Iniciar sessão ou registar-se
    • SrR
    • 17 setembro 2019 editado

     # 41

    .
      instalatie Buc.jpeg
      91aea2f2aa8546354a8c697e9c489b0e.jpg
      solar-ripp_mur.jpg
    • SrR
    • 17 setembro 2019 editado

     # 42

    Ou até utilizar os painéis como sombra
    Estas pessoas agradeceram este comentário: braz
      csm_Pergola_Frankreich_fbe9d38d95.png
      gallery6.jpg
    • NPRP
    • 17 setembro 2019

     # 43

    Este sistema dos tubos pretos, basicamente é só por a água a circular entre eles e a piscina com a ajuda da bomba da piscina. Confirmam?
    • SrR
    • 17 setembro 2019

     # 44

    Colocado por: NPRPEste sistema dos tubos pretos, basicamente é só por a água a circular entre eles e a piscina com a ajuda da bomba da piscina. Confirmam?
    sim, este tipo pode ser feita a circulação através da bomba da piscina, outros sistemas teria que ter o auxílio de uma outra bomba, estes das imagens não são só os tubos finos pretos, também são os coletores até aos tubos com um maior diâmetro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NPRP
    • SrR
    • 17 setembro 2019

     # 45

    Nas imagens em causa são do sistema solar, Solar Ripp
  1.  # 46

    Boas,

    Tenho uma piscina com cerca de 45 m3 de água (10m*3m) com cobertura automática de lâminas (na zona de Lisboa).

    Entretanto adquiri uma bomba de calor de (se não estou em erro) 16kW.
    Vou apresentar os consumos com energia totais da piscina (a trabalhar cerca de 17 horas por dia), desde que coloquei/liguei a bomba no dia 26 de maio de 2019:
    - Junho: 402 kWh -> 76.50 Euros
    - Julho: 480 kWh -> 91 Euros
    - Agosto: 468 kWh -> 89 Euros

    Quando fiz este investimento na bomba de calor, senti a falta desta informação de forma a ter uma noção mais realista dos custos.

    Para ficarem com uma ideia, a temperatura da água variou entre os 27ºC e os 31ºC. Normalmente, quando estavamos em casa e o tempo estava bom, colocavamos a 30ºC. Quando estavamos fora ou o tempo estava pior, baixava o setpoint para para os 27/28ºC.

    Concluindo, pelas minhas contas:
    1) Vou utilizar o aquecimento em cerca de 4,5 meses: Custo total estimado de 400 euros;
    2) Não vou utilizar o aquecimento em cerca de 7,5 meses: Custo total estimado de 50 euros;

    Em média, a piscina tem um custo mensal de 37.50 Euros/mês (se considerarmos os 12 meses do ano) ou de 100 Euros/mês se considerarmos os 4,5 meses de utilização.

    Nota 1: A minha bomba da piscina é de velocidade variável, o que me permite ter um custo muito reduzido com a bombagem.
    Nota 2: Este verão foi um pouco atipico, pelo que espero que num verão + quente, os custos possam descer um pouco.
    Nota 3: Para reduzir estes custos, vou colocar paineis fotovoltaicos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NPRP
  2.  # 47

    Obrigado pelo feedback.

    Para ficarem com uma ideia, a temperatura da água variou entre os 27ºC e os 31ºC

    Isso é que "sopa" :)
    • NPRP
    • 28 setembro 2019

     # 48

    Colocado por: fmmsfzBoas,

    Tenho uma piscina com cerca de 45 m3 de água (10m*3m) com cobertura automática de lâminas (na zona de Lisboa).

    Entretanto adquiri uma bomba de calor de (se não estou em erro) 16kW.
    Vou apresentar os consumos com energia totais da piscina (a trabalhar cerca de 17 horas por dia), desde que coloquei/liguei a bomba no dia 26 de maio de 2019:
    - Junho: 402 kWh -> 76.50 Euros
    - Julho: 480 kWh -> 91 Euros
    - Agosto: 468 kWh -> 89 Euros

    Quando fiz este investimento na bomba de calor, senti a falta desta informação de forma a ter uma noção mais realista dos custos.

