Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    fechar uma janela é uma coisa, alterar uma casa estruturalmente é um campeonato à parte.. pouca gente tem noção do perigo
    Concordam com este comentário: Nelhas
  2.  # 22

    Colocado por: antonylemosfechar uma janela é uma coisa, alterar uma casa estruturalmente é um campeonato à parte.. pouca gente tem noção do perigo
    Concordam com este comentário:Nelhas


    Pergunta de leigo interessado =)

    A típica operação de mandar parede abaixo e depois colocar vigas suportadas entre 2 paredes para dar suporte ao teto, que eu pelo menos já vi ser executado uma data de vezes, é de facto algo seguro, ou não?
  3.  # 23

    Colocado por: Nelhas

    AHHH,

    Disse tudo. Não se via da rua. O único vizinho que via , é seu amigo.

    Se estivesse a vista da rua, um dia destes tinha uma surpresa garantida.
    Era só passar um fiscal zangado com o café da manhã que a mulher lhe fez...


    Depende , tenho uns colegas que moram a uns 150m de mim e quando renovaram a casa (também era antiga) fecharam 3 portas voltadas para a rua..ora o fiscal aqui do sítio visita-nos todas as 5as.. é obvio que ele viu aquilo.. simplesmente teve a decência de não implicar..afinal de contas eram casas devolutas, algo que numa zona já com alguma criminalidade é perigoso..fechou os olhos? Talvez.
  4.  # 24

    Colocado por: SS1128

    Depende , tenho uns colegas que moram a uns 150m de mim e quando renovaram a casa (também era antiga) fecharam 3 portas voltadas para a rua..ora o fiscal aqui do sítio visita-nos todas as 5as.. é obvio que ele viu aquilo.. simplesmente teve a decência de não implicar..afinal de contas eram casas devolutas, algo que numa zona já com alguma criminalidade é perigoso..fechou os olhos? Talvez.


    Claro que fechou.
    Não estava para se chatear.
    Agora a lei estava do lado dele
  5.  # 25

    Colocado por: Nelhas

    Pergunta de leigo interessado =)

    A típica operação de mandar parede abaixo e depois colocar vigas suportadas entre 2 paredes para dar suporte ao teto, que eu pelo menos já vi ser executado uma data de vezes, é de facto algo seguro, ou não?
    depende, esse tipo de solução deve ser estudado por um Engº antes de ser executado. pode ser viável ou não

    é uma solução bastante usada. especialmente nas fachadas nos centros históricos para abrir janelas maiores nas lojas do RC.
  6.  # 26

    Colocado por: antonylemosdepende, esse tipo de solução deve ser estudado por um Engº antes de ser executado.

    é uma solução bastante usada. especialmente nas fachadas nos centros históricos para abrir janelas maiores nas lojas do RC.


    Eu das vezes que vi , é sempre dentro das casas, ou porque querem juntar cozinha e sala , ou alargar uma sala, etc.
    A solução é sempre estudada pelo Pedreiro lá do sitio. =)
  7.  # 27

    Colocado por: NelhasA solução é sempre estudada pelo Pedreiro lá do sitio. =)
    pois, pode correr bem ou não.. só saberão no dia em que precisarem que a estrutura aguente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nelhas
  8.  # 28

    Colocado por: NelhasMaria,

    Pergunta simples.
    A casa possui licença de utilização?
    Que papeis vêm com as partilhas?
    È que neste momento o enquadramento legal faz com que em alguma altura da vida do imovél toda a papelada legal seja atualizada, criada ou processada.
    Enquanto os imoveis circulam entre partilhas e doações é uma coisa, no entanto eles não podem ser objeto de intervenções legais sem ser necessária a respetiva documentação.
    Exemplo:
    Familiares meus receberam por herança casa, que mais tarde vim a adquirir.
    Eles podiam ter mantido a casa sem "nada", no entanto para puderem vender-me o imóvel foram necessários 2 anos de papelada nova de modo a ser possível a realização da escritura de compra e venda.
    Projetos novos, aprovações, gabinete de projetos, autorizações do município, plantas, certificado energético, licença de utilização , etc
    Penso que têm ai um problema maior do que pensava


    A Casa tem licença de habitabilidade, sim. Pedimos esse papel também à Câmara.
    Os documentos que vêm com as partilhas, são os papeis das finanças. Não temos as plantas da casa, pedimos las à Câmara também.
    Quanto ao enquadramento legal, não sei como está nem como se processa por isso venho aqui pedir ajuda neste processo.
  9.  # 29

    Obrigada pelas respostas.

