Iniciar sessão ou registar-se
    • mafgod
    • 14 setembro 2009 editado

     # 1

    Boas,

    preciso de uma opinião vossa que me está a dificultar a aquisição de um terreno.

    Um terreno com desnível em V foi dividido ao meio (ou seja, a fronteira entre os dois terrenos é o ponto mais baixo (entre 5 a 6 metros abaixo dos limites exteriores).
    Nesta fronteira de divisão, foram colocadas manilhas para escoar as águas e por cima um muro de delimitação dos dois terrenos.
    Entretanto o proprietário resolveu colocar terras de forma a nivelar os terrenos fazendo como que o ponto mais baixo (junto à fronteira dos dois terrenos) subisse uns metros podendo afirmar-se que o terreno agora se encontra praticamente plano.

    O proprietário já tem um projecto aprovado na Câmara para o terreno que quer vender onde se consta uma cave e R/C.

    Agora começam as minhas dúvidas:
    1. se executar o que está no projecto, a cave ficará a cerca de 4 metros abaixo da cota agora existente e assim terei de grampear o terreno entre a fronteira dos dois terrenos e a cave (ou somente a meia altura da cave, optando por janelas em bandeira), fazer uns socalcos em vez de grampear ou fazer um muro robusto para aguentar as terras do vizinho. Não gosto nenhuma destas opções já que a cave estará abaixo do terreno do vizinho e parecerá que, ao estar na cave, estarei num buraco visto que ou terei um muro de 6 metros de altura ou algo a disfarçar este desnível. (Mais valia ele não ter colocado terras)

    2. a minha ideia sempre foi uma casa térrea, sem cave ne m 1º andar. Se o quizer fazer neste terreno, e perdoem-me os termos técnicos, as fundações terão de ir à procura de chão firme.... o que fará com que, de um lado o chão firme se encontre a pouca profundidade mas do lado do terreno do vizinho ele se encontre talvez a mais de 6 metros. Tudo, ou quase tudo, é possível de se fazer mas a minha grande dúvida é se a minha opção de apenas R/C não será uma má opção a nível de qualidade de construção (tipo, ao fim de uns anos a casa dar de si e começar a aparecer fissuras/rachas) já que o R/C estará assente sobre uns pilares com alguma altura.

    A ideia é construir a meio do terreno.
    O vizinho do lado esquerdo em baixo é o proprietário do terreno.
    O vizinho de cima também se encontra com um bom desnivel mas aqui, vou deixar como agora está, ou seja, o terreno aí já se encontra grampeado (ao colocar as terrenas grampeou o terreno aí) e a ideia é colocar aí arbustos ou árvores a fim de segurar as terras.

    Que aconselham a fazer a fim de evitar a ter problemas de rachas (ou outros piores) no futuro?

    Sei que se optasse por cave, por mais uns "trocos" teria uma cave enorme (da área do R/C).... mas como já referi, não pretendo estar na cave com sensação de estar num buraco. O terreno é grande (~2600m^2) e permite ter até 300m^2 de área de implementação, logo não preciso da cave para obter mais área, e a garagem e anexos poderão ser construídos a nível térreo. Será que optar por não cave vou gastar/perder muito dinheiro?

    Obrigado.
      Teereno.JPG
 
0.0088 seg. NEW