os painéis?


    Num outro tópico falaram numa espuma de colagem da marca quilosa.
    Este vídeo é da espuma da marca titan
    https://youtu.be/kQP2eoPJPHA

    Demoram 60 segundos a colar...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pbasto
  6.  # 6

    Colocado por: nunos7

    Num outro tópico falaram numa espuma de colagem da marca quilosa.
    Este vídeo é da espuma da marca titan
    https://youtu.be/kQP2eoPJPHA

    Demoram 60 segundos a colar...


    parece poliuretano!! isso será que nao expande??

    a da quilosa encontra-se no aki 10€ cada bomba
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pbasto
  7.  # 7

    E o poder de amarração dessa espuma é forte? Para painéis de 2.10x1,25? Não vai cair depois?
    •  
      nunos7
    • 22 julho 2019 editado

     # 8

    Verifiquem a ficha técnica do produto, nunca utilizei nenhum dos produtos, não lhes sei responder.

    No caso do autor do tópico eu segia o conselho do **** de colocar uns montantes (no seu caso pode utilizar ripas de madeira), e depois com uma pistola de pregos era um prego e estava pronto.
    Neste caso utilizei montantes (dos utilizados no pladur) e pregos (pistola de compressor), como podem ver na foto não se notam...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pbasto, JonyCosta
      Screenshot_4.png
      Screenshot_5.png
  8.  # 9

    Comprei uma placa de OSB de 18mm que pretendo fixar na parede da minha garagem (vai servir essencialmente para pendurar ferramentas, numa área de trabalho para bricolages que estou a fazer na garagem).

    Será que vale a pena fixar primeiro uns perfis de madeira e só depois fixar a placa a esses perfis, ou mais vale fixar a placa diretamente à parede?

    A parede tem uns 2cm de reboco (areado), sendo que a parede em si é de betão. Comprei uns conjuntos de parafusos com bucha de 60mm, daqueles de pregar. Serão os mais adequados? Valerá a pena usar antes buchas metálicas de expansão para este caso?
  9.  # 10

    Eu colocaria uns perfis primeiro na parade e pregava/aparafusava a placa de OSB a esses perfis.
    A razão é que fica com mais espaço até à parede na eventualidade de aparafusar fixações para segurar ferramentas e não está limitado pelos 18mm da placa.
    Desta forma também é mais fácil marcar os pontos na parede para furar e depois acertar com as ripas/perfis de madeira.
    Como alternativa às ripas de madeira pode usar mestras galvanizadas como as que se usam nos sistemas de gesso cartonado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nortenho
  10.  # 11

    Ok, muito obrigado pela sugestão.
    Posso talvez arranjar umas ripas de 3x3 e fixar 3 ripas (uma em cada extremidade e outra ao centro), dado que a placa tem 2m x 1.25m.
    São é mais 3cm que perco de espaço. Não é que seja muito relevante, mas assim já não fico com a bancada de trabalho alinhada com outra que já lá tenho :)
  11.  # 12

    Ppode eventualmente, e como complemento, aparafusar umas tiras de OSB nos topos, para esconder o ripado, embutir uma tomada electrica no OSB, uma lampada fluorescente no topo e fica com um painel multifunções de topo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nortenho
  12.  # 13

    Acabou de me dar uma excelente ideia, pois ia ter de andar com extensões para resolver a questão da eletricidade.
    Como tenho uma tomada por perto (e por cima uma saliente), posso facilmente fazer chegar tubagem até à zona do painel e instalar lá um conjunto de tomadas num dos lados, com umas caixas fundas para pladur de pouca profundidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
  13.  # 14

    Pode inclusive furar o painel enviesado, de cima para baixo, para guardar chaves de fendas e de estrela, enfim, um sem numero de possibilidades com um painel afastado da parede :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nortenho
 
0.0168 seg. NEW