Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boa tarde,

    Estamos a construir uma moradia e o nosso vizinho recusa-se a deixar-nos construir o muro, alegando que lhe estamos a roubar terreno.

    Qual o procedimento que devemos fazer para resolver esta questão? A construção está a ser efetuada de acordo com o projeto aprovado na câmara, sendo que das várias fiscalizações que a câmara tem efetuado, está tudo de acordo com o projeto aprovado e dentro dos limites do terreno.

    agradeço a vossa ajuda
  2.  # 2

    Se tem a certeza, faça o muro, se o vizinho se opuser, chame as autoridades policiais, ou a policia municipal (se houver)...
    Concordam com este comentário: zedasilva
  3.  # 3

    Se o projecto foi aprovado, ele que mostre que você lhe está a "roubar" terreno. Se não tem provas de nada, construa e se deparar que alguma coisa foi vandalizada apresente queixa na policia.
  4.  # 4

    Dê um prazo razoável ao seu vizinho para fazer prova de que lhe "está a roubar terreno", 30 dias ou algo assim.

    Se ele não apresentar nada, siga com a construção e ignore-o.
    Concordam com este comentário: pauloagsantos, josealmeida
  5.  # 5

    Colocado por: madalena112boa tarde,

    Estamos a construir uma moradia e o nosso vizinho recusa-se a deixar-nos construir o muro, alegando que lhe estamos a roubar terreno.

    Qual o procedimento que devemos fazer para resolver esta questão? A construção está a ser efetuada de acordo com o projeto aprovado na câmara, sendo que das várias fiscalizações que a câmara tem efetuado, está tudo de acordo com o projeto aprovado e dentro dos limites do terreno.

    agradeço a vossa ajuda

    Ele alega que está a roubar terreno porque?
    Quais são os argumentos?
  6.  # 6

    Ele alega que deveria ter x metros de largura, mas que não tem.

    Os vizinhos do outro lado do terreno dele avançaram as suas construções e ele neste momento não tem os metros que deveria ter e alega que nós é que estamos a "roubar" e que temos de dividir o diferencial que lhe falta.

    Como o nosso terreno é de gaveto, não pode estar mal, dado que estamos a seguir o que está aprovado na câmara.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: super
  7.  # 7

    Ele pode ter razão.
    Em que é que você se baseia para dizer que o seu está bem e é até ali e não 30 cm ao lado?
    Quem implantou o seu lote e quem marcou o alinhamento do muro que vai construir?
    Concordam com este comentário: smart
  8.  # 8

    Colocado por: madalena112Como o nosso terreno é de gaveto, não pode estar mal, dado que estamos a seguir o que está aprovado na câmara.

    Ora aí es´ta.. mas pode o proprio loteamento ter sido mal implantado...
    Isso vai dar raia... è comum... infelizmente. e quanto é que o seu vizinho diz que lhe estão a "mamar"?
    Concordam com este comentário: smart
  9.  # 9

    Qual a diferença que diz que está a ser retirada ao terreno dele? É que nos levantamentos topográficos as divisões são linhas, mas convém não esquecer que os muros tem espessuras, convém saber se o que falta não está nos muros. Está a fazer um muro de demeação ou é seu?
  10.  # 10

    no projeto aprovado pela camara o meu muro está alinhado pelo muro da casa de trás e o que o vizinho alega é que o meu muro deveria ser 80 cm para dentro.

    se na camara o muro está aprovado no alinhamento do muro de trás, como é que pode estar errado?
  11.  # 11

    Cada muro a executar deverá estar dentro do limite de lote.. não é para estar ao eixo com a linha virtual de delimitação de lote... ás vezes ao marcar, nascem os muuros do lado errado do fio, depois é um somatório de erros de 15 a 20cm.... chega ao ultimo, pimba.
  12.  # 12

    Comprou o terreno inserido num loteamento? é que basta terem acesso as plantas e medir, quantos metros quadrados têm o terreno do seu vizinho e quantos tem o seu medir os terrenos.

    Se não houver oposição a câmara não sabe os alinhamentos, eles acreditam na boa fé de quem envia a documentação, se alguém mentir é um crime de falsas declarações.

    Porque não reúne com o vizinho com plantas topográficas e as cadernetas predias dos terrenos e vejam os metros quadrados
  13.  # 13

    Não dá raia. Já há entendimento para essas situações.
    Loteamentos extensos, se houver erro de 10cm que era tolerável alguns anos, em 20 lotes, dá 2 metros de erro no gaveto.
    A solução passa por
    Colocado por: madalena112... dividir o diferencial que lhe falta..

    O seu vizinho até nem agiu de má fé, fazia o muro dele e você ficava com o que sobra.
    Se o loteamento for actual, com coordenadas geográficas, aí já não é diferente.
    Implanta pelos marcos coordenados e pronto, qualquer coisa resolvem em tribunal.
    O loteamento é particular ou da câmara?
  14.  # 14

    mas o terreno do outro lado dele ainda nao está construido. porque terei de ser eu a dividir e nao o outro terreno? o melhor seria pelos 3.

    eu nao me importava de lhe dar os metros, nao os quero para nada.. mas tenho projeto aprovado e a construção quase concluida e se nao fizer o muro com os 3 metros para a minha casa a camara nao me dá a licença de habitação
  15.  # 15

    Pois sendo assim não pode mexer, é que depois não cumpre os afastamentos. Será que não foi o seu vizinho que colocou a casa no sitio errado?

    Era melhor arranjar um topografo para fazer as medições e descobrirem onde está o "gato" só com desenhos e medições é que vão conseguir saber onde está o problema
  16.  # 16

    Então mas não deveria ser o topógrafo a implantar o muro, o lote e o polígono da casa?!
  17.  # 17

    Colocado por: madalena112... mas tenho projeto aprovado e a construção quase concluida e se nao fizer o muro com os 3 metros para a minha casa a camara nao me dá a licença de habitação

    As coisas não são assim.

    Ainda não respondeu ao que perguntei, quem implantou a sua casa e o alinhamento do muro que pretende construir?

    Também já perguntaram que medição está em causa? 30 cm? 1 metro?
  18.  # 18

    está em causa cerca de 1 metro.

    a nossa foi lá o topografo. O vizinho ainda nao efetuou qualquer construção
  19.  # 19

    Colocado por: Pedro BarradasOra aí es´ta.. mas pode o proprio loteamento ter sido mal implantado...
    Isso vai dar raia... è comum... infelizmente. e quanto é que o seu vizinho diz que lhe estão a "mamar"?
    bastante comum, mas nada que não pode ser facilmente comprovado sendo o seu o lote do gaveto. Por isso com base no loteamento e com uma fita ou com laser verifique se a implantação do seu lote está correto.

    já tive uma situação caricata onde um vizinho de um projecto tb tinha implantado mal o seu lote .. em mais de 5m
  20.  # 20

    nós já medimos e está bem. Aliás, no levantamento que está no projeto o muro está: alinhado com o muro do vizinho de cima (onde começa) e acaba no poste de eletricidade. e é ai que eles o estao a fazer (exatemente como está no projeto)
 
0.0194 seg. NEW