    Depois de termos os papeis da Câmara, vejo com eles o que é permitido ou não.
    Até porque uma outra casa, do meu avô, está construída e a planta não corresponde a planta da casa. Ou seja, o meu avô, deve ter metido a planta e depois fez a casa por dentro e por fora, como quis!

    Por isso nada me garante que a casa em questão está exactamente como na planta.

    No seguimento, disto tenho uma Prima que trabalha num gabinete de Engenharia e Arquitectura e que me disse que em termos de fechar, janelas e portas não é problemático, uma vez que irei fechar e não abrir.

    Obrigada.
    • Nelhas
    • 25 julho 2019 editado

     # 30

    Só se for por a sua prima ser sua prima
    • Nelhas
    • 25 julho 2019 editado

     # 31

    Colocado por: Maria Piresnão é problemático, uma vez que irei fechar e não abrir.


    Nunca ouvi tal coisa.
    Também não é problemático construir uma casa.
    É chato e complicado, mas faz-se.
    Desde que se trate dos papeis todos e o Município autorize..
  10.  # 32

    Lolol... Era bom era.. É igual abrir ou fechar... A sua prima não dever perceber muito das questões relativas aos procedimentos urbanisticos.. senão não lhe diria tal coisa...

    Aí não sei como é... Mas por aqui e concelhos vizinhos... Têm fichas de cada imóvel antigo... E assim que acontecer alguma alteração da qual não foi dada a devida entrada do procedimetno administrativo...

    Pimba!!! notificação...

    Hoje em dia as coisas são muito mais escrutinadas do que há 10 anos atrás!!! aliás cada vez o malha vai apertar mais.
  11.  # 33

    Por dentro da casa você faça o que entender, não vai ninguém lá dentro ver, é seu. Acham que os fiscais não tem mais nada a fazer do que andar a ver quem mete capoto com licença?

    Se é uma casa antiga é melhor não andar com grandes projectos a meter a câmara, porque se submeter alguma coisa agora tem que cumprir a legislação actual e podem ai impor outras mudanças
  12.  # 34

    Colocado por: Pedro_MoreiraPor dentro da casa você faça o que entender, não vai ninguém lá dentro ver, é seu. Acham que os fiscais não tem mais nada a fazer do que andar a ver quem mete capoto com licença?

    Alguem se está a referir ao interior!!!?


    Colocado por: Pedro_MoreiraSe é uma casa antiga é melhor não andar com grandes projectos a meter a câmara, porque se submeter alguma coisa agora tem que cumprir a legislação actual e podem ai impor outras mudanças

    Por acaso até existe um regime que facilita e dispensa uma serie de projectos, desde que seja habitação e tenha mais de 30 anos... não diga coisas que não sabe.
  13.  # 35

    Obrigada a todos.

    Sim, já metemos os papeis na Câmara, para a Planta e Licença de Habitabilidade. Visto que aqui num Post, comentei que a casa possuía, mas não possui! Pedimos a isenção da Licença de Habitabilidade porque a casa tem papeis de 1967, e como é fora da Cidade, a partir de 67 é que começou a ser pedida. Vamos ver no que dá!

    De qualquer maneira, o que a "Prima" disse foi que, se fechássemos as janelas, os vizinhos não levantariam tanto problema, como no caso de se abrir uma janela. Foi nesse sentido.

    Agora é aguardar o que vem da Câmara e começar daí...
    A nossa dúvida, é, será que nós podemos ir mexendo na casa, enquanto o processo está em andamento na Câmara e enquanto se faz o projecto e tudo mais ou temos obrigatoriamente de esperar que este processo esteja terminado, que ronda a volta de 1 ano de espera!?
    Isto porque para a casa é mais um Inverno.

    Obrigada.
  14.  # 36

    Deixe eles fazerem a visita para obtenção da dispensa de LAU...
 
0.0208 seg. NEW