Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    agora o arquitecto que arranje isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dmpereira.09
  2.  # 2

    Colocado por: dmpereira.09Na verdade, esse quarto sempre foi um dos "calcanhares de aquiles" além de achar que terá pouca exposição solar. Sempre preferi que os quartos ficassem alinhados.

    Fiz um rabisco e troquei a área social pela privada, para tentar visualizar. Reparo que fico com um vazio no quadrante a Nordeste... e fico com outra dúvida, o terreno desce no sentido Sudeste (ponto + alto) para Noroeste (ponto + baixo) e a zona mais plana será a dos quadrantes a Sul, em que zona teria melhor aproveitamento da área social?

    O único acesso (viaturas+pedonal) ao terreno/moradia será feito a Sudoeste.
      quadrantes.jpg
      plant_v7_invertido.jpg


    esta quase parecida a minha.

    Desejo-lhe boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dmpereira.09
  3.  # 3

    De grosso modo agrada me.
    Apenas "aproximaria" a lavandaria da zona dos quartos. Não consigo compreender a insistência de colocarem o sitio onde se lava roupa que vem essencialmente dos quartos ao lado de onde se faz comida...
    Concordam com este comentário: trupedeiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dmpereira.09
  4.  # 4

    Colocado por: dmpereira.09


    jorgebogasparece-me muito bem a sua sugestão :) se tiver foto, eu agradeço.


    Dentro destes exemplos:
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dmpereira.09
      0_IMG-20190219-WA0003.jpg
      0_IMG-20180705-WA0004.jpg
  5.  # 5

    Colocado por: MrVetableApenas "aproximaria" a lavandaria da zona dos quartos. Não consigo compreender a insistência de colocarem o sitio onde se lava roupa que vem essencialmente dos quartos ao lado de onde se faz comida...

    Esta aproximação é culpa minha, pensei no 2 em 1, despensa/lavandaria. Mas vou fazer os meus rabiscos para visualizar essa opção e tentar perceber o que resulta melhor.

    Colocado por: jorgebogasDentro destes exemplos:
    Obrigada, é uma ideia a considerar.
  6.  # 6

    Olá a todos,

    A obra já está a andar bem, tivemos sorte com a licença, o projecto entrou na Câmara em Setembro e saiu em Abril, a desmatação/terraplanagem começou em Maio.

    Neste momento já temos cave feita e a laje superior, vou deixar algumas fotos. Com a continuação deste tópico pretendo que me possam ajudar nalgumas questões que vão surgindo e melhores soluções.
  7.  # 7

    É este o aspecto actual
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zinna, Bigmouse
      8024FC89-FC6E-4521-B722-B212A7D973CA.jpeg
      AE17BDE8-8383-410D-8CA2-73D41FD1C8E6.jpeg
  8.  # 8

    Aqui está o 3D
      ADAF1EBF-C950-4D7E-9518-59E91A87B8FF.jpeg
      7DCBCEB6-9B03-4E2D-B249-459FCFDEAEC9.jpeg
      B6E615C9-0232-4C2E-B8D5-5AE3CE2D9B5E.jpeg
  9.  # 9

    Uma primeira questão que preciso de opiniões, o acesso exterior da garagem - porta principal, aquelas escadas não me convencem além de que tem uma altura enorme, como consigo melhorar “a coisa”?
      6F97F594-86AF-4999-BB3D-D144EC6AF19E.jpeg
  10.  # 10

    Votos que tudo corra bem com a sua obra.
    Apenas um pequeno reparo por preferência pessoal: colocava o lava-loiça na parede da janela.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dmpereira.09
  11.  # 11

    A obra parou?
  12.  # 12

    A obra "terminou" em Março 2023. Estamos a habitar desde Abril 2023. E Licença de habitabilidade saiu apenas no mês passado. Ainda temos "pequenos pormenores" para terminar, falta o carpinteiro colocar puxadores nas portas, colocar o teto falso nas varandas exteriores, pintura exterior por fazer e "isolamento" da cobertura. Colocámos tela asfáltica e principalmente de verão sentimos que a casa aquece (no inverso também arrefece mas não é tão significativo), com o tipo de vidro + caixilharia, assumimos que só poderá ser pela cobertura - este será o próximo passo, embora não tenhamos bem noção da melhor opção a colocar. Nas discussões que consultei, as opiniões divergem.
  13.  # 13

    Colocado por: dmpereira.09pintura exterior por fazer e "isolamento" da cobertura.

