Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Caros,

Antes de mais, agradeço desde já a vossa disponibilidade com uma pequena ajuda que vou pedir.

Pretendo demolir duas paredes interiores da minha casa de forma a ampliar a sala e abrir um "arco" para a cozinha, aproveitando para isso o espaço de uma arrecadação que a casa tem.

Consegui obter junto da câmara o projeto de estabilidade da casa, o qual anexo abaixo para tentar obter alguma ajuda.

No dito esquema pode-se observar marcado a vermelho as duas paredes que pretendo mandar abaixo.
    A casa conforme dá para entender é assente sobre pilares e com alvenaria em tijolo.
    Uma coisa que me saltou logo à vista foi que no interior da casa não existem pilares, e que as lajes estão aparentemente assentes sobre as paredes interiores, e é aqui mesmo que preciso da vossa ajuda.

As setas no interior de cada divisão indicam a direção de colocação das lajes e a "cruz" a sua disposição e comprimento?
    Com base na informação aqui constante, é possivel determinar se é ou não seguro mandar as paredes abaixo conforme descrito?

De notar também que eu não pretendo fazer este trabalho por mim, pelo que vou procurar alguém (mediante a necessidade e conhecimento necessário) para fazer esta obra. Pretendo apenas entender quais as eventuais implicações que tal obra me possa trazer em termos de problemas estruturais.

Desde já um obrigado.

Cumprimentos.
      190f3df7-aa0b-45b0-927b-3713f961c740.jpg
  2.  # 2

teoricamente pode.. mas o que está feito em obra poderá não corresponder ao que está no projecto.. que diga-se de passagem esta ele muito mal feito/ pensado. Isso necessita de sondagens previas... pelo menos para averiguas onde estão as vigotas das lajes a apoiar efectivamente.
    Ainda assim deveria proceder ao reforço... arranje um eng. civil para decidir como fazer e a´te para verificar o estado da estrutura...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: c_mon, Mr. T
  3.  # 3

Obrigado Pedro, tenciono fazer mesmo isso.
    Sobre o projeto, ele já foi feito há alguns anos, na realidade bem me lembro data de 1976. É normal que tenha algumas lacunas pelos standards de hoje em dia. No entanto algo que não foi respondido e que eu gostava mesmo de saber, era a questão do significado da "cruz" e setas nas áreas assinaladas.

Obrigado.
  4.  # 4

a cruz é a zona de uma laje de piso/ tecto.
    as setas quer dizer que a laje es´ta armada naqela direcção. ou seja as vigotas da Somapre, estão apoiadas nas paredes/ vigas/linteis para onde as setas apontam. entende?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed, Mr. T
  5.  # 5

Perfeitamente, acho que respondeu a todas as minhas questões. Muito obrigado!
  6.  # 6

Colocado por: Mr. TPerfeitamente, acho que respondeu a todas as minhas questões. Muito obrigado!

Para onde passo a factura!? ;)
  7.  # 7

Ia sugerir que passasse "para o Bono" mas duvido que os U2 paguem :)
    Pagamento em imperiais será uma boa alternativa?

Pedro, se me permite, uma última questão. Pela imagem partilhada, como funciona "ao meio da casa"? Sendo que as paredes que estão por baixo não parecem ser estruturais, onde assentam as lages? Assentam na mesma sobre essas paredes de acordo com o diagrama?

Cumprimentos.
  8.  # 8

Colocado por: Mr. Tonde assentam as lages?

Sobre as paredes.
    Eu contento-me com meia dúzia de minis :-))
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 9

Colocado por: PicaretaSobre as paredes.

Que passam a ser estruturais.
    è uma sandes de courato para empurrar as mines
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  10.  # 10

Colocado por: Mr. TAssentam na mesma sobre essas paredes de acordo com o diagrama?
    pelo boneco, diria que sim, essas paredes suportam peso pois não existem mais vigas e pilares no desenho
  11.  # 11

Falou-se em minis, apareceram imensos voluntários. Da próxima vez já sei! Hehehe.
    Obrigado a todos pelas respostas!
    Concordam com este comentário: antonylemos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antonylemos

0.0151 seg. NEW