Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Adquiri recentemente um barbecue a gás que vem com o redutor visível na imagem em anexo. Antes de ir comprar uma garrafa nova, fui à garagem dos meus pais onde encontrei a garrafa que apresento nas fotografias.

    O redutor não encaixa na válvula, fica com bastante folga. Será que falta alguma peça na válvula? Ou será que por ser uma garrafa antiga a válvula é diferente?

    Já agora, há muitos anos que não uso garrafas de gás, será segura usar uma garrafa tão antiga?

    Obrigado

    gas1
    gas2
    gas3
    gas4
  2.  # 2

    Parece faltar o o-ring na garrafa... parece-me...
    o redutor pode também não ser o adequado à boca da garrafa. cada marca tem a sua especificidade... e alem disso a questão de ser para gas butano ou propano. o que diz o manula de instruções do barbecue?

    Já ligou isso tudo, fica cheiro a gás ou não? a chama resultante é amarela, ou pelo contrario pare-lhe bem?

    PS: faça os testes num local exterior e devidamente ventilado.
  3.  # 3

    se encontrou uma botija velha, menos mal, livra-se de pagar a tara de uma nova.

    pegue na velha, troque por uma nova e arranje um redutor para essa marca de gás-
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 4

    As vendedores de gás são obrigadas a trocar as garrafas antigas, mesmo em mal estado, por umas novas.
    A Cepsa tem garrafas leves e oferecem o redutor.
    Mas qq marca é obrigada a trocar, pode é ter de comprar o redutor, mangueira e anilhas.
    Ficará cerca de 20.00 euros.
  5.  # 5

    Colocado por: mmarinhoAs vendedores de gás são obrigadas a trocar as garrafas antigas, mesmo em mal estado, por umas novas.
    A Cepsa tem garrafas leves e oferecem o redutor.
    Mas qq marca é obrigada a trocar, pode é ter de comprar o redutor, mangueira e anilhas.
    Ficará cerca de 20.00 euros.

    Uma observação, se não quiser comprar redutor novo, verifique qual a marca que serve para o seu redutor.
    Pelas fotos tem um redutor Type-A358, veja qual a marca que tem este type e adquira a garrafa correspondente.
    • Nelhas
    • 26 julho 2019 editado

     # 6

    Tenho 3 da BP para entregar.
    Não quero outras em troca.
    Onde posso devolve-las?
  6.  # 7

    Colocado por: NelhasTenho 3 da BP para entregar.
    Não quero outras em troca.
    Onde posso devolve-las?


    talvez na BP...nao?
  7.  # 8

    Colocado por: NelhasTenho 3 da BP para entregar.
    Não quero outras em troca.
    Onde posso devolve-las?

    Venda as garrafas, valem dinheiro!

    Essa garrafa "velha" parece uma garrafa "normal" de gás butano da Galp. Esse redutor não é para essas garrafas.
  8.  # 9

    Obrigado a todos pelas respostas, não sabia que o mercado de botijas em Portugal estava tão segmentado, é uma pena não haver um standard para todas as marcas.

    Entretanto estive a pesquisar melhor e parece que o redutor é o indicado para as botijas espanholas (esses sim têm um standard). À partida se comprar uma botija da repsol/cepsa deverá funcionar.
  9.  # 10

    Colocado por: jmfilipeObrigado a todos pelas respostas, não sabia que o mercado de botijas em Portugal estava tão segmentado, é uma pena não haver um standard para todas as marcas.

    Realmente em Portugal há uma variedade de adaptadores que até faz confusão. Dentro das próprias empresas fazem redutores para butano, propano e gpl... Não sei se por segurança, se apenas por carolice
  10.  # 11

    Colocado por: rjmpiresDentro das próprias empresas fazem redutores para butano, propano e gpl... Não sei se por segurança, se apenas por carolice


    dentro da mesma marca, deve ser por segurança, ter um equipamento afinado para butano e colocar lá propano não lhe deve dar muita saúde.

    agora entre marcas diferentes é apenas para dificultar a troca de fornecedor. o governo bem que podia obriga-los a normalizar
  11.  # 12

    Colocado por: pauloagsantos

    dentro da mesma marca, deve ser por segurança, ter um equipamento afinado para butano e colocar lá propano não lhe deve dar muita saúde.

    agora entre marcas diferentes é apenas para dificultar a troca de fornecedor. o governo bem que podia obriga-los a normalizar


    Acredito que sim, mas agora os equipamentos vêm quase todos equipados para aceitar butano, propano e gás natural
  12.  # 13

    Colocado por: rjmpires

    Acredito que sim, mas agora os equipamentos vêm quase todos equipados para aceitar butano, propano e gás natural


    Not quite, tem de haver adaptações.
  13.  # 14

    Colocado por: ClioII

    Not quite, tem de haver adaptações.

    Pois talvez, a maioria dos equipamentos que tenho visto ultimamente aceitam os 3 e não fazem referência a troca nenhuma de bicos ou assim.
    Mas também equipamentos de queima não é a minha área de pesquisa preferida.
  14.  # 15

    A Cepsa e a BP para gás butano usa o redutor 592.
 
0.0178 seg. NEW