    Para ficarem com uma ideia, a temperatura da água variou entre os 27ºC e os 31ºC. Normalmente, quando estavamos em casa e o tempo estava bom, colocavamos a 30ºC. Quando estavamos fora ou o tempo estava pior, baixava o setpoint para para os 27/28ºC.

    Concluindo, pelas minhas contas:
    1) Vou utilizar o aquecimento em cerca de 4,5 meses: Custo total estimado de 400 euros;
    2) Não vou utilizar o aquecimento em cerca de 7,5 meses: Custo total estimado de 50 euros;

    Em média, a piscina tem um custo mensal de 37.50 Euros/mês (se considerarmos os 12 meses do ano) ou de 100 Euros/mês se considerarmos os 4,5 meses de utilização.

    Nota 1: A minha bomba da piscina é de velocidade variável, o que me permite ter um custo muito reduzido com a bombagem.
    Nota 2: Este verão foi um pouco atipico, pelo que espero que num verão + quente, os custos possam descer um pouco.
    Nota 3: Para reduzir estes custos, vou colocar paineis fotovoltaicos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:NPRP

    Excelente testemunho! Dá para informar o custo de aquisição da bomba de calor e da possibilidade da colocação dos painéis fotovoltaicos ?
    O facto da piscina ser coberta com lâminas também ajuda a esses consumos, não!!?
  3.  # 49

    Na minha opinião entre 27 e 28 graus já é mais que bom. 31 é um exagero.
  4.  # 50

    Colocado por: NPRP
    Excelente testemunho! Dá para informar o custo de aquisição da bomba de calor e da possibilidade da colocação dos painéis fotovoltaicos ?
    O facto da piscina ser coberta com lâminas também ajuda a esses consumos, não!!?


    A bomba de calor custou 2900 euros. A instalação foi quase toda feita por mim. A cobertura é essencial para estes consumos.

    A colocação dos painéis fotovoltaicos acaba por ser independente da piscina. A grande vantagem é que tipicamente o cop da bomba de calor é tanto maior quanto menor a temperatura e a humidade relativa no exterior. Hora essa também é a hora em que os painéis mais produzem.

    Eu investiguei bastante a opção dos painéis solares para aquecer a água da piscina, mas no meu caso não me pareceram uma muito boa opção.

    Hoje tenho a piscina a 28 C. Quantos painéis seriam necessários? E depois em agosto o que faria a tanto calor? Enfim...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NPRP
  5.  # 51

    Colocado por: rjmsilvaNa minha opinião entre 27 e 28 graus já é mais que bom. 31 é um exagero.


    Eu diria que a melhor temperatura se situa entre os 28 e os 30 C. Daí para cima, já se torna desconfortável. Mas depende de pessoa para pessoa. Este verão também foi um pouco atípico, muito raro o dia que não tinha vento aqui...
    Concordam com este comentário: rjmsilva
    • NPRP
    • 28 setembro 2019

     # 52


    A colocação dos painéis fotovoltaicos acaba por ser independente da piscina. A grande vantagem é que tipicamente o cop da bomba de calor é tanto maior quanto menor a temperatura e a humidade relativa no exterior. Hora essa também é a hora em que os painéis mais produzem.

    Eu investiguei bastante a opção dos painéis solares para aquecer a água da piscina, mas no meu caso não me pareceram uma muito boa opção.

    Segundo me informaram, Em pleno Verão, podemos ter a água da piscina a 30 graus a custo zero. Como? Dissipando o excesso de energia / calor acumulado dos painéis solares e, usando um permutador de calor, transferir esse “calor” para a água da piscina. Isto a ser viável, pelo menos de junho a setembro deve funcionar, pois no verão os painéis podem fazer muito mais do que simplesmente aquecer a água dos banhos... acho que nesta solução, a bomba de calor usada para o PRH e a AQS é meramente “reguladora “.. mas disto, confesso, percebo muito pouco, embora no plano teórico me pareça fazer muito sentido...
  6.  # 53

