Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos.
    Tenho algumas duvidas sobre como se calculam as mais valias, e se me pudessem ajudar agradecia imenso. Em primeiro lugar nao sou residente fiscal em portugal neste momento.
    Tenho algumas duvidas sobre que valor incide o valor de compra, se o valor patrimonial ou o valor escriturado. Visto que já vi algumas respostas opostas, que mudam e muito o valor a pagar as finanças. Segundo, que despesas posso incluir para dedução de imposto, nomeadamente se o iva pago da comissão imobiliaria tambem pode ser deduzido. Obrigado a todos
  2.  # 2

    É o
    Colocado por: JonathanAndresvalor escriturado.
    ...
  3.  # 3

    Visto não residir em Portugal...
    Era melhor aconselhar-se com um contabilista mas não sendo Habitação própria permanentenão sei se poderá beneficiar de alguma isenção.
    Concordam com este comentário: JonathanAndres
  4.  # 4

    Mas como obteve a titularidade não imóvel?
    Comprou ou herdou?
  5.  # 5

    Palhava
    O imovel foi comprado em 2018. Já me informei com uma contabilista que me disse que era o valor patrimonial que entrava, o que achei estranho. Quanto a isenções, sei que nao terei direito. Gostava mesmo era de ter uma ideia global de quanto irei pagar, e o que poderei deduzir no imposto a pagar
  6.  # 6

    Colocado por: JonathanAndresuma contabilista que me disse que era o valor patrimonial que entrava,


    Pq? Não tem a escritura? Não pagou impostos? Ou o vpt é superior?
  7.  # 7

    Habitualmente para o cálculo são usados os valores que constam nas escrituras de compra e depois a da venda.
    Não sei em que situações se utiliza o VPT.
  8.  # 8

    julgo que irá pagar cerca de 28% de mais valias sobre o ganho, por não ser 1ª residência.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joeltudor
  9.  # 9

    Colocado por: Kazuza148irá pagar cerca de 28% de mais valias

    Não pode afirmar.

    Até pode pagar 0!

    Tudo depende da diferença entre o valor de compra e o da venda.

    Se o titular tem rendimentos obtidos no estrangeiro tem de os declarar ao fisco português?
    Ou o único valor para o IRS português é o que diz respeito à venda do imóvel se não tiver obtido outros rendimentos em Portugal?
    É o IRS de 2020.
  10.  # 10

    Pq? Não tem a escritura? Não pagou impostos? Ou o vpt é superior?

    O valor de escritura foi de facto inferior ao valor patrimonial. Paguei impostos sobre o vpt tanto imt como imposto selo. Mas ja tive pessoas que disseram que entrava o escriturado, e outras que era o vpt. Inclusive em simuladores de mais valias, no doutor finanças entra o vpt
  11.  # 11


    Ou o único valor para o IRS português é o que diz respeito à venda do imóvel se não tiver obtido outros rendimentos em Portugal?
    É o IRS de 2020

    De facto os unicos rendimentos que tenho são os de compra e venda, em porrugal nao tenho mais rendimentos . Ou seja serei tributado 50 % das mais valias mais 28% sobre esse calor certo ?. Gostava mesmo de saber que despesas entram a abater nas mais valias. Nomeadamente a comissao imobiliaria
  12.  # 12

    Que confusão que aqui vai.

    Quanto vendeu?
    Quanto valia o imóvel ou por quanto o adquiriu?
  13.  # 13

    O valor considerado pelas finanças é sempre o maior de dois valores: escriturado ou patrimonial.

    Artigo 44.º
    Valor de realização

    2 - Nos casos das alíneas a), b) e f) do número anterior, tratando-se de direitos reais sobre bens imóveis, prevalecerão, quando superiores, os valores por que os bens houverem sido considerados para efeitos de liquidação de imposto municipal sobre as transmissões onerosas de imóveis ou, não havendo lugar a esta liquidação, os que devessem ser, caso fosse devida.

    http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/cirs_rep/Pages/irs44.aspx
    Concordam com este comentário: JotaP
  14.  # 14

    Colocado por: PalhavaÉ o
    ...


    É o mais alto dos dois valores.
  15.  # 15

    Importa referir que se o bem foi por si adquirido/herdado há uma série de anos, entra em campo o factor de actualização desse mesmo valor. Ou seja, se foi comprado em 1981 por 5mil contos, há uma forma de calcular quanto é que seriam hoje esses mesmos 5mil contos/25mil euros. Hoje, imaginemos, significariam 60mil euros e é com base nesse valor de "compra" obtido, que é feito o cálculo.
    • RCF
    • 31 julho 2019

     # 16

    Colocado por: JotaPse foi comprado em 1981

    se foi comprado em 1981 não paga mais valias...
    • Nelhas
    • 31 julho 2019 editado

     # 17

    Sim,
    Mas para o calculo das mais valias é importante saber que valores irão ser considerados.
    Valia 20 vendeu por 60?
    Comprou por 10 vendeu por 30?
  16.  # 18

    O user já disse q foi comprado em 2018.

    Se é superior pode usar o vpt.

    Se não é residente não tem bónus de só ser tributado em 50% das mais valias, é trib pela totalidade .

    A taxa é de 28% sobre a totalidade da mais valia. Tem algumas NUANCES, veja por exemplo o número 13 do artigo 72 do cirs, pode ser que poupe uns milhares.
  17.  # 19

    Colocado por: RCF
    se foi comprado em 1981 não paga mais valias...


    Certo. Atirei a data à toa. 1986, seja.
    • RCF
    • 2 agosto 2019

     # 20

    Colocado por: JotaP1986,

    também não paga...
    só paga mais valias o que foi adquirido após 1989.
    Concordam com este comentário: NTORION
 
0.0200 seg. NEW