Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bons dias a todos.
    Tenho um prédio urbano que, muito recentemente, me calhou em partilhas e que esteve abandonado anos.
    Esse prédio confronta com mais dois prédios rústicos.
    Com os documentos da CRP e da AT mandei fazer a medição do prédio, verificando, então, que uma parte correspondente à medição feita, ocupa um espaço que está sendo cultivado por uma vizinha, segundo disse, a título gratuito e que é propriedade de um desses confinantes.
    Pedi à senhora se falava ou se me dava o contacto do dono desse terreno para fazermos a demarcação dos prédios e conferir se há marcos e, se houver, onde estão.
    Mais tarde, a tal senhora que cultiva parte desse terreno disse-me o seguinte:
    "Falei com o Sr Dr sobre a divisão do terreno mas ele anda muito ocupado e não pode atendê-lo".
    Perante isto, o que poderei fazer?
    Terei meios de o obrigar a atender-me para se fazer a demarcação?
    Agradeço a todos que puderem contribuir para uma informação sobre o assunto.
    Obrigado
  2.  # 2

    arranje umas estacas e um martelo e vá ao seu terreno e comece a martelar assim aos calhas e de preferência junto ás extremas, vai ver que logo aparecem os interessados.
  3.  # 3

    Meta uma acção em tribunal e vai ver que esse sr dr vai tirar algum do seu tempo para "o a tender".
  4.  # 4

    Colocado por: F.E.R.N.A.N.D.I.N.OBons dias a todos.
    Com os documentos da CRP e da AT mandei fazer a medição do prédio, verificando, então, que uma parte correspondente à medição feita, ocupa um espaço que está sendo cultivado por uma vizinha,
    disse-me o seguinte:
    "Falei com o Sr Dr sobre a divisão do terreno mas ele anda muito ocupado e não pode atendê-lo".
    Perante isto, o que poderei fazer?

    Veja se a medição feita é fiável. Terá de ser um levantamento topográfico feito por profissionais.
    Não vá nessa de medições a olho, uma vez que, presumo, não tenha encontrado marcos.
  5.  # 5

    Pede morada do Dr.
    Carta registada com aviso a informar do dia em que o topografo irá fazer as medições.
    Pede-lhe para estar presente.
    Começe por ai
  6.  # 6

    Colocado por: marco1arranje umas estacas e um martelo e vá ao seu terreno e comece a martelar assim aos calhas e de preferência junto ás extremas, vai ver que logo aparecem os interessados.

    É. Comece a colocar uma estacas a uns 2 ou 3 metros para além do que é seu, ou do que pensa ser, e vai ver que o dr aparece.
  7.  # 7

    Colocado por: C A Goncalves
    É. Comece a colocar uma estacas a uns 2 ou 3 metros para além do que é seu, ou do que pensa ser, e vai ver que o dr aparece.

    Já me lembrei disso. Só que isso vai fazer guerra com a tal vizinha que tem hortaliças plantadas e é daquelas de "calcanhar rachado", não me parecendo boa de assoar(Penso poder estar tranquilo, pois que não será pessoa de participar neste fórum:
  8.  # 8

    Se ele tiver consultório ou escritório aberto, saiba onde, marque uma consulta com ele e, no fim, não lhe pague, dado que é obrigação dele contribuir para a demarcação dos prédios.
  9.  # 9

    Essa demarcação tem de ser acompanhada de estudos topográficos para entregar nas Finanças e conservatória para rectificarem as áreas?
  10.  # 10

    Colocado por: F.E.R.N.A.N.D.I.N.Oo Sr Dr


    Quem quer vai,quem não quer manda.
    Sabe-se lá se a senhora alguma vez falou com o proprietário...
  11.  # 11

    Colocado por: PalhavaEssa demarcação tem de ser acompanhada de estudos topográficos para entregar nas Finanças e conservatória para rectificarem as áreas?

    Em princípio não, penso que será só uma questão de demarcação inequívoca, porque quero murar o meu prédio.
  12.  # 12

    Colocado por: Palhava

    Quem quer vai,quem não quer manda.
    Sabe-se lá se a senhora alguma vez falou com o proprietário...

    Pois essa também já me ocorreu, uma vez que a sra não me dá o contacto dele.
  13.  # 13

    Colocado por: Palhava

    Quem quer vai,quem não quer manda.
    Sabe-se lá se a senhora alguma vez falou com o proprietário...

    Primeiro, chegue à fala com o proprietário e logo vê o que se passa.
    A tal sra das hortaliças, seria a última com quem falaria.
  14.  # 14

    Colocado por: F.E.R.N.A.N.D.I.N.O
    Em princípio não, penso que será só uma questão de demarcação inequívoca, porque quero murar o meu prédio.

    Mas, vamos lá ver. Mediu o prédio e parte está ocupada por culturas feitas por pessoa que diz que anda cultivar esse terreno, "a título gratuito e que é proprietário de um dos confinantes".
    Cheira-me a marosca e a problemas à vista, mas pode não ser assim.
  15.  # 15

    Como disse, o meu prédio é urbano e confronta com dois prédios rústicos, mas um deles está delimitado por esteios em betão armado e arames, pelo que me resta fazer a demarcação com este.
    Apenas consegui agora saber que o proprietário deste prédio trabalha e vive em Lisboa, mas não consigo o contacto dele, nem telefone, nem morada, caso contrário, agora que estou de férias, até iria falar com ele pessoalmente, apesar de morar a mais de 400 km.
  16.  # 16

    CÓDIGO CIVIL
    Artigo 1353.º

    (Conteúdo)
    O proprietário pode obrigar os donos dos prédios confinantes a concorrerem para a demarcação das estremas entre o seu prédio e os deles.

    Resta-lhe sempre esta alternativa, mas é cara e litigiosa. Primeiro o diálogo e o consenso, sempre.
 
0.0192 seg. NEW