Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos os "entendidos" no assunto.
    Arrendei "bocaaboca" numa imobiliária, uma moradia que vai estar disponível daqui a 2 meses e meio. Entreguei a documentação (que foi aceite) e perguntei se queriam já a caução (para me garantir a reserva e ficar tranquila). Disseram que não e que a entregava quando se assinasse o contrato.
    Não havendo nenhum documento escrito a comprovar o que se combinou verbalmente, poderá a imobiliária voltar com a palavra atrás e arrendar a moradia a outra pessoa? Mesmo depois de ter entregue a documentação e ter-me sido confirmado o arrendamento do imóvel em determinado mês? Eu sei que se tem de confiar na palavra das pessoas mas é que a partir do momento em que me reservaram o mesmo, eu deixei de procurar outras alternativas. E faltando ainda algum tempo, a ansiedade tem sido grande. Obrigada a quem me conseguir esclarecer.
    • size
    • 20 julho 2019

     # 2

    Perante o seu grande interesse nessa moradia, não confie nesse acordo `bocaaboca``. Isso só poderia ser confiável perante completa confiança entre as pessoas envolvidas.
    Apresente as suas razões de ter que ficar tranquila com certeza de ter encontrado a habitação que procura e que, por isso, deseja formalizar o contrato de promessa do arrendamento. É o que a imobiliária deveria ter logo proposto. O não ter feito, faz desconfiar....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mariantonieta
  2.  # 3

    Calculo que, a partir do momento em que a imobiliária sabe que vou rescindir o meu contrato de arrendamento atual de forma a dar entrada nessa moradia no tempo definido, esteja "automaticamente" obrigada a ter de cumprir com a reserva! Caso acontecesse o pior, existe alguma lei que me defenda, enquanto arrendatária com dependentes a meu cargo?
    Obrigada pela "ajuda".
    • size
    • 20 julho 2019

     # 4

    Pois, a imobiliária saberá disso, mas faltará saber se vai cumprir com o que acordou consigo de forma verbal . Por isso, será conveniente, preto no branco.

    Para a qualidade de arrendataria não existe nenhuma norma `especial` que possa salvaguardar a continuação na casa arrendada para além do termo do contrato, provocado pelo seu pedido de rescisão. Apenas poderá ter essa possibilidade com o necessário acordo do senhorio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mariantonieta
  3.  # 5

    O problema é que o meu arrendamento atual é verbal e não há nenhum comprovativo escrito de como vamos sair em determinado dia. A imobiliária em questão já foi minha intermediária há uns anos atrás à qual nunca falhei com qualquer pagamento. Daí o facto de me terem dito que só entregaria a caução no dia de se assinar o contrato. De qualquer das formas, vou exigir o tal contrato de promessa de arrendamento para efeitos escolares. Obrigada mais uma vez! 😊
    • size
    • 20 julho 2019

     # 6

    Mas tendo o objectivo e grande desejo na nova habitação, será preferível desprezar as possíveis alternativas do actual arrendamento e pugnar por concretizar de forma eficaz o novo arrendamento.
    Não sei se o contrato promessa terá valor para efeitos escolares. ?
    Nada impede que em vez de qualquer contrato de promessa, se formalize já o contrato de arrendamento, com a clausula de entrada em vigor futuro, por exemplo a partir do dia 1 de Setembro .
  4.  # 7

    Pode sempre celebrar o contrato já, deixando escrito que tem feitos a partir da data tal.
  5.  # 8

    O senhorio em questão só conseguirá assinar o contrato a meio de Setembro uma vez que já é uma pessoa de idade e está no estrangeiro. Por isso, assim que vier a Portugal, tratar-se-á disso. Foi o que ficou combinado com a imobiliária.
    O que me atormenta é mesmo a situação que expus em cima do facto de a imobiliária puder voltar com a palavra atrás e avançar com o arrendamento a outra pessoa, uma vez que nada ficou escrito, nada ficou assente que combinámos isto e aquilo.
    O facto de não se formalizar já o contrato está relacionado com a ausência do senhorio.
    • size
    • 20 julho 2019

     # 9

    Na impossibilidade de se formalizar o contrato arrendamento, e para a coisa ficar assegurada, convinha mesmo, a existência do contrato de promessa. Mas, neste, também será necessário a assinatura do senhorio ou de seu procurador.

    Através de que meio é que encontrou essa habitação ?
    Publicidade da imobiliária ? Se sim, confira se a publicidade foi retirada, após o acordo ocorrido consigo ?
  6.  # 10

    Foi na própria imobiliária. E sim, o imóvel já foi retirado. Acho que à partida, posso estar descansada. Veremos.
  7.  # 11

    Já avisou o senhorio da casa actual que vai sair? No seu caso se existe o risco de não ter a casa disponível fale só quando tiver a certeza mesmo que pra isso tenha de pagar uma renda extra. Aconteceu me uma semelhante situação e depois da a agência roer a corda vi me obrigado a arranjar um apartamento em 15 dias e fazer a dita mudança. A escolha obviamente não foi das melhores dada a urgência e acabei por ter de sair novamente e dessa vez só informei o senhorio quando tinha as chaves da casa. Paguei duas rendas nesse mês e tive 2 meses para fazer a mudança com calma e tratar de activar e cancelar contratos. Financeiramente é puxado mas aí garantidamente não perde a casa em que está e não tem de correr a procura de outra que preencha os requisitos assim as pressas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mariantonieta
  8.  # 12

    Pedro, nesse caso não existia nenhuma lei que o protegesse enquanto futuro inquilino? A imobiliária não cumpriu com a palavra e o Pedro acabou por sair prejudicado. Será que não há nenhuma salvaguarda nessas situações? Pelo menos, a obrigação da imobiliária lhe arranjar outro imóvel idêntico para a data que tinha acordado.
  9.  # 13

    Colocado por: MariantonietaPedro, nesse caso não existia nenhuma lei que o protegesse enquanto futuro inquilino? A imobiliária não cumpriu com a palavra e o Pedro acabou por sair prejudicado. Será que não há nenhuma salvaguarda nessas situações? Pelo menos, a obrigação da imobiliária lhe arranjar outro imóvel idêntico para a data que tinha acordado.
    foi a própria agência a agir de má fé ao enrolar me. Provavelmente queria o imóvel para um amigo ou familiar. A lei é muito bonita mas vaga no que se trata de proteger os interesses dos clientes e sendo essa a vida é trabalho deles sabem como fazer para enganar as pessoas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mariantonieta
  10.  # 14

    Pois. O meu receio é mesmo esse. Que, por alguma razão, entreguem a moradia a outra pessoa que lhes convenha sem ser eu. O arrendamento na zona que pretendo é quase nenhum por isso seria muito fácil o arrendamento de qualquer imóvel disponível. Vou aguardar. Só o futuro o dirá.
  11.  # 15

    Colocado por: MariantonietaPois. O meu receio é mesmo esse. Que, por alguma razão, entreguem a moradia a outra pessoa que lhes convenha sem ser eu. O arrendamento na zona que pretendo é quase nenhum por isso seria muito fácil o arrendamento de qualquer imóvel disponível. Vou aguardar. Só o futuro o dirá.
    daí dizer para se precaver...
  12.  # 16

    Obrigada Pedro Gomes.
 
0.0189 seg. NEW