Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia.

    Estou a pensar em adquirir uma moradia em 2ª mão para remodelação. A construção original da casa (1974) possuia apenas um piso térreo, mas em 2000, aproveitou-se a remodelação da mesma, tendo-se avançado para a construção de um 1º piso.

    Tendo recentemente visitado o imóvel, detectei na sala alguma humidade na parede que dá para o exterior, bem como algum salitre na zona das escadas (que também dá para o exterior). Segundo o vendedor, a humidade devia-se especialmente ao facto da casa ter sido pintada em 2000 e permanecido fechada desde então. Na mesma visita, o mesmo vendedor referiu que as paredes não possuiam caixa de ar.

    Face a estas 2 questões, gostaría de saber:

    1) Humidade - existe alguma forma de saber o estado da parede sem a picar? Caso pique a parede de toda a casa, como posso garantir que não volto a ter o mesmo problema no futuro?
    2) Caixa de ar - fui informado que poderia colocar no interior da casa um isolamento entre a parede e uma estrutura de pladur para reproduzir esta caixa de ar, mas tal solução levaria a uma perda considerável de área útil da casa. É possível construir esta segunda parede no exterior da casa ficando a caixa de ar entre esta nova parede e a existente? Se sim, teria de colocar projecto à câmara devido ao tipo de obra?

    Em anexo planta da casa.

    Cumprimentos,

    JPires
  2.  # 2

    se for salitre convinha isolar fundações
    caixa de ar convem fazer como diz, não vai tirar muito espaço, e mesmo se tirar algum espaço vale sempre a pena.
    cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jpires76
  3.  # 3

    Colocado por: Jpires76Segundo o vendedor, a humidade devia-se especialmente ao facto da casa ter sido pintada em 2000 e permanecido fechada desde então.

    Não sabe do que fala. Se têm salitre, é porque existem infiltrações algures, sejam humidades ascendentes, seja por a paredes estar encostada ao terrno seja por infiltrações nas paredes

    Colocado por: Jpires76Caso pique a parede de toda a casa, como posso garantir que não volto a ter o mesmo problema no futuro?
    Não pode, porque não estará a tratar o origem do problema. Enquanto essa lá estiver, só andará a gastar dinheiro

    Colocado por: Jpires762) Caixa de ar - fui informado que poderia colocar no interior da casa um isolamento entre a parede e uma estrutura de pladur para reproduzir esta caixa de ar, mas tal solução levaria a uma perda considerável de área útil da casa.

    Apenas estará a tapar o problema

    Colocado por: Jpires76É possível construir esta segunda parede no exterior da casa ficando a caixa de ar entre esta nova parede e a existente? Se sim, teria de colocar projecto à câmara devido ao tipo de obra?

    É possível, mas não é viável. Implicaria refazer a fachada toda, mudar cantarias, caixilharia. Não é economicamente viável
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jpires76
  4.  # 4

    Desde já muito obrigado pelas respostas.

    Colocado por: PauloCorreiaNão sabe do que fala. Se têm salitre, é porque existem infiltrações algures, sejam humidades ascendentes, seja por a paredes estar encostada ao terrno seja por infiltrações nas paredes


    Concretizando um pouco mais, detectei uma mancha de humidade na parede da sala. Esta parede não tem canalizações segundo entendi, estando exposta directamente para o exterior. Também reparei que as telhas sobressaem pouco da casa e a mesma não possui algeirozes, o levando a agua da chuva a escorrer pelas paredes. Poderá ser essa a causa da mancha? Se assim for, poderei ter de mudar o revestimento exterior (tendo em consideração que o mesmo deve ter sido mudando em 2000)?

    Detectei o salitre na zona das escadas. Como podem ver na planta foi criada em 2000 uma zona nova na casa que alberga as escadas de acesso ao 1º andar. É possível que o salitre advenha também das paredes acabarem por escorrer as chuvas?

    Cumprimentos,

    Joao Pires
  5.  # 5

    Colocado por: Fernando Gabrielse for salitre convinha isolar fundações
    caixa de ar convem fazer como diz, não vai tirar muito espaço, e mesmo se tirar algum espaço vale sempre a pena.
    cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Jpires76


    Caro Fernando,

    Falaram-me que a implementação de uma caixa de ar interior implicaria sempre a perda de cerca de 8-10 cm de espaço em cada divisão com parede exterior. Sendo algumas das divisões mais ao comprido, receio que a perda acabe por fazer alguma diferença.

    cumprimentos,

    Joao Pires
  6.  # 6

    sim no minimo à volta disso se colocar pladur se for tijolo será mais, quanto tem de largura nas divisões? em principio só se for muito estreito é que faz muita diferença, fiz isso num projecto de 4 metros de largura, mas consegui resolver, agora têm de se resolver bem os espaços,
    no caso que lhe estou a falar coloquei/projectei caixa de ar 5cm + isolamento 3cm+ alvenaria de 11cms
    cumprimentos
  7.  # 7

    Colocado por: Fernando Gabrielsim no minimo à volta disso se colocar pladur se for tijolo será mais, quanto tem de largura nas divisões? em principio só se for muito estreito é que faz muita diferença, fiz isso num projecto de 4 metros de largura, mas consegui resolver, agora têm de se resolver bem os espaços,
    no caso que lhe estou a falar coloquei/projectei caixa de ar 5cm + isolamento 3cm+ alvenaria de 11cms
    cumprimentos


    Caro Fernando, falamos de 3,5 nas divisões mais estreitas, como aliás pode ver na planta.
  8.  # 8

    estou com dispositivo móvel não abre zips, 3,5 então ficava com com 3,20+-, depende da função dos espaços mas em principio consegue-se resolver um espaço, com 3,20, depende da profundidade e da função também.
    quando tiver possibilidade dou uma olhadela à planta.
    cumprimentos
  9.  # 9

    Caro Fernando, obrigado pela resposta.Se olhar para o lado esquerdo da planta no R/C, tem uma divisão com aproximadamente 25 m2 e depois uma divisão com aproximadamente 10 m2. A ideia seria unificar as 2 divisões fazendo uma sala de jantar (junto à cozinha) e sala de estar. Tendo em consideração que esta área tem 2 paredes exteriores de 9,5m e 3,5m, Falamos de quase 4m2 de área util perdida.

    Cumprimentos,

    Joao Pires
  10.  # 10

    já vi a planta, vale sempre a pena isolar bem mesmo perdendo espaço interior, não me parece que seja significativo comparado com os ganhos essa perda de espaço.
    cumprimentos
    Concordam com este comentário: ana_tav
 
0.0158 seg. NEW