Colocado por: Pedro Azevedo78Não conheço bombas de calor ar-água com COPs melhores que as bombas ar-ar... Mas se calhar existem. Eu é que não conheço.
Colocado por: Pedro Azevedo78Um instalador que saiba o que faz... ;)
Colocado por: Rogerio Goncalvesmas como a casa em questão será para fins-de-semana / férias
Volto a dizer que nestas situações os AC ou ventiloconevectores são imbatíveis... Para mim não faz sentido um nível de investimento destes para uma casa de uso ocasional.
Eu escolhia sem dúvida ACs. Não se esqueça que várias soluções de Acs! Porque não um de condutas? Assim resolvia a questão estética...
Colocado por: Pedro Azevedo78
Caro Rogério, qual a diferença em termos ecológicos entre uma bomba de calor ar-água (o que chama de aerotermia) e uma bomba de calor ar-ar (a que chama de AC)?
O funcionamento base das bombas é absolutamente igual! Com a diferença que os melhores ACs têm melhores rendimentos que as melhores "aerotermicas". Como tal gastam menos electricidade. Como tal, se calhar estas é que podem ser consideradas "mais ecológicas"....
..
Colocado por: sergyioe não pode disponibilizar o valor da daikin?
Colocado por: JCCColocado por: sergyioe não pode disponibilizar o valor da daikin?
Ficou tudo (climatização quente e frio com ventiloconvectores, e águas quentes sanitárias por paineis solares, sendo a bomba de calor o sistema redundante) em cerca de 19.000€ (com IVA):
Altherma Monobloco, 7.909 €.
Depósito 300 litros, 1.580 €.
Kit Solar, 675 €.
9.147,60 € + IVA 12%
7 ventiloconvectores + comandos + tabuleiros condensados + Mão de obra e diversos
4.242,12 € + IVA 20 %
painéis solares para AQS, marca JUNKERS:
2.999,25 € + IVA 12%
Cpts
Colocado por: Ed-l
os seus ventiloconvectores são do tipo meinertz ou jaga colocados abaixo do piso ou são de encostar as paredes? Quantos instalou e que potência têm no conjunto?
Obrigado
Colocado por: JCCColocado por: Pedro Azevedo78
Caro Rogério, qual a diferença em termos ecológicos entre uma bomba de calor ar-água (o que chama de aerotermia) e uma bomba de calor ar-ar (a que chama de AC)?
O funcionamento base das bombas é absolutamente igual! Com a diferença que os melhores ACs têm melhores rendimentos que as melhores "aerotermicas". Como tal gastam menos electricidade. Como tal, se calhar estas é que podem ser consideradas "mais ecológicas"....
..
Para mim é novidade que um aparelho de Ar Condicionado é uma bomba de calor ar-ar.
Eu sou leigo. Alguem mais técnico pode confirmar?
Colocado por: PBarataColocado por: JCC
Para mim é novidade que um aparelho de Ar Condicionado é uma bomba de calor ar-ar.
Eu sou leigo. Alguem mais técnico pode confirmar?
Não sei se sou mais técnico, mas posso confirmar. :)
Aliás também lhe posso já adiantar que o seu frigorífico também é uma bomba de calor (estou a falar a sério).
TODOS os sistemas colocados no post inicial são bombas de calor, NENHUM deles está na categoria de energias renováveis.
Colocado por: poeta rural"Quem muito escolhe pouco acerta"
Colocado por: sergyioe contactos de instaladores para a zona de Lisboa?
Colocado por: Rogerio GoncalvesColocado por: sergyioe contactos de instaladores para a zona de Lisboa?
Boas,
Junto-me ao Sérgyio a solicitar se os caros colegas de fórum podem disponibilizar contactos de instaladores na zona de Lisboa ou Alentejo.
1 abraço a todos e mais uma vez, grato pelas vossas opiniões
RG
http://montedoregato.blogspot.com