Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Viva. Estou em fase de construção de uma moradia terrea.
    T3+1 / 3 casas de banho + 1 de serviço / sala+cozinha open space (70m2) total:180m2
    capoto, vidros duplos...

Estamos indecisos em relação às melhores soluções para aquecer aguas sanitarias e climatização.
    Que recomendam?
    Não queremos piso radiante. A casa pode levar paineis solares..
    Obrigado
  2.  # 2

autoconsumo? baterias? bomba de calor?
  3.  # 3

sera interessante apostar num Kit bomba de Calor AQS com Apoio Fotovoltaico e numa caldeira para o aquecimento central? ou é duplicaçao?
  4.  # 4

localização?
    se não quer PRH sobra AC, radiadores, convectores ou recuperador de calor ventilado.
  5.  # 5

aveiro. Eu sei o que sobra. Queria era perceber a melhor combinaçao
  6.  # 6

Tem gás natural disponível?

Prevê precisar de arrefecimento?

Tem lenha com fartura gratuita ou a baixo custo?
    Concordam com este comentário: euruinunes
  7.  # 7

Aveiro não deve precisar de arrefecimento.
  8.  # 8

Colocado por: rjmsilvaAveiro não deve precisar de arrefecimento.
    Arouca e Castelo de Paiva pertencem ao distrito de Aveiro e dependendo da construção do imóvel e da exposição solar pode precisar de arrefecimento.
  9.  # 9

Aquecimento acho que precisa sempre... Mesmo à beira mar, o conforto é sempre melhor com aquecimento.

Em relação ao arrefecimento é que sendo à beira mar pode não ser preciso mas fora disso é sempre muito útil ainda por cima com estas alterações climáticas que vão produzir vagas de calor cada vez maiores.

Como tal: AC.
  10.  # 10

Colocado por: jorgealvesTem gás natural disponível?

Prevê precisar de arrefecimento?

Tem lenha com fartura gratuita ou a baixo custo?
    Concordam com este comentário:euruinunes

a casa apanha sol o dia todo.
    Nao tenho lenha.
    Tenho gas natural na rua.
  11.  # 11

Não quer piso radiante porque? A nível de conforto será o melhor.. Neste momento estou a ver isso e a única incerteza é a fonte de calor... Ou caldeira a gás natural ou bomba de calor.. Para um piso de cerca de 200m2 não sei quais os custos que irei ter ao final do mês com uma solução ou outra...
    • eu
    • 25 julho 2019

# 12

Colocado por: euruinunesTenho gas natural na rua.

Então está descoberta a fonte de calor, nem vale a pena pensar noutras.
    Concordam com este comentário: jorgealves, Jota5
  12.  # 13

Alguém que tem um sistema prh a gás natural que possa dar testemunho dos consumos?
    Concordam com este comentário: JonyCosta
    • pjal
    • 26 julho 2019

# 14

tenha atenção ao isolamento da casa e como está estanque ,talvez não possa comparar com outra, a sua se estiver mais estanque e isolada ira consumir menos que outra menos isolada e estanque e que tenha os mesmos M2 e cúbicos .

0.0160 seg. NEW