Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá malta,

    Equipei minha moradia em Sintra com um sistema de VMC de fluxo cruzado.

    Durante o inverno e épocas frias, quando a temperatura exterior é mais baixa, o sistema funciona maravilhosamente bem. O ar que entra é aquecido, e com isso a humidade da casa fica bem baixa, por volta dos 45 a 60%.

    Há algumas semanas, acredito ser pela diferença de temperatura do exterior para o interior da casa ser muito baixa ou até negativa (mais calor do lado de fora do que dentro da casa), a humidade em casa tem subido bastante.

    Anexei a esta mensagem gráficos do comportamento de uma das divisões da casa em abril e junho. A linha vermelha indica a velocidade do VMC.

    Para quem tem VMC em casa, é esse o comportamento esperado?

    Nessa altura fazem o quê, abrem as janelas? Eu estava a pensar em fazer um sistema de bypass para o verão (meter ar frio para dentro durante a noite), mas pelos vistos vou é aumentar muito a humidade dentro de casa...

    Obrigado pela atenção
      junho.png
      abril_.png
  2.  # 2

    Colocado por: felipesistema de VMC de fluxo cruzado.
    marca e modelo da mesma?
    localização das bocas de retorno \insuflação,

    como é que é feito o controle da VMC?
  3.  # 3

    A maquina foi feita em casa. Utiliza 2 motores tipo turbina, o permutador de calor é feito com placas de polipropileno alveolar empilhadas, uma a 90 graus da outra.
    Adicionei imagem do gráfico de temperatura com as medições nas entradas e saídas da máquina (sim, funciona!), e fotos da máquina.

    A instalação é padrão, com bocas de insuflação nos quartos/sala e extração nas casas de banho/cozinha.

    Só tenho controle da velocidade, posso ter através de higrostato (quando as casas de banho passam de 75% = velocidade máxima) ou manual (sempre que vamos tomar banho, ligamos a maquina na velocidade máxima).

    Costumo deixar a maquina sempre ligada na velocidade mínima para ir fazendo a troca do ar da casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mica
      IMG_20190210_113200.jpg
      IMG_20181116_111522.jpg
      IMG-20190210-WA0006.jpg
  4.  # 4

    com um delta t de 4ºC, tem melhores resultados se desactivar a insuflação.
  5.  # 5

    Tem algum sistema de arrefecimento a funcionar?
  6.  # 6

    Colocado por: alexpTem algum sistema de arrefecimento a funcionar?


    Não, sem arrefecimento, apenas o ar de Sintra... lol!
  7.  # 7

    Colocado por: jorgealvescom um delta t de 4ºC, tem melhores resultados se desactivar a insuflação.

    Não percebi bem, devo desligar a ventoinha de insuflação e deixar ligada apenas a de extração?

    O delta T, é calculado entre o ar de dentro da casa e ar exterior? Ou entre o exterior e o ar de insuflação? Ou de outro jeito?
    • SMBS
    • 21 julho 2019

     # 8

    Uma técnica usada inclusivamente em indústria é ter plantas em casa. Elas regulam a humidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: felipe
 
0.0123 seg. NEW