Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Ora vivas,

Já pesquisei aqui no fórum acerca de sistemas de climatização, mas confesso que no fim da história, fico sempre indeciso, pois normalmente existem sempre muitas questões e muitas dúvidas, mas são poucos os comentários de quem normalmente fica satisfeito (os insatisfeitos ou com alguma desvantagem a apresentar referente a determinada solução, normalmente são mais frequentes).

Bem, por isso fica já aqui o meu compromisso de mais tarde vir a dar o feedback sobre o resultado da solução que venha a adoptar, se bem que, isso como muita sorte ocorrerá na melhor das hipóteses em.... 2010...

Bom, adiante, e para que as vossas respostas possam ser adequeadas às minhas necessidades, vou fazer um breve enquadramento, embora já o tivesse feito noutra questão mais antiga, dou aqui novamente para aqueles que na altura não seguiram o tópico e considerem este de interesse.

Muito bem então. O sistema de climatização em causa destina-se para uma moradia unifamiliar isolada a construir na zona da costa vicentina, sendo que será apenas uma casa de fim-de-semana / férias. É uma zona que de verão atinge valores de temperatura elevada, sendo que as noites são tradicionalmente frias. Deverão partir do pressuposto que o isolamento térmico será bom, quer ao nível das paredes, quer ao nível de caixilharias.

Seguem então as diversas opções que gostaria de ouvir a vossa opinião, sendo que vou colocar algumas vantagens / desvantagens que para já tenho (penso ter) conhecimento e que poderão ou não confirmar:

1. Piso radiante para distribuição de calor / frio com captação horizontal (geotermia)

Principais Vantagens:

- estética, nada à vista quer ao nível do interior e exterior
    - temperatura da terra praticamente constante ao longo do ano, o que permitirá, julgo eu, um melhor rendimento da bomba de calor
    - distribuição de calor / frio uniforme sem movimentação de ar

Principais desvantagens:

- preço quando comparado com os outros sistemas
    - tempo de reacção elevado face à elevada inércia térmica (pode ser factor decisivo tendo em conta que se destina a uma habitação de para fins-de-semana / férias???)
    - mais dificuldade em caso de necessidade de manutenção (mito urbano??)
    - cuidados acrescidos a ter com o solo onde vão ficar as sondas de captação (árvores em redor de raizes profundas ou limitações de trabalhos à superfície) devido a uma superfície de captação elevada
    - Maior dúvida: qual a capacidade de arrefecimento, admitindo como objectivo uma tempertura ambiente nunca superior a 24º???

2. Piso radiante para distribuição de calor / frio com captação aérea (aerotermia)

Principais Vantagens:

- estética, nada à vista ao nível do interior
    - distribuição de calor / frio uniforme sem movimentação de ar
    - preço quando comparado com o de geotermia

Principais desvantagens:

- tempo de reacção elevado face à elevada inércia térmica (pode ser factor decisivo tendo em conta que se destina a uma habitação de para fins-de-semana / férias???);
    - estética ao nível exterior
    - maior sub-rendimento da bomba de calor nas épocas de picos (quer para frio, quer para quente) que é quando.... mais precisamos dela
    - mais dificuldade em caso de necessidade de manutenção do piso radiante
    - Maior dúvida: qual a capacidade de arrefecimento, admitindo como objectivo uma tempertura ambiente nunca superior a 24º???

3. Ventiloconvectores para distribuição de calor / frio com captação aérea (aerotermia)

Principais Vantagens:

- tempo de reacção menor para climatizar a casa;
    - preço quando comparado a solução 1 e 2
    - mais fácil manutenção
    - maior capacidade para expansibilidade
    - seguramente, maior capacidade no arrefecimento

Principais desvantagens:

- Necessidade de alimentação eléctrica e tubo de drenagem de condensados em cada aparelho
    - estética... tendo em conta que não é para considerar tectos falsos....

Se a solução "óptima for a 3", surge então a solução 4:

4. Ar-condicionado "normal" sem qualquer relação com as "energias renováveis", do ponto de vista custo / benefício será a melhor solução??

1 abraço e obrigado desde já os vossos comentários

Rogério Gonçalves
  2.  # 2

Eu pouco percebo disto, mas penso que se a casa é só para férias ou fins de semana, e se o seu principal problema é o calor, então acho a opção ArCondicionado, a mais correcta.
  3.  # 3

Quanto ao sistema de pavimento climatizado, a principal desvantagem num sistema convencional é mesmo a inércia térmica. Mas a evolução também leva a produtos inovadores para fazer face a essa questão.

procure em schluter bekotec-therm.
  4.  # 4

Boas

Bom, de acordo com uma reunião que mantive hoje com o construtor, arquitecto e engenheiro de especialidades, e tendo em conta as obras em que têm trabalhado em conjunto, garantiram-me que a casa terá um bom isolamento técnico de acordo com a legislação em vigor (se for bem executado....lol) e entre o quente e o frio, que deveria dar mais prioridade ao aquecimento...

