Colocado por: Rogerio GoncalvesNão haverá ninguém com alguma informação sobre o assunto?
Colocado por: FDÉ a velha história, ninguém tem experiência suficiente para aconselhar soluções exactas e concretas
Colocado por: w.w
existe quem tenha,mas para isso é preciso que deixem
as pessoas falarem e desenvolver os temas o melhor possível
e não de uma forma resumida ou não aceitarem outras experiências.
falo por mim,cada vez que questionava ou tentava lembrar que
existiam outras possibilidades...enfim
Colocado por: FDVamos fazer um teste: responda ao Rogério Gonçalves e veja se,desde que devidamente fundamentado com factos, quem é que o contradiz ou antagonizasem factos
Colocado por: Rogerio GoncalvesA captação seria feita através de Aerotermia e a distribuição por Ventiloconvectores. Para já, existe ainda uma diferença de cerca de 2500 euros entre ambas as soluções, embora não se possa considerar que os valores estejam fechados.
O próximo passo, vai ser solicitar orçamentos a empresas de Ar Condicionados vulgo convencionais, para uma análise ao custo de oportunidade entre uma solução tipicamente com "carimbo de renovável" e outra convencional.
Colocado por: Rogerio GoncalvesBoas,
Após umas semanas de pesquisas e pedidos de orçamentos a diversas empresas de energias renováveis, cheguei para já a uma fase em que elegi duas finalistas: a GeotermiadePortugal e a Enat.
http://montedoregato.blogspot.com
Colocado por: Pedro Azevedo78Colocado por: Rogerio GoncalvesA captação seria feita através de Aerotermia e a distribuição por Ventiloconvectores. Para já, existe ainda uma diferença de cerca de 2500 euros entre ambas as soluções, embora não se possa considerar que os valores estejam fechados.
O próximo passo, vai ser solicitar orçamentos a empresas de Ar Condicionados vulgo convencionais, para uma análise ao custo de oportunidade entre uma solução tipicamente com "carimbo de renovável" e outra convencional.
Caro Rogério, qual a diferença em termos ecológicos entre uma bomba de calor ar-água (o que chama de aerotermia) e uma bomba de calor ar-ar (a que chama de AC)?
O funcionamento base das bombas é absolutamente igual! Com a diferença que os melhores ACs têm melhores rendimentos que as melhores "aerotermicas". Como tal gastam menos electricidade. Como tal, se calhar estas é que podem ser consideradas "mais ecológicas"....
Falo sem qualquer pretensão, pois até tenho uma ar-água instalada em minha casa, mas isso porque tenho piso radiante, porque se tivesse de escolher entre AC e ventiloconvectores, nem tinha duvidas...
Colocado por: goldocJá pensou em utilizar um bom recuperador de calor para aquecer a sala (zonas comuns) e colocar aquecimento so nos quartos com outra fonte de calor,mesmo electricos?
Colocado por: JCCColocado por: Rogerio GoncalvesBoas,
Após umas semanas de pesquisas e pedidos de orçamentos a diversas empresas de energias renováveis, cheguei para já a uma fase em que elegi duas finalistas: a GeotermiadePortugal e a Enat.
http://montedoregato.blogspot.com
Eu pedi orçamentos a ambos (GeotermiadePortugal e a Enat), mas também à Daikin.
Acabei por optar pela Daikin ("altherma" ) por na minha avaliação (de "leigo") me parecer mais sofisticada (quer as "bombas aerotérmicas" de aquecimento e arrefecimento, quer os ventiloconvectores), e mais preparada para integrar e ser compativel com a solução que igualmente instalei de Aquec. Águas Sanitárias com paineis solares.
Considerando que é para uma casa de férias o investimento em ar condicionados convencionais será muito mais barato!
Colocado por: Rogerio Goncalvesas bombas de calor ar / água terão níveis de eficiência superiores
Colocado por: Rogerio Goncalvesos ventiloconvectores deverão ser mais ecológicos quando comparados com os AC's.
Colocado por: Rogerio Goncalvesmas como a casa em questão será para fins-de-semana / férias
Colocado por: Rogerio GoncalvesAlgum representante que recomendem ou alguma marca em questão?