Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: martinina

    Pode justificar? Obrigada


    Colocado por: argo

    Já tenho uma bomba de calor de 110 L e se até agora dava conta do serviço no futuro vai ser insuficiente. Nas obras instalamos um circuito de recirculação de agua quente pela casa e ando a tentar perceber como um termosifão pode ser adicionado em série.
    Tendo a bomba de calor como apoio em série, estou inclinado para um destes pequeno.

    Presumo que prefiram o convencional porque não tem tantas perdas nos depósitos durante a noite, mas no meu caso tendo o deposito da BC numa casa técnica e sendo no Algarve essa questão torna se menor e ganha a estética.


    Colocado por: argoA escolher entreSolcrafte Style Pluse oPleion INNOV Sun EGO, alguém alguma opinião?
    Obrigado!
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Colocado por: argoA escolher entreSolcrafte Style Pluse oPleion INNOV Sun EGO, alguém alguma opinião?
    Obrigado!
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas



    O meu Solcrafte tinha 5 anos de garantia e durou 5 anos e 2 meses. Gostava de alguns aspectos do painel: não tem manutenção anual; aquece muito rápido; Quando se liga a resistência aquece muito rapidamente e não precisa de aquecer os 200l. Desvantagens: arrefece extremamente depressa (tal como aquece), durou muito pouco, a assistência técnica foi vergonhosa.

    Reparei o painel e ao fim de 8 meses avariou novamente.

    Não sei se entretanto estão melhores, mas não recomendo. Devia ter posto um baixiroca ou semelhante.
    • vbc
    • 28 julho 2022 editado

     # 42

    Colocado por: mane.pxq








    O meu Solcrafte tinha 5 anos de garantia e durou 5 anos e 2 meses. Gostava de alguns aspectos do painel: não tem manutenção anual; aquece muito rápido; Quando se liga a resistência aquece muito rapidamente e não precisa de aquecer os 200l. Desvantagens: arrefece extremamente depressa (tal como aquece), durou muito pouco, a assistência técnica foi vergonhosa.

    Reparei o painel e ao fim de 8 meses avariou novamente.

    Não sei se entretanto estão melhores, mas não recomendo. Devia ter posto um baixiroca ou semelhante.


    Olá Mane
    Estou muito interessado num INNOVSUN , pode-me informar que tipo de avaria sucedeu ao seu solcrafte? rebentaram uns tubos ?
  2.  # 43

    Boa tarde!

    Recupero este tema, em especial relativo à VÁLVULA DO PAINEL SOLAR TERMOSSIFÃO.

    Tenho um Sistema de Painel Solar com termossifão SIME SOL, de 300L. Está na cobertura.
    Não tenho acesso frequente à cobertura, mas por sinal na passada semana, consegui aceder e verifiquei que a válvula na tubagem estava na posição conforme foto que anexo.

    Além do meu Painel Solar há outros exactamente iguais, e cada um tinha esta válvula numa posição diferente!

    Alguém (que perceba desta matéria e não apenas o "achómetro" pode aconselhar sobre a posição da mesma e o impacto desta na saída de água quente?
    Há outra posição melhor?
    Obrigado.
      VÁLVULA_Painel Solar termossifão.JPG
    • SrR
    • 14 fevereiro 2023

     # 44

    Colocado por: ARAS79Boa tarde!

    Recupero este tema, em especial relativo à VÁLVULA DO PAINEL SOLAR TERMOSSIFÃO.

    Tenho um Sistema de Painel Solar com termossifão SIME SOL, de 300L. Está na cobertura.
    Não tenho acesso frequente à cobertura, mas por sinal na passada semana, consegui aceder e verifiquei que a válvula na tubagem estava na posição conforme foto que anexo.

    Além do meu Painel Solar há outros exactamente iguais, e cada um tinha esta válvula numa posição diferente!

    Alguém (que perceba desta matéria e não apenas o "achómetro" pode aconselhar sobre a posição da mesma e o impacto desta na saída de água quente?
    Há outra posição melhor?
    Obrigado.
      VÁLVULA_Painel Solar termossifão.JPG
    o que quer saber ao certo? Essa válvula é uma válvula misturadora termostatica, o que significa que consoante a posição do manípulo (1 a 5) a temperatura máxima da agua é controlada se nao me engano é uma regulação entre os 35 a 60graus
  3.  # 45

    Certo, segundo a indicação da válvula, esta tem uma regulação entre os 38.º-(49.º)-60.ºC.

    O que pretendo saber é se a posição em que está a válvula (indicador seta) é a melhor, mais optimizada para utilização normal?

