Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    A minha garagem tem a luz controlada por dois comutadores de escada. Quero substituir um deles por um sensor de movimento para que a luz seja ou controlada pelo sensor ou pelo interruptor restante.

    Interruptor:
    Interruptor

    Sensor:
    Sensor

    Eu não quero estragar o sensor e por isso não tenho grande margem para inventar... Será que alguem me pode ajudar?

    Obrigado
    • size
    • 24 julho 2019

     # 2

    Segundo o principio técnico dum comutador de escada, presumo que o sensor de movimento não tem possibilidade de executar a função dupla do interruptor, conforme é demonstrado no esquema abaixo.
    Com a instalação do sensor de movimento, porque não abandona o funcionamento dos 2 interruptores ?
      images.jpg
  2.  # 3

    viva, o sensor nao da para fazer o lugar do comutador de escada, pode sim é por dois sensores nos lugares dos comutadores e fazerem a funçao de interruptor em cada entrada da garagem e o tempo e contado no sensor master, ou deixar como esta! so com um comutador a fazer de corte ao sensor(quando nao quiser que o sensor acenda a luz ,desliga no comutador!,mas fica sem luz permanente quando quiser fazer alguma coisa na garagem pois o contador do sensor estara sempre a contar)
  3.  # 4

    Colocado por: size
    Com a instalação do sensor de movimento, porque não abandona o funcionamento dos 2 interruptores ?


    Porque quero ter a possibilidade de ligar a luz indeterminadamente (para evitar ter de andar aos saltos para o sensor actuar)...
  4.  # 5

    Dá para colocar um seletor lampada/sensor.
    No fundo é um bypass.
  5.  # 6

    Dá para fazer algo deste género:
    Sensor Presença - Comutador Escada
  6.  # 7

    Boa noite,
    Este tópico já tem uns bons anitos, mas em vez de estar a abrir um novo com o mesmo assunto decidi continuar.

    Eu tenho 4 luzes com dois computadores de escada duplos, cada botão dos comutadores acende 2 luzes.

    Se não me engano porque os fios eram muitos e tive que fazer um desenho para perceber o que estava feito e do que queria fazer, na caixa de derivação o que fiz foi: no cabo fase e neutro provenientes do disjuntor, criei mais uma derivação extra para o sensor, e o cabo de retorno das respectivas luzes a acender para comutador também para o sensor.

    Basicamente foi fazer derivações para que os mesmos cabos do comutador fossem para o sensor.

    Acabou por funcionar tal como o Herkatus referiu no início desta discussão. Espero que seja uma ligação correta e segura a que eu fiz.
 
0.0116 seg. NEW