    Colocado por: NPRP
    Segundo me informaram, Em pleno Verão, podemos ter a água da piscina a 30 graus a custo zero. Como? Dissipando o excesso de energia / calor acumulado dos painéis solares e, usando um permutador de calor, transferir esse “calor” para a água da piscina. Isto a ser viável, pelo menos de junho a setembro deve funcionar, pois no verão os painéis podem fazer muito mais do que simplesmente aquecer a água dos banhos... acho que nesta solução, a bomba de calor usada para o PRH e a AQS é meramente “reguladora “.. mas disto, confesso, percebo muito pouco, embora no plano teórico me pareça fazer muito sentido...


    Boa questão para os peritos aqui do fórum que também gostaria de entender. No meu caso vou ter um sistema solar de circulação forçada cujo depósito ficará a uns 30 metros da bomba da piscina.
  7.  # 54

    Colocado por: NPRPpelo menos de junho a setembro
    dependendo da localização e das condições climatericas permite ter temperaturas agradaveis na agua entre Abril e Novembro, relembro que tendo custos quase nulos.

    Colocado por: NPRPos painéis podem fazer muito mais do que simplesmente aquecer a água dos banhos... acho que nesta solução, a bomba de calor usada para o PRH e a AQS é meramente “reguladora “
    no seu caso especifico a bomba de calor está somente para enfeitar pois nesta situação é usado exclusivamente o deposito de inercia da mesma sem qualquer trabalho termodinamico da componente bomba de calor,

    adicionalmente com esta solução tem AQS e apoio ao aquecimento ambiente a partir do solar termico sendo ambos prioritarios em relação á piscina.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NPRP
  8.  # 55

    Colocado por: jorgealvesdependendo da localização e das condições climatericas permite ter temperaturas agradaveis na agua entre Abril e Novembro, relembro que tendo custos quase nulos.

    no seu caso especifico a bomba de calor está somente para enfeitar pois nesta situação é usado exclusivamente o deposito de inercia da mesma sem qualquer trabalho termodinamico da componente bomba de calor,

    adicionalmente com esta solução tem AQS e apoio ao aquecimento ambiente a partir do solar termico sendo ambos prioritarios em relação á piscina.


    Existe alguém que conheça com esse sistema implementado que possa dar feedback do seu real funcionamento custo?
    • NPRP
    • 29 setembro 2019

     # 56

    Colocado por: ****So falta o permutador e a piscina aquece de borla , com o solar térmico .
    Concordam com este comentário:jorgealves

    O permutador fica instalado ao pé da bomba de calor e na denominada sala das máquinas, correcto?
    Questão 1: a tubagem que faz permutador - piscina é circuito fechado, não é assim?
    Questão 2: uma distância de 20 metros entre o permutador e a piscina pode ser motivo para uma considerável perda de eficiência desta solução?
    • NPRP
    • 29 setembro 2019

     # 57

    Colocado por: jorgealvesdependendo da localização e das condições climatericas permite ter temperaturas agradaveis na agua entre Abril e Novembro, relembro que tendo custos quase nulos.

    no seu caso especifico a bomba de calor está somente para enfeitar pois nesta situação é usado exclusivamente o deposito de inercia da mesma sem qualquer trabalho termodinamico da componente bomba de calor,

    adicionalmente com esta solução tem AQS e apoio ao aquecimento ambiente a partir do solar termico sendo ambos prioritarios em relação á piscina.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:NPRP
    • NPRP
    • 29 setembro 2019

     # 58

    Custos quase nulos.. conseguimos quantificar isto em euros / mês?
    • LVM
    • 29 setembro 2019

     # 59

    Colocado por: ****So falta o permutador e a piscina aquece de borla , com o solar térmico .
    Concordam com este comentário:jorgealves,ASSimoes

    Pois, o problema é arranjar instalador...
  9.  # 60

    Colocado por: LVMPois, o problema é arranjar instalador...
    o verdadeiro problema é arranjar tempo para tudo, mas com jeito e uma enorme dose de paciência, a coisa chega a bom porto.
 
0.0280 seg. NEW