Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    Tenho andado a ver quais as possibilidade de instalar um exaustor, mas quanto mais "estudo" mais percebo que existem várias complicações, efeitos cruzados entre aparelhos do próprio e/ou dos vizinhos de cima ou de baixo, pelo que depois de várias pesquisas vinha pedir alguns conselho. Neste momento estou a aguardar uma visita de um "especialista" e queria estar mais ou menos informado para ver se o "especialista" não percebe tanto ou menos que eu ...

    Descrição: o meu apartamento tem uma chaminé (imagem anexa) que serve as 3 cozinhas que se veem na imagem anexa (a minha e a dos vizinhos da dessa vertical). A a ideia é colocar um exaustor na imagem anexo (com o nome "por cima do fogão"), e ligar algures naquele sitio que aparece na imagem "buraco por baixo do fogão", onde se vê o tubo de exaustão de uma caldeira que está ao lado do fogão.

    Pelo que percebi o mais comum hoje em dia para ligar um tubo de exaustão a um "conector" que estará na chaminé, sendo que por vezes a chaminé tem dois conectores para receber duas ligações de dois tubos. Quando só tem uma ligação, uma possibilidade é fazer um "Y" ligar o exaustor e a caldeira a esse sitio único de ligação, e aí por vezes surgem problemas de diferenças de pressão, etc.

    Ora, no meu caso fiquei coma ideia que o tubo que se vê na imagem não tem nenhum conector ao ligar na chaminé do prédio e está simplesmente "esticado" lá para dentro, e que na verdade até haverá espaço livre para, mesmo sem exaustor, os fumos do fogão poderem saírem pela chaminé (obviamente com menos "força" do que se fosse algo ventilado).

    Portanto, neste cenário, a colocação de um exaustor seria apenas questão de fazer passar um tubo novo para aquele "buraco", o qual iria expelir o fumo para chaminé pelo qual iria sair sem nenhuma questão.

    Faz sentido isto?
      por cima do fogao.jpg
      chamine exterior.jpg
      buraco visto de baixo do fogao.jpg
  2.  # 2

    O seu MAIOR problema é que tem lá o tubo de exaustão do esquentador.. e não cabe lá mais nada... e não pode interceptar o tudo do exaustor com o do esquentador... senão os gases do mesmo, estando o esquentador em funcionamento, retornam...
    O seu fogão é a gas?
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro BarradasO seu MAIOR problema é que tem lá o tubo de exaustão do esquentador.. e não cabe lá mais nada... e não pode interceptar o tudo do exaustor com o do esquentador... senão os gases do mesmo, estando o esquentador em funcionamento, retornam...
    O seu fogão é a gas?


    Sim, o fogão é a gás e tem tido pouco uso de forma que só agora estou a colocar a questão do exaustor. Na verdade o interesse nem é tanto pelo fogão mas pela possibilidade de utilização de grelhadores electricos, robots de cozinha e afins.

    Essa parte do tipo de fogão tem impacto?
  4.  # 4

    Tem ... se fosse de indução ou outra tecnologia do qual não resulte gases de combustão (CO) poderia optar por um exaustor com recirculação, dotado de filtro de carvão activado. De qq maniera deve cozinhar coisas com muito vapor e/ou fritos com a janela da cozinha aberta ou entreaberta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: exaustor
  5.  # 5

    Bom dia,
    Existe medida mínima para o diâmetro do tubo do exaustor da cozinha?
    O picheleiro colocou tubo de 110 diâmetro argumentando que não tinha espaço para 125.
    Poderá trazer problemas?
    Obg
 
0.0115 seg. NEW