    Não percebo como é que se consegue uma autorização de utilização sem a pintura exterior e o isolamento da cobertura
  14.  # 14

    Talvez porque o barramento final branco dos ETICS tem aspeto de pintura. O fiscal não subiu à cobertura, logo não viu, ainda assim a tela poderá ficar exposta (implica "apenas" com a vida útil da mesma). O que posso dizer é que aquilo que o fiscal "tinha que ver", posso garantir-lhe que viu rsrs
    Quanto à cobertura optámos por deixar ficar assim para perceber o comportamento da casa, quente/frio/chuva/vento e agora vamos atuar naquilo que nos faz sentido.
  15.  # 15

    Colocado por: dmpereira.09Talvez porque o barramento final branco dos ETICS tem aspeto de pintura.

    percebido.

    Colocado por: dmpereira.09O fiscal não subiu à cobertura, logo não viu, ainda assim a tela poderá ficar exposta (implica "apenas" com a vida útil da mesma).

    Aqui o problema não é o fiscal da câmara, o técnico que fez a certificação energética deveria ter verificado a cobertura. Proteja essa tela com o isolamento o quanto antes, não está preparada para ficar exposta.
  16.  # 16

    Agora que falou na certificação energética, fui verificar o que ficou no certificado propriamente dito. Classe A+ (19%) e na cobertura temos classificação de 5 estrelas, a técnica subiu e viu tudo.
    Agradeço o seu alerta, desde o inicio do ano que falo disto lá em casa, mas o tempo voa e agora que tem vindo dias mais quentes é que voltamos a pensar no assunto.
  17.  # 17

    Colocado por: dmpereira.09e na cobertura temos classificação de 5 estrelas, a técnica subiu e viu tudo.

    Ou nada viu...
  18.  # 18

    Colocado por: dmpereira.09principalmente de verão sentimos que a casa aquece (no inverso também arrefece mas não é tão significativo)


    Que tipo de acabamento/composição tem nas paredes interiores? Tem pladur nas divisórias interiores?
  19.  # 19

    Que tipo de acabamento/composição tem nas paredes interiores? Tem pladur nas divisórias interiores?


    Usámos Bloco térmico de 25 TERMICOproETICS com acabamento em Gesso estuque projetado, pelo exterior ETICS grafite de 6.
  20.  # 20

    Colocado por: dmpereira.09Usámos Bloco térmico de 25 TERMICOproETICS


    E nas divisões entre espaços interiores?

    Esse comportamento térmico que você se queixa é típica de uma casa de baixa inércia térmica, ainda por cima quando ainda nem chegamos à estação de calor.
    Ainda que possa desconfiar do isolamento na cobertura, o tempo quente que tivemos há umas semanas, não seria motivo para se queixar e sentir a casa "abafada", principalmente no litoral oeste que é bastante ameno.

    Um detalhe importante, esse bloco é um autêntico lixo. Entre todos os blocos e tijolos térmicos disponíveis no mercado, esse tem dos piores desempenhos para o conforto da casa devido aos baixos valores de densidade (e de resistência térmica). Logo aqui tem das piores opções do mercado para a massa térmica da casa.

    Más opções como optar por tectos falsos com lã de rocha também não ajudam, porque tendem a "prender" o calor no interior da habitação ao invés de o deixar dissipar e ser absorvido pela estrutura (que posteriormente acaba por dissipar para o ar exterior).

    Depois em casas com janelas oscilo-batentes e sem qualquer tipo de ventilação, (tornou-se moda não optar por qualquer ventilação ainda que seja obrigatório), é também possível observar esse tipo de comportamento principalmente no verão, uma vez que o ar interior fica rapidamente saturado e pesado. No entanto também se queixa do comportamento no inverno o que me leva a crer novamente na fraca inércia interior.

    Resumidamente pode haver um conjunto de factores interligados que influenciam o comportamento. Como você deixou o diário da construção a meio, agora é difícil procurar onde falhou.
    Concordam com este comentário: Camões
 
0.0253 seg. NEW