    Porque as outros 3 paineis tem diferentes posições da válvula.
    • SrR
    • 14 fevereiro 2023

     # 46

    A mim olhando pra foto parece estar no máximo, isso n faz sentido nenhum a nao ser que utilize a agua a 60 graus, tem que colocar a válvula numa posição em que agua quente ao chegar ao chuveiro por exemplo ja esteja à temperatura certa sem necessidade de a misturar para arrefecer.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 47

    Colocado por: SrRA mim olhando pra foto parece estar no máximo, isso n faz sentido nenhum a nao ser que utilize a agua a 60 graus, tem que colocar a válvula numa posição em que agua quente ao chegar ao chuveiro por exemplo ja esteja à temperatura certa sem necessidade de a misturar para arrefecer.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Sabendo que pode depender de cada pessoa, mas que temperatura será a ideal?
    Sendo certo, que se ficar muito baixa, não tenho água a ferver, por exemplo na cozinha (se precisar)... estaria sempre "morna"...
    • SrR
    • 14 fevereiro 2023

     # 48

    Colocado por: ARAS79

    Sabendo que pode depender de cada pessoa, mas que temperatura será a ideal?
    Sendo certo, que se ficar muito baixa, não tenho água a ferver, por exemplo na cozinha (se precisar)... estaria sempre "morna"...
    40 a 45 graus para mim, ja para a minha esposa teria que ser a 65 e mesmo assim é capaz de ser fria demais
  5.  # 49

    Por volta de 41/42 graus é o ideal, as termostáticas dos duches vêm reguladas a 38 graus.
  6.  # 50

    SrR, algum local onde possa ler mais info sobre como funcionam um termossifão, já encontrei muita coisa, mas é pouco explícita ou contraditória.

    Por exemplo, à medida que se gasta a água quente ele enche automaticamente de fria? Arrefecendo a restante, ou vai enchendo à medida que tem energia solar suficiente para a aquecer?

    Relativamente à questão da temperatura à saída, eu acho q tem vantagens em sair quente e fazer essa regulação à saída da torneira ou numa válvula algures a meio caminho, isto pq por exemplo entre banhos, posso até demorar 20 ou 30 min e água ainda está quente, ou posso tomar banho, jantar e a seguir lavar a loiça e ainda ter água quente qb sem ter de esperar/gastar mais água.
    • SrR
    • 14 fevereiro 2023 editado

     # 51

    Colocado por: NTORIONalgum local onde possa ler mais info sobre como funcionam um termossifão, já encontrei muita coisa, mas é pouco explícita ou contraditória.
    o termossifao é o sistema mais simples que existe, nada de extraordinário.



    Colocado por: NTORIONPor exemplo, à medida que se gasta a água quente ele enche automaticamente de fria? Arrefecendo a restante, ou vai enchendo à medida que tem energia solar suficiente para a aquecer?
    à medida que vai usando agua quente do depósito ela vai repondo com agua fria, vai sempre existir alguma estratificação no depósito pelo que a água fria ao entrar nao vai arrefer logo a agua quente que la está.



    Colocado por: NTORIONRelativamente à questão da temperatura à saída, eu acho q tem vantagens em sair quente e fazer essa regulação à saída da torneira ou numa válvula algures a meio caminho, isto pq por exemplo entre banhos, posso até demorar 20 ou 30 min e água ainda está quente, ou posso tomar banho, jantar e a seguir lavar a loiça e ainda ter água quente qb sem ter de esperar/gastar mais água.
    não, o que faz sentido é regular logo à saida do depósito a temperatura que pretende
  7.  # 52

    Há uns sistemas de termossifao que tem tipo uma boiao por baixo do cilindro. Outros não?
    Alguém sabe o que é?
    • SrR
    • 21 maio 2023

     # 53

    Vaso de expansão
  8.  # 54

    sendo obrigatório em todos os sistemas sob pressão
  9.  # 55

    Colocado por: jorgealvessendo obrigatório em todos os sistemas sob pressão


    O meu (e dos vizinhos) é um Sime Natural S (versão LP), de 300L, instalado há cerca de 2 anos e não tem?

    Por acaso reparei porque fui à cobertura... Outros na zona (porventura d eoutras marcas, têm... outros não...)

    Teria que ter então? que função tem esse vaso expansão? Como não tem, que consequências podem advir?
  10.  # 56

    Alguma recomendação de empresa na zona norte do País, para manutenção anual/programada de Painel Solar com Termossifão?

    Que aconselham?
  11.  # 57

    Colocado por: ARAS79Alguma recomendação de empresa na zona norte do País, para manutenção anual/programada de Painel Solar com Termossifão?

    Que aconselham?


    Posso recomendar a Servitis. Peça para agendarem para o Técnico Valente.
  12.  # 58

    Colocado por: ARAS79Alguma recomendação de empresa na zona norte do País, para manutenção anual/programada de Painel Solar com Termossifão?

    Que aconselham?

    Bom dia, já falou com a Servitis?
  13.  # 59

    Colocado por: Ovelheiro
    Bom dia, já falou com a Servitis?


    Sim..

    E a resposta... um pouco inconclusiva e subjectiva foi esta:

    «
    Boa tarde,
    Os valores que praticamos são de 33€ de deslocação + 33€ de MO/H + peças caso necessárias.
    Caso pretenda avançar peço o contacto telefónico para agendamento.
    »
  14.  # 60

    Colocado por: ARAS79

    Sim..

    E a resposta... um pouco inconclusiva e subjectiva foi esta:

    «
    Boa tarde,
    Os valores que praticamos são de 33€ de deslocação + 33€ de MO/H + peças caso necessárias.
    Caso pretenda avançar peço o contacto telefónico para agendamento.
    »
    não percebi, a resposta foi direta e objectiva,
 
0.0199 seg. NEW