Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Necessitava da vossa ajuda, se fosse possível….

    Primeira duvida, segundo o Eurocódigo 1, que sobrecarga devo considerar para uma biblioteca municipal? Não estou a conseguir enquadrar nas categorias lá descritas... estava a pensar considerar a categoria E1, com q=7,5kN/m2.

    Relativamente, às estruturas com mais de 30metros de comprimento, acham imprescindível a colocação de juntas de dilatação?


    Obrigado.
  2.  # 2

    Ou posso ir pelo peso especifico 6kN/m3 (livros e documentos geral), e multiplicar pela altura das estantes/pé direito?

    Agradeço a vossa ajuda!
  3.  # 3

    Tem de ler muito bem as tabelas e os artigos dos regulamentos, analizar o projecto de arquitectura face os usos previstos em cada espaço, e daí tirar as suas ilações.
  4.  # 4

    Se calhar terá zonas E1 e outras, C3, C2 e C1...
  5.  # 5

    Bom dia,
    Trata-se de uma situação que, de facto, não se insere completamente em nenhuma das categorias.
    A minha opinião é que deve aplicar uma sobrecarga de 2,5 kN / m2 (C1) + 4,5 kN / m2 (D2), isto é:

    - 4,5 kN / m2 de forma a contabilizar as estantes e livros a atuar na estrutura ( D2 - Armazéns)

    - 2,5 kN / M2 de forma a contabilizar a eventual concentração de pessoas (C1 - Salas de Leitura)

    Esta solução totaliza uma sobrecarga de 7,0 kN / m2 que representa um valor bastante considerável, não se esqueça de efeturar alternância de sobrecargas, neste caso, vai ser considerável certamente.
    Tome a decisão em concordância com a dimensão do projeto, em último caso, contabilize o nº de estantes presentes na arquitetura, multiplique pelo peso específico, e calcule a ação por m2, adicionando finalmente a sobrecarga relativa ao público.

    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smp27
  6.  # 6

    Colocado por: helder121Tome a decisão em concordância com a dimensão do projeto, em último caso, contabilize o nº de estantes presentes na arquitetura, multiplique pelo peso específico, e calcule a ação por m2, adicionando finalmente a sobrecarga relativa ao público.

    Acho este um bom conselho...

    ...no Brasil, estive a pesquisar... o minimo para bibliotecas é de 6,0kN
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smp27
  7.  # 7

    Obrigado pela vossa ajuda.

    Realmente o Eurocódigo não é muito explicito nesta situação….

    A questão é que o número de estantes pode ser alterado. De um projeto que vi, considerou-se 6kN/m3 (peso especifico), mas desta maneira iria dar uma carga muito grande por m2.
  8.  # 8

    veja também isso das juntas de dilatação, penso que mais de 30 m já precisa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smp27
  9.  # 9

    Se quiser mais ajuda coloque aí a planta, cotada se puder ser, a ver se consigo dar mais algum dica.

    Não se esqueça que tem de contar com corredores de circulação, não basta multiplicar 6 kN/m3 pela altura da estante.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smp27
  10.  # 10

    A minha questão é realmente se numa determinada AREA , com o nº de estantes e descontando os corredores de circulação devo fazer o seguinte cálculo: (peso especifico x nº estantes x largura estante x comprimento estante x altura da estante/(AREA)), isto é, com os valores da imagem (6kN/m3 x 9estantes x 0,65m de largura x 3,60m de comprimento x 2,00m de altura)/(13,05mx3,60m)=5,38kN/m2

    Mesmo que posteriormente as estantes não tenham estas dimensões?
      plll.jpg
  11.  # 11

    Acho que essas questões tem de ser respondidas por um eng. civil. Os arquitectos que aqui participaram, já não conseguem "dar" mais ... ;)
  12.  # 12

    Ora bem, o cálculo que você fez parece-me correto.

    Fez bem em adotar o "n.º de estantes mais desfavorável", apenas mudaria o comprimento de influência que considerou, de 3,6 m para 5,0 m ( de forma a contabilizar eventuais corredores), o que implicaria uma sobrecarga de cerca de 3,9 kN / m2.

    Em fase de projeto, e no que diz respeito a sobrecargas, o trabalho de um Engenheiro Civil passa por estimar as eventuais cargas que o espaço terá, e é aqui que os valores podem variar.

    A meu ver, consideraria os 3,9 kN/m2 (Calculado acima) + 2,0 kN/m2 (Público) + 1,5 kN/m2 (Chamado Coeficiente do ****ço) que igualaria 7,4 kN/m2.

    Considerações finais:

    - Faça alternância de sobrecargas nos diferentes panos, vai influenciar bastante o seu dimensionamento e para este valor de SC é necessário;

    - Se utilizar Lajes de Vigotas Pré-Esforçadas, arme as vigotas na direção do comprimento 32,79 m de forma a dividir o peso das estantes o mais uniformemente possível pelas vigotas, e não arriscar carregar uma única vigota com o peso de uma estante (eu sei que os tarugos ajudam a uniformizar o peso mas não acho suficiente neste caso);


    Boa sorte!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smp27
 
0.0162 seg. NEW