Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: Pedro Azevedo78Não conheço bombas de calor ar-água com COPs melhores que as bombas ar-ar... Mas se calhar existem. Eu é que não conheço.

pode-me dizer quais os valores COPs que conhece ou que tenha como referencia para si??
    mesmo que não sejam equipamentos iguais ao seu.(outras marcas)
    se não for muito incomodo...
  2.  # 2

Colocado por: Pedro Azevedo78Um instalador que saiba o que faz... ;)

sim mas tem de existir um equilíbrio,.um instalador por si só não faz milagres!!
  3.  # 3

Claro que não. Mas conhece bons instaladores que recomendem maus produtos?
    Acho que uma coisa, implica a outra...
  4.  # 4

Colocado por: Rogerio Goncalvesmas como a casa em questão será para fins-de-semana / férias

Volto a dizer que nestas situações os AC ou ventiloconevectores são imbatíveis... Para mim não faz sentido um nível de investimento destes para uma casa de uso ocasional.
    Eu escolhia sem dúvida ACs. Não se esqueça que várias soluções de Acs! Porque não um de condutas? Assim resolvia a questão estética...

Boas Pedro,

Antes de mais, grato pelos seus comentários.

Sou sincero, quando começei com isto, pouco sabia de energias renováveis / equipamentos vs soluções convencionais. Então no início contribuiu e muito a vontade de construir uma casa energeticamente sustentável com recurso a energias limpas e amiga do ambiente. Daí ter-me atirado para as aerotermias / geotermias.

Nos últimos 10 meses e após muitas horas de reuniões, orçamentos e leituras, a parte da climatização não me conseguiu convencer até ao momento (produção de energia, porreiro. AQS, tudo bem, embora é uma aberração ser uma obrigação na mesma quando podia alcançar o mesmo objectivo se instalar um sistema de climatização... o legislador não tinha todo o conhecimento técnico...).

Depois foi aperceber-me que como as "energias renováveis" eram "fashion" e o mais recente gadjet, os preços estavam (estão ainda) altíssimos e que iriam sofrer significativas variações em baixa, o que de facto vim a verificar (entre Dezembro de 2008 e agora, chego a ter diferenças de 40%).

Como só deverei precisas da solução daqui a uns 6 meses, os contactos nas "renováveis" estão estabelecidos. Agora chegou a altura para as convencionais, confrontar com os anteriores e tomar uma decisão. Como lhe digo, estou consciente que de facto AC's "convencionais" para a utilização que a casa terá, seguramente será a solução com melhor relação custo / benefício.

Quanto à questão das condutas, a moradia apresenta algumas limitações à implementação de condutas, que ainda estou a estudar como eventualmente possam ser ultrapassadas.

Já agora, na zona do litoral alentejano, conhece algum bom instalador? Ou mesmo na zona de Lisboa? E qual a sua experiência com piso radiante?

1 abraço

RG

http://montedoregato.blogspot.com
    • JCC
    • 5 novembro 2009 editado

# 5

Colocado por: Pedro Azevedo78

Caro Rogério, qual a diferença em termos ecológicos entre uma bomba de calor ar-água (o que chama de aerotermia) e uma bomba de calor ar-ar (a que chama de AC)?
    O funcionamento base das bombas é absolutamente igual! Com a diferença que os melhores ACs têm melhores rendimentos que as melhores "aerotermicas". Como tal gastam menos electricidade. Como tal, se calhar estas é que podem ser consideradas "mais ecológicas"....

..

Para mim é novidade que um aparelho de Ar Condicionado é uma bomba de calor ar-ar.

Eu sou leigo. Alguem mais técnico pode confirmar?
    • JCC
    • 9 novembro 2009

# 6

Colocado por: sergyioe não pode disponibilizar o valor da daikin?

Ficou tudo (climatização quente e frio com ventiloconvectores, e águas quentes sanitárias por paineis solares, sendo a bomba de calor o sistema redundante) em cerca de 19.000€ (com IVA):

Altherma Monobloco, 7.909 €.
    Depósito 300 litros, 1.580 €.
    Kit Solar, 675 €.

9.147,60 € + IVA 12%

7 ventiloconvectores + comandos + tabuleiros condensados + Mão de obra e diversos

4.242,12 € + IVA 20 %

painéis solares para AQS, marca JUNKERS:

2.999,25 € + IVA 12%

Cpts
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao, Rogerio Goncalves
    • Ed-l
    • 9 novembro 2009

# 7

Colocado por: JCC
    Colocado por: sergyioe não pode disponibilizar o valor da daikin?