Foi uma conversa produtiva, contudo não totalmente suficiente ainda para tomar uma decisão final, decisão essa que irei construir durante as próximas semanas, contando igualmente com as vossas experiências.

1 abraço
  5.  # 5

Não haverá ninguém com alguma informação sobre o assunto?

1 abraço
    •  
      FD
    • 16 setembro 2009

# 6

Colocado por: Rogerio GoncalvesNão haverá ninguém com alguma informação sobre o assunto?

É a velha história, ninguém tem experiência suficiente para aconselhar soluções exactas e concretas - acontece o mesmo com as opiniões sobre casas pré-fabricadas.
    Quem constrói, só o faz uma vez e só escolhe um sistema - deitando por baixo qualquer possbilidade de comparação - além de que, depois do trabalho feito não passa (novamente) por aqui.
    Quem faz disto vida profissional, normalmente, opta por uma solução e mantém-se fiel à mesma e evangelista, por isso mesmo, são raras (existem?) as empresas que instalam todos os sistemas de climatização - quase todas só instalam um determinado sistema, tornando mais uma vez impossível uma comparação eficaz ou imparcial.

Além de tudo isto, muito já foi escrito e quem já o escreveu se calhar não lhe apetece escrever outra vez... :)

A minha opinião? Se é casa de férias e o isolamento está acautelado, escolha a solução com a melhor relação preço/benefício: ar condicionado. É a solução mundialmente mais adoptada e mais conhecida, não deverá ter surpresas quanto ao seu funcionamento, ao contrário de alguns dos sistemas em que fica dependente de n factores (qualidade da instalação, incerteza da eficácia, assistência técnica, etc.)... Será mais ou menos a mesma coisa que comprar um Renault em que todos os mecânicos mexem e comprar um Lotus... há uma dose de risco elevada. Lembre-se: não compre um HD-DVD ou um vídeo beta. ;)
    • w.w
    • 16 setembro 2009

# 7

Colocado por: FDÉ a velha história, ninguém tem experiência suficiente para aconselhar soluções exactas e concretas

existe quem tenha,mas para isso é preciso que deixem
    as pessoas falarem e desenvolver os temas o melhor possível
    e não de uma forma resumida ou não aceitarem outras experiências.

falo por mim,cada vez que questionava ou tentava lembrar que
    existiam outras possibilidades...enfim

o fórum tem por habito reenviar as pessoas para tópicos anteriores.
    •  
      FD
    • 16 setembro 2009

# 8

Colocado por: w.w
    existe quem tenha,mas para isso é preciso que deixem
    as pessoas falarem e desenvolver os temas o melhor possível
    e não de uma forma resumida ou não aceitarem outras experiências.

falo por mim,cada vez que questionava ou tentava lembrar que
    existiam outras possibilidades...enfim

Eu nunca impedi ninguém de expor seja o que for. Se as pessoas ficam melindradas com opiniões contrárias, o que é que se pode/deve fazer? Eliminar essas opiniões? Não faz qualquer sentido.

Vamos fazer um teste: responda ao Rogério Gonçalves e veja se, desde que devidamente fundamentado com factos, quem é que o contradiz ou antagoniza sem factos.
    De qualquer forma, mesmo que o façam é assim que as coisas funcionam e não deveria esperar uma via de sentido único nestas questões. Pluralidade de opiniões é saudável.

Por outro lado, não pode lançar um isco e esperar que nós façamos o resto da pesca se nem sabemos manusear a cana. ;)
    • w.w
    • 16 setembro 2009

# 9

Colocado por: FDVamos fazer um teste: responda ao Rogério Gonçalves e veja se,desde que devidamente fundamentado com factos, quem é que o contradiz ou antagonizasem factos

pois é...
    mas tou farto de ser carne pra canhão...
  6.  # 10

Boas,

Após umas semanas de pesquisas e pedidos de orçamentos a diversas empresas de energias renováveis, cheguei para já a uma fase em que elegi duas finalistas: a GeotermiadePortugal e a Enat.

O que vos posso dizer para já, no que diz respeito à solução solicitada, foi um sistema de climatização para uma casa com características de férias / fim-de-semana, onde acabo por dar mais valia à capacidade de reacção à inércia térmica, para 4 quartos e uma sala.

