Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas
    Vou colocar uma questão, agradecendo as opiniões e sugestões de todos.

    Um familiar tem um prédio misto,à venda, e ultimamente apareceu-lhe uma pessoa de etnia cigana interessada na compra para, devido à extensão do mesmo, instalar lá uma Comunidade Cigana.
    Esse familiar reside a cerca de 3 km do local, pelo que não lhe importam quem vai para lá, embora respeite essa etnia como qualquer outra.
    Quem parece não gostar da hipotética vizinhança são os vizinhos chapados a esse prédio.
    Será legal esse meu familiar negar a venda só por serem pessoas de etnia diferente da nossa?
    • size
    • 21 julho 2019 editado

     # 2

    Em boa verdade, não será legal. Não pode haver discriminação
    Os vizinhos podem resolverem o problema, comprando o prédio, utilizando, talvez, o direito de preferência.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  2.  # 3

    Já estou mesmo a ver os tais vizinhos chapados ao prédio a fazerem as malas.
  3.  # 4

    Mas pode-se negar a vender. Simplesmente porque não quer vender a A e sim a B ou C, a menos que haja direito de preferência envolvido, mas penso que este só se aplica a terrenos agrícolas e florestais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Antonino Reis
  4.  # 5

    Mas parece que o problema é que são os da referida etnia que mais dinheiro estão a oferecer pelo prédio.
    E não há o direito de preferência, dado ser um prédio misto
  5.  # 6

    Então e o seu familiar vai deixar de vender porque os vizinhos não gostam de quem vai comprar o prédio?
    Essa está boa...
    Concordam com este comentário: Antonino Reis
    • SMBS
    • 21 julho 2019

     # 7

    Ele que venda e os vizinhos que não deixem montar acampamento. Com queixas sucecivas. Ninguém pode fazer barracas nem acampar onde quer.


    Não se esqueçam é que o pagamento não pode ser em dinheiro. Com certeza ultrapassa os limites legais
    Concordam com este comentário: pauloagsantos
  6.  # 8

    Colocado por: SMBSEle que venda e os vizinhos que não deixem montar acampamento. Com queixas sucecivas. Ninguém pode fazer barracas nem acampar onde quer.


    Não se esqueçam é que o pagamento não pode ser em dinheiro. Com certeza ultrapassa os limites legais

    Essa de não deixar montar acampamento, se calhar, vai-lhes ser um bocado difícil, não sei se me faço entender?
    (Por exemplo: aqui na minha zona, já aconteceu que, numa operação STOP, determinadas forças de segurança mandavam parar todos os carros, excepto os dos ciganos - a essa assisti eu e outros e protestámos, mas de nada valeu).
    Concordam com este comentário: JJMoreira
  7.  # 9

    Colocado por: sizedireito de preferência.

    Só para terrenos rústicos.
  8.  # 10

    Colocado por: SMBSNão se esqueçam é que o pagamento não pode ser em dinheiro. Com certeza ultrapassa os limites legais


    Nunca fiando!
      0000579_ze-povinho-toma-medio.jpg
  9.  # 11

    Para os vizinhos ficarem em paz colocar sapos em faiança à porta!!!
      transferir.jpeg
  10.  # 12

    Colocado por: Antonino Reisexcepto os dos ciganos -

    É gente acima da lei.
  11.  # 13

    Colocado por: SMBSEle que venda e os vizinhos que não deixem montar acampamento. Com queixas sucecivas. Ninguém pode fazer barracas nem acampar onde quer.


    Não se esqueçam é que o pagamento não pode ser em dinheiro. Com certeza ultrapassa os limites legais
    Concordam com este comentário:pauloagsantos

    A questão também é essa. Será legal? Ou será que, sendo proprietários, podem montar acampamentos?
    É que vê-se por aí acampamentos por todo o lado, por vezes mesmo em terrenos alheios!
    Esse meu familiar não queria causar desconforto no local, mas também não queria perder dinheiro, vendendo mais barato a outro.
  12.  # 14

  13.  # 15

    Afinal a propriedade dá para as caravanas ficarem longe ou o barulho será previsivelmente incomodativo?


    Há árvores e vegetação de grande porte ou é um descampado?
  14.  # 16

    Colocado por: PalhavaAfinal a propriedade dá para as caravanas ficarem longe ou o barulho será previsivelmente incomodativo?


    Há árvores e vegetação de grande porte ou é um descampado?


    Trata-se de um prédio com casa e terreno com cerca de 1,0 hectare, isolado a sul, mas com casas a norte, pegadas ao terreno e apenas com arbustos.
    Pode dar para ficar longe ou perto, dependendo da quantidade de elementos, pois que esse meu familiar me falou em uma Comunidade, também não sabendo a quantidade de elementos.
  15.  # 17

    Colocado por: PalhavaLegislação

    https://dre.pt/home/-/dre/107596685/details/maximized


    http://www.fcmportugal.com/CampismoLei.aspx
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Antonino Reis


    Parece que não é novidade de que algumas pessoas não são propriamente cumpridoras da lei. Para algumas, infringir a lei é para o lado que dormem melhor, porque não há muito quem as enfrente, sem ofensa para nenhuma pessoa ou etnia.
  16.  # 18

    Cada um se agarra àquilo que tem para enfrentar o mundo.
  17.  # 19

    Colocado por: cabocheEntão e o seu familiar vai deixar de vender porque os vizinhos não gostam de quem vai comprar o prédio?
    Essa está boa...
    Concordam com este comentário:Antonino Reis

    Eu vendia a quem desse mais e quem não estivesse bem que se mudasse.
    Aliás, preço por preço, vendia a essa raça. Assim, e dado ter dito que não havia direito de preferência, até podia vender por 100 e escriturar por 20 ou 30, porque normalmente pagam em nota
  18.  # 20

    É simples.
    Se quer vender, venda, seja qual for o comprador.
    Os vizinhos directos eventualmente podem ter um problema - que teram que resolver no futuro. Não será da sua disponibilidade.

    O valor de venda é aquele que estipular. Mais alto ou mais baixo, pode pedir o que quiser, compreende?
    Quanto mais alto o preço mais dificil será encontrar um comprador disponível para cobrir o pedido.

    Não vá nesses negócios de escriturar por um valor e receber á parte o resto.
    Concordam com este comentário: Antonino Reis
 
0.0209 seg. NEW