Ficou tudo (climatização quente e frio com ventiloconvectores, e águas quentes sanitárias por paineis solares, sendo a bomba de calor o sistema redundante) em cerca de 19.000€ (com IVA):

Altherma Monobloco, 7.909 €.
    Depósito 300 litros, 1.580 €.
    Kit Solar, 675 €.

9.147,60 € + IVA 12%

7 ventiloconvectores + comandos + tabuleiros condensados + Mão de obra e diversos

4.242,12 € + IVA 20 %

painéis solares para AQS, marca JUNKERS:

2.999,25 € + IVA 12%

Cpts

os seus ventiloconvectores são do tipo meinertz ou jaga colocados abaixo do piso ou são de encostar as paredes? Quantos instalou e que potência têm no conjunto?
    Obrigado
    • JCC
    • 9 novembro 2009 editado

# 8

Colocado por: Ed-l

os seus ventiloconvectores são do tipo meinertz ou jaga colocados abaixo do piso ou são de encostar as paredes? Quantos instalou e que potência têm no conjunto?
    Obrigado

São "Daikin" de tecto e tecto falso.

São 7: 3 x FWL 03 CTV Fan Coil , 1 x FWL 01 CTV, 1 x FWM 03 CTV , 1 x FWM 04 CTV ,1 x FWM 10 CTV.

Não sei as potências instaladas ( o estudo/projecção foi feita pela própria Daikin, de acordo com o "tamanho" das divisões), mas as características estão com certeza no site da Daikin.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao, Ed-l
    • JCC
    • 10 novembro 2009

# 9

Respondendo a um sussurro:

1) A solução em minha casa é o Altherma (ar-água).

As bombas de quente e frio produzem a àgua quente\fria.

Os ventiloconvectores de acordo com a àgua que passa (fria ou quente) faz a climatização do ar. Tenho ventiloconvectores nos quartos, cozinha e sala.

Nos WC tenho "radiadores de àgua" (não sei se é o termo certo) no formato de "seca toalhas". Apenas servem para aquecer (as toalhas e o ambiente).

No meu caso tratou-se de substituir a solução anterior também "ar-água" com "bombas e ventiloconvectores". Era uma marca "rasca" italiana montada pelo construtor, inha cerca de 8 anos e com alguns problemas, e quando a bomba de calor se avariou decidi cortar o mal pela "raiz" e substituir tudo.

Os ventiloconvectores associados a "chillers" serão a solução equivalente, mas mais "industrial", usada em escritórios hoteis, etc.

Quanto ao piso radiante, e na minha opinião, é adequado a zonas mais de "interior e altas" com clima mais extremo em termos de frio, e que obrigue a climatização em contínuo. (É apenas a minha opinião).

Vivo em Lisboa, e apesar de a minha casa não ser grande coisa em termos térmicos, apenas uso o sistema de climatização no pico do verão e inverno (cerca de 4 a 5/6 meses...no total) e raramente em contínuo (24 h dia). Normalmente ligo quando chego a casa e permanece ligado durante a noite (bi-horária). O Inverno passado quase não usei...este verão não usei, estava avariado (na verdade houve cerca de 2 semanas mais quentes...em que fez falta ....mas como de noite arrefecia sempre se conseguiu moderar e baixar a temperatura da casa durante a noite) mas este ano foi "atípico".

2) A Daikin não instala, mas os "instaladores" são oficiais. No meu caso a Daikin deu-me a identificação de 3 instaladores oficiais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao, Rogerio Goncalves
  5.  # 10

Colocado por: Pedro Azevedo78

Caro Rogério, qual a diferença em termos ecológicos entre uma bomba de calor ar-água (o que chama de aerotermia) e uma bomba de calor ar-ar (a que chama de AC)?
    O funcionamento base das bombas é absolutamente igual! Com a diferença que os melhores ACs têm melhores rendimentos que as melhores "aerotermicas". Como tal gastam menos electricidade. Como tal, se calhar estas é que podem ser consideradas "mais ecológicas"....

..

Para mim é novidade que um aparelho de Ar Condicionado é uma bomba de calor ar-ar.

Não sei se sou mais técnico, mas posso confirmar. :)
    Aliás também lhe posso já adiantar que o seu frigorífico também é uma bomba de calor (estou a falar a sério).