A captação seria feita através de Aerotermia e a distribuição por Ventiloconvectores. Para já, existe ainda uma diferença de cerca de 2500 euros entre ambas as soluções, embora não se possa considerar que os valores estejam fechados.

O próximo passo, vai ser solicitar orçamentos a empresas de Ar Condicionados vulgo convencionais, para uma análise ao custo de oportunidade entre uma solução tipicamente com "carimbo de renovável" e outra convencional.

Se estiverem interessados em mais detalhes, estejam à vontade.

1 ab

http://montedoregato.blogspot.com
  7.  # 11

Colocado por: Rogerio GoncalvesA captação seria feita através de Aerotermia e a distribuição por Ventiloconvectores. Para já, existe ainda uma diferença de cerca de 2500 euros entre ambas as soluções, embora não se possa considerar que os valores estejam fechados.

O próximo passo, vai ser solicitar orçamentos a empresas de Ar Condicionados vulgo convencionais, para uma análise ao custo de oportunidade entre uma solução tipicamente com "carimbo de renovável" e outra convencional.

Caro Rogério, qual a diferença em termos ecológicos entre uma bomba de calor ar-água (o que chama de aerotermia) e uma bomba de calor ar-ar (a que chama de AC)?
    O funcionamento base das bombas é absolutamente igual! Com a diferença que os melhores ACs têm melhores rendimentos que as melhores "aerotermicas". Como tal gastam menos electricidade. Como tal, se calhar estas é que podem ser consideradas "mais ecológicas"....

Falo sem qualquer pretensão, pois até tenho uma ar-água instalada em minha casa, mas isso porque tenho piso radiante, porque se tivesse de escolher entre AC e ventiloconvectores, nem tinha duvidas...
  8.  # 12

Já pensou em utilizar um bom recuperador de calor para aquecer a sala (zonas comuns) e colocar aquecimento so nos quartos com outra fonte de calor,mesmo electricos?
  9.  # 13

alguém possui dados concretos e reais sobre o consumos de piso radiante eléctrico?
    • JCC
    • 3 novembro 2009

# 14

Colocado por: Rogerio GoncalvesBoas,

Após umas semanas de pesquisas e pedidos de orçamentos a diversas empresas de energias renováveis, cheguei para já a uma fase em que elegi duas finalistas: a GeotermiadePortugal e a Enat.

Eu pedi orçamentos a ambos (GeotermiadePortugal e a Enat), mas também à Daikin.

Acabei por optar pela Daikin ("altherma" ) por na minha avaliação (de "leigo") me parecer mais sofisticada (quer as "bombas aerotérmicas" de aquecimento e arrefecimento, quer os ventiloconvectores), e mais preparada para integrar e ser compativel com a solução que igualmente instalei de Aquec. Águas Sanitárias com paineis solares.

Considerando que é para uma casa de férias o investimento em ar condicionados convencionais será muito mais barato!
  10.  # 15

e não pode disponibilizar o valor da daikin?
  11.  # 16

Colocado por: Pedro Azevedo78
    Colocado por: Rogerio GoncalvesA captação seria feita através de Aerotermia e a distribuição por Ventiloconvectores. Para já, existe ainda uma diferença de cerca de 2500 euros entre ambas as soluções, embora não se possa considerar que os valores estejam fechados.

Caro Rogério, qual a diferença em termos ecológicos entre uma bomba de calor ar-água (o que chama de aerotermia) e uma bomba de calor ar-ar (a que chama de AC)?
    O funcionamento base das bombas é absolutamente igual! Com a diferença que os melhores ACs têm melhores rendimentos que as melhores "aerotermicas". Como tal gastam menos electricidade. Como tal, se calhar estas é que podem ser consideradas "mais ecológicas"....

Falo sem qualquer pretensão, pois até tenho uma ar-água instalada em minha casa, mas isso porque tenho piso radiante, porque se tivesse de escolher entre AC e ventiloconvectores, nem tinha duvidas...

Boas Pedro,

As questões que levanta, são bastante pertinentes, e é por essa mesma razão que (ainda) ando nisto da "climatização" desde Dezembro de 2008. Enfim, muito aprendi ao longo destes meses sobre este tema, mas ainda persistem muitas dúvidas, daí agora ir solicitar orçamentos a empresas de "ar condicionados" convencionais para perceber onde existem as vantagens, e perceber "onde está o renovável" e a ralação custo / benefício.

