Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,o meu pai vai-me fazer uma doaçao de terreno no seu quintal para que eu possa fazer uma construção, o topografo ja fez o levantamento e ja o entregou ao arquitecto que vai fazer os planos da casa a construir.
    A que momento é que se faz o destaque do terreno para que a doação seja efetuada? sera que é quando eu souber quantos m3 tem a parcela? é o arquitecto que tem de me comunicar isso? quais sao os documentos necessarios para marcar audiencia no notario para proceder a doação? gostaria tb de saber qual o valor do terreno, quem faz a avaliação??

    obrigado.
  2.  # 2

    m2.

    Olhe O destaque tem de ser concretizado antes de submeter o projecto e antes da doação.... Sem haver destaque e registo do novo predio criado ( terreno), não pode haver doação. entende
    Afinal quem está a tratar da operçã de destaque? o topografo ou o arquitecto?

    Aqui no escritório, são os arqutiectos que costumam tratar da papelada inerente... Levantamento topografico ( por topografo) + instrução do pedido de destaque na Câmara. obtenção da certidºao de destaque, Preenchimento e submisºao do mod. 1 do IMI e posterior entrega dos elementos para registo na Conservatória do registo predial... normalmente para estes casos, não utilizamos advogados e/ou solicitadores, até porue a maior parte do trabalho é da nossa competencia.

    Só após ter o predio (terreno) registado, poderá ser efectuado a escritura de doação, e consequentemente os registo para seu nome.

    Esclareça isto com o Arquitecto...

    O valor do terreno, isso é definido quando da avaliação patrimonial... pela Autoridade TRibutária... depois de entregar o mod. 1 do IMI.
    Concordam com este comentário: ADROatelier, skypt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Out17
  3.  # 3

    Quem trata do destaque é o arquitecto, obrigado pelos esclarecimentos Pedro Barradas, foi muito util.
  4.  # 4

    Colocado por: alieneQuem trata do destaque é o arquitecto

    E ele não o soube esclarecer?
    O que é que você pediu ao arquitecto?
    Ele deu-lhe um orçamento?
  5.  # 5

    Topógrafos, arquitetura da treta , isto já cansa as pessoas entrarem nestas andanças e com tanta falta de apoio dos respectivos tecnicos, será que são só contratados para fazer uns riscos?
  6.  # 6

    Colocado por: marco1Topógrafos, arquitetura da treta , isto já cansa as pessoas entrarem nestas andanças e com tanta falta de apoio dos respectivos tecnicos, será que são só contratados para fazer uns riscos?
    sim... sabes bem disso.
    quantos não vão ao elo mais baixo e depois vêm aqui pedir conselhos sobre coisas básicas?
    quantos não nos aparece aqui com projectos desenhados por alunos de primária?
    quantos não pensam que um valor mais justo pelo nosso tempo/trabalho é um absurdo, coisa de país de rico?

    claro que quando se contrata projectos+especialidaes+topografia por 3000€ como apareceu aqui um paraquedista um dia destes não há tempo para perder com questões, nem estudos, nem sequer para puxar um pouquinho pela cabeça ou telefonar e procurar saber dar resposta ao cliente... é mais toma lá, dá cá, adeus.
  7.  # 7

    Colocado por: antonylemoslaro que quando se contrata projectos+especialidaes+topografia por 3000€ como apareceu aqui um paraquedista

    Não seja assim tony, era 3250€!!!!
  8.  # 8

    Colocado por: Pedro Barradas
    Não seja assim tony, era 3250€!!!!
    ah ... desculpe.. ;) assim é verdade, a arquitectura já não fica por 500€
  9.  # 9

    estás enganado...serão 250e para o lev. top. 2000 para especialidades e 1000 para arquitectura. para quem for gastar uma semanita com o assunto, até que não fica mal pago... ;) mas só dá para pensar e desenhar em 5 dias, nada mais.
  10.  # 10

    Colocado por: Pedro Barradasestás enganado...serão 250e para o lev. top. 2000 para especialidades e 1000 para arquitectura. para quem for gastar uma semanita com o assunto, até que não fica mal pago... ;) mas só dá para pensar e desenhar em 5 dias, nada mais.
    o mais bem bago será o topógrafo então.. hahahaha
  11.  # 11

    Colocado por: antonylemoso mais bem bago será o topógrafo então.. hahahaha

    Obviamente... em 4 horitas de trabalho + deslocação. tem o assunto arrumado. Mas a engenharia também não fica mal, nem se desloca ao local, o arquitecto é que tem de tratar de tudo, rever ficheiros, compilar, etc..

    Mas...
    Também se pode dar o caso de quem ganha mais seja o arquitecto que assina a coisa feita por outrem. leva por isso uns 500 ou 600€ e só assina as coisas... que alguém lhe envia.

    muitas hipoteses...
  12.  # 12

    Fico careca de desgosto quando leio estas coisas.

    (suspiro)
  13.  # 13

    obrigado pelas respostas e ja agora uma pergunta: antes do arquitecto começar a fazer o destaque é necessario regularizar uma garagem que foi construida ilegalmente ha 45 anos e que se encontra no futuro terreno, a proposta de regularizaçao ja foi entregue a camara...gostaria de saber se vou ter de pagar por essa regularizaçao ( a garagem é para demoliçao e qual podera ser o custo)...obrigado!
    • SMBS
    • 3 agosto 2019

     # 14

    Se é para demolição faça a demolição primeiro e não tem mais chatices.
    Concordam com este comentário: BM_18, Pedro Barradas, nvale
  14.  # 15

    O engenheiro entregou o pedido de demolição a camara...quero saber se posso ter de pagar por essa construção ilegal?
 
0.0142 seg. NEW