Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia, tenho um comutador de escada duplo montado num dos quartos, em que um interruptor está na entrada do quarto e o outro está numa das paredes.

    Tenho a luz principal no teto e dois pontos de luz na parede.

    O que acontece é que o botão da esquerda liga as duas luzes e o botão da direita só funciona depois de ligar o da esquerda e acende/apaga a luz do teto.

    O interruptor secundário só funciona depois de acender as lizes no principal.

    Como posso ligar o interruptor principal de modo a conseguir controlar a luz do teto no botão da direita e o ponto de luz lateral no botão da esquerda?

    Deixo a fotografia do comutador:

    Principal
      20190728_192132.jpg
  2.  # 2

    Olá.
    Tente verificar que ambos os comutadores se encontram ligados desta forma.
    Esquema de ligação de um comutador duplo.

    O passo inicial é desligar todos os fios e descobrir em qual deles é o fio fase (com um busca polos é fácil de determinar isto). Depois liga esse fio ao interruptor conforme a imagem acima (fio preto N na imagem).
    De seguida descubra qual é o fio que alimenta cada uma das luzes e ligue conforme a figura.
    Finalmente sobram 4 fios. Estes fios são os que vão fazer a comutação da corrente. Descubra qual é qual em cada interruptor e marque-os com uma etiqueta ou algo do género. De seguida tem de ligar conforme a imagem.
 
0.0083 seg. NEW