TODOS os sistemas colocados no post inicial são bombas de calor, NENHUM deles está na categoria de energias renováveis.

No caso exposto parece-me que ar-condicionado seria uma boa hipotese. DAIKIN parece-me que será boa marca, mas como todos os aparelhos são "inverter" fica mais carito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JCC
    • JCC
    • 10 novembro 2009

# 11

Colocado por: PBarata

Não sei se sou mais técnico, mas posso confirmar. :)
    Aliás também lhe posso já adiantar que o seu frigorífico também é uma bomba de calor (estou a falar a sério).

TODOS os sistemas colocados no post inicial são bombas de calor, NENHUM deles está na categoria de energias renováveis.

Tinha na ideia que um ar condicionado (ar-ar) "tradicional" tinha uma solução tecnológica muito diferente (ou pelo menos diferente) de uma bomba de calor (quer ar-ar, quer ar-água). Ou seja tinha na ideia que a solução das bombas de calor (aerotérmicas , ar-água) seriam algo de relativamente novo.

Obrigado pelo esclarecimento. Entretanto também explorei...e descobri no site da EDP o seguinte artigo interessante (não fala no entanto nas diferentes formas, ar-ar, ar-água, água-água):

http://www.eco.edp.pt/pt/particulares/conhecer/equipamentos-eficientes/ar-condicionado-bomba-de-calor
  6.  # 12

Cada solução tem, como vejo que sabe, vantagens e inconvenientes. Cabe-lhe a sí decidir com base na muita informação disponivel neste fórum. Eu pessoalmente não teria dúvida nenhuma: AR CONDICIONADO!

"Quem muito escolhe pouco acerta"
  7.  # 13

Colocado por: poeta rural"Quem muito escolhe pouco acerta"

Claro... Acerta mais quem "alinha" na primeira coisa que lhe oferecem... :S
    Isso seria a frase ideal para resumir a filosofia de muitos instaladores.
  8.  # 14

e contactos de instaladores para a zona de Lisboa?
  9.  # 15

Colocado por: sergyioe contactos de instaladores para a zona de Lisboa?

Boas,

Junto-me ao Sérgyio a solicitar se os caros colegas de fórum podem disponibilizar contactos de instaladores na zona de Lisboa ou Alentejo.

1 abraço a todos e mais uma vez, grato pelas vossas opiniões

RG

• goldoc
    • 15 dezembro 2009 editado

# 16

[pub]www.sulfogo.pt em Fernão Ferro[/pub]
  10.  # 17

Boas,

Como há AC´s portáteis apenas com frio, alguém tem conhecimento de haver fixos que só façam frio, logo mais baratos?
    • DMG
    • 19 maio 2010

# 18

Colocado por: Rogerio Goncalves
    Colocado por: sergyioe contactos de instaladores para a zona de Lisboa?

Boas,

Junto-me ao Sérgyio a solicitar se os caros colegas de fórum podem disponibilizar contactos de instaladores na zona de Lisboa ou Alentejo.

1 abraço a todos e mais uma vez, grato pelas vossas opiniões

RG

Boas Rogério , já se decidiu pelo AC ou nem por isso? para a sua situação acho que é mesmo a melhor opção. Já agora quais as marcas e orçamentos que dispõe? se quiser partilhar agradeciamos.

Cumps,

DMG
  11.  # 19

Boas

Por acaso já.

Decidi-me por AC's da Daikin.

Na prática vão ser 2 unidades de exterior (uma 3 MXS68G e outra 4 MXS68F, onde uma servirá o piso superior, outra o inferior), 7 unidades interiores.

Preços com a pré-instalação / instalação: 5370 € + IVA!

Sinceramente, foi o melhor que encontrei.

1 abraço

RG

• DMG
    • 18 novembro 2010

# 20

Boas,

O que acham deste orçamento de aquecimento para uma moradia T3+1 com 225m2 e área a aquecer de 140 m2:

- Piso radiante Uponor: 28 Eur/m2 --- 3920 Eur
    - Bomba de calor Daikin 11 kw ----4900 Eur
    - Painéis Solares Sonnenkraft, 2 painéis, c/reservatório de 300 lt----4000 Eur

Total: 12820 EUR
    Todos estes preços são c/montagem e IVA incluido.

Qual a vossa opinião? Criticas/opiniões são bem vindas.

Cumps,
    DMG

0.0183 seg. NEW