Para o bem e para o mal, acho que no fim vou chegar a uma conclusão que o mais óbvio e com uma melhor relação custo / benefício vai ser recorrer aos ditos ar-condicionados convencionados, as tais bombas de calor ar/ar. Em termos ecológicos, pelo que tenho visto e percebido, as bombas de calor ar / água terão níveis de eficiência superiores e pode ser estendida a sua utilização para a climatização de piscinas, por outro lado, os ventiloconvectores deverão ser mais ecológicos quando comparados com os AC's.

A bomba de calor ar / ar, solução que acredito que seja mais económica, tem ainda como característica principal ser reversível, o que permite fazer frio no verão sem necessidade de qualquer complemente adicional.

De facto, e se fosse optar por piso radiante, já não tinha duvidas actualmente sobre o modo de captação (entre aerotermia e geotermia, iria optar pela primeira), mas como a casa em questão será para fins-de-semana / férias (e férias implica verão, o que implica maior necessidade de frio), o piso radiante ofereceu-me diversas dúvidas sobre a capacidade de reacção devido à inércia térmica, quer para o verão (gerar frio caso fosse necessário durante as férias) ou gerar calor no inverno (nos períodos em que lá estarei, ou seja, nos fins-de-semana). Questões essas que confesso, ninguém me conseguiu tranquilizar.

Claro que me falaram que podia controlar remotamente para ligar tipo na quinta-feira e "coisa-e-tal", mas acabei por nunca ficar convencido, apesar de ter sido a solução que desde o início tinha preconizado (piso radiante + aerotermia / geotermia)

Já agora, qual a opinião do Pedro tendo em conta a finalidade que quero dar à casa e visto que tem piso radiante instalado na sua casa?

O piso radiante, para além da parte estética e ruído, via como vantagem a possibilidade de uma climatização uniforme. Infelizmente, e até ver (porque nada fechei ainda), a tal questão da inércia térmica fez-me voltar para trás.

1 abraço

RG

12.  # 17

Colocado por: goldocJá pensou em utilizar um bom recuperador de calor para aquecer a sala (zonas comuns) e colocar aquecimento so nos quartos com outra fonte de calor,mesmo electricos?

Boas goldoc,

Irei de facto colocar recuperador, mas não quis fazer depender a climatização da casa da lareira, para além do mais, ficava ainda com o problema da geração de frio no verão caso fosse necessário.

1 abraço

RG

13.  # 18

Colocado por: JCC
    Colocado por: Rogerio GoncalvesBoas,

Eu pedi orçamentos a ambos (GeotermiadePortugal e a Enat), mas também à Daikin.

Acabei por optar pela Daikin ("altherma" ) por na minha avaliação (de "leigo") me parecer mais sofisticada (quer as "bombas aerotérmicas" de aquecimento e arrefecimento, quer os ventiloconvectores), e mais preparada para integrar e ser compativel com a solução que igualmente instalei de Aquec. Águas Sanitárias com paineis solares.

Considerando que é para uma casa de férias o investimento em ar condicionados convencionais será muito mais barato!

Boas,

De facto, também estou convicto que os ar condicionados convencionais terão a melhor relação custo / benefício. A título de curiosidade, os orçamentos que recebi da geotermia de portugal e da Enat para:

1 Bomba de calor ar / agua
    8 ventiloconvectores

Geotermia: 17075 €
    Enat: 14822 €

Se bem que os valores da Enat não foram espremidos... sim, eu sei, os da Geotermia são bem mais altos, mas nem lhes vou dizer em que valor começaram... já para não falar das outras empresas que contactei

Em termos de AC's, estava a pensar contactar as seguintes empresas:

- Daikin
    - Chatron
    - Mitsubishi
    - LG

Algum representante que recomendem ou alguma marca em questão?

1 abraço

RG

14.  # 19

Colocado por: Rogerio Goncalvesas bombas de calor ar / água terão níveis de eficiência superiores

Não conheço bombas de calor ar-água com COPs melhores que as bombas ar-ar... Mas se calhar existem. Eu é que não conheço.
    Colocado por: Rogerio Goncalvesos ventiloconvectores deverão ser mais ecológicos quando comparados com os AC's.

Isto sim. Porque não utilizam aqueles líquidos frigogénicos, mas sim água...
    Colocado por: Rogerio Goncalvesmas como a casa em questão será para fins-de-semana / férias

Volto a dizer que nestas situações os AC ou ventiloconevectores são imbatíveis... Para mim não faz sentido um nível de investimento destes para uma casa de uso ocasional.
    Eu escolhia sem dúvida ACs. Não se esqueça que várias soluções de Acs! Porque não um de condutas? Assim resolvia a questão estética...
  15.  # 20

Colocado por: Rogerio GoncalvesAlgum representante que recomendem ou alguma marca em questão?

Um instalador que saiba o que faz... ;)

0.0246 seg. NEW