Iniciar sessão ou registar-se
    • cm_
    • 22 julho 2019

     # 1

    Boa tarde a todos,

    Tenho um celeiro que serviu também já de adega, já tem alguns anos, e o telhado já apresenta muita deformação. A ideia seria recuperar para fazer uma área de lazer, petiscos etc.
    Gostava de trocar as madeiras do mesmo e colocar madeira de casquinha vermelha lamelada com tratamento em autoclave C4.
    As madeiras que estão no telhado julgo ser vigas em pinho e barrotes em eucalipto com ripado também em pinho. A cobertura é telha marselha. Uma vez que pretendo trocar a madeira "normal" por madeira lamelada, seria possível indicarem-me as dimensões de madeiramento suficiente para aguentar a carga, nomeadamente a secção das vigas?
    As paredes mestras exteriores distam aprox.5,60 metros, com uma parede interior de suporte meio descentrada, tendo de um lado um vão de 3,40 e do outro 2,10, como se pode ver nas fotos. As vigas assentam em asnas de alvenaria. Os barrotes têm aproximadamente a medida de 3,80 e estão a 50cm uns dos outros. Tinha pensado colocar vigas lameladas de 10x16 nas terças e cumieira, e barrotes de 10x8 do mesmo material lamelado. Acham que será suficiente estas secções nas madeiras? Como alternativa à madeira lamelada nos barrotes, para ser mais barato o que aconselham? Pinho nacional tratado em autoclave? Quero que isto dure o resto da (minha) vida :).
    Obrigado pela vossa atenção.

    Um abraço
      barrotes.png
      vigas.png
  1.  # 2

    • cm_
    • 22 julho 2019

     # 3

    Antony, obrigado pela resposta. A casa não tem asnas de madeira. São de alvenaria, nas quais estão chumbadas as vigas. Não falando os PDF que me mandou em madeira lamelada, não posso tomar os mesmos em consideração para a realização do cálculo aproximado da secção das vigas. Se eu sobredimensionar fico descansado, mas sendo uma madeira bastante cara, queria apenas colocar o suficiente. Obrigado de qualquer das formas, já li na diagonal, vou ler com mais atenção.

    Um abraço
  2.  # 4

    boas, não fala em madeira lamelada pois não existia na altura, mas as medidas serão iguais ou muito semelhantes. Tendo em conta que a lamelada tem um melhor comportamento estrutural que madeira serrada fica desde logo à vontade.

    no 3º pdf deve encontrar o que pretende. dimensões de vigas, terças, varas, etc...
    No entanto para um correto dimensionamento da madeira para a dimsões que tem esperemos que apareça aí alguem mais dedicado aos cálculos de estrutura
    Concordam com este comentário: cm_
    • cm_
    • 22 julho 2019

     # 5

    Onde me refiro a terças, queria dizer madres! (my bad)
  3.  # 6

    Colocado por: cm_Onde me refiro a terças, queria dizer madres! (my bad)
    a terça e a madre são a mesma coisa. ;)
  4.  # 7

    a estrutura d cobertura assenta nas paredes interiores?
    • cm_
    • 22 julho 2019

     # 8

    Colocado por: antonylemosa terça e a madre são a mesma coisa. ;)

    obrigado pelo esclarecimento. Tinha ficado com a ideia de que a terça seria o calço :)



    Colocado por: antonylemosa estrutura d cobertura assenta nas paredes interiores?


    Sim, tanto o pau de fileira como as madres assentam na parede interior transversal aos mesmos, tendo de vencer um vão máximo de 3,45 metros de um lado e 2,10 do outro.
    • cm_
    • 24 julho 2019

     # 9

    Tá tudo de férias? :D
    Já agora, telha Coelho da Silva, onde comprar mais barato?
  5.  # 10

    Colocado por: cm_Tá tudo de férias? :D
    Já agora, telha Coelho da Silva, onde comprar mais barato?
    penso que está tudo a trabalhar.

    as medidas que encontra do PDF são standard para o que pretende.
    https://www.cs-telhas.pt/

    tb tem este tópico
 
0.0141 seg. NEW