Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Se comprei com capitais próprios uma casa para habitação própria permanente por 75 000,00 e a vendi, um ano mais tarde, por 76 000,00, e tive como despesas 1000,00 euros, então não houve mais valias.
    Se não re-investir os 76 mil euros, no prazo máximo de 2 anos, na compra de uma nova casa, o que acontece em termos fiscais?

    Posso arrendar uma casa e deixar de ser proprietário.

    Terei que pagar IRS sobre o capital (mesmo sem ter gerado mais valias) que não reenvesti na compra de nova habitação própria? Obrigado
  2.  # 2

    Se documentar as despesas que comportam esses mil euros que refere que gerou de mais valias, embora tenha que o declarar em IRS, não irá originar mais valia, logo, não será tributado.
  3.  # 3

    Segundo me parece a mais valia neste caso de 1000euros teria que ser investida numa nova aquisicao como valor de sinal e principio de pagamento e tera que ser averbado na escritura pulbica, que depois de ser realizada vai ser informatizada nos dados das financas e fica assim isenta de imposto
  4.  # 4

    Colocado por: ParreiraSe documentar as despesas que comportam esses mil euros que refere que gerou de mais valias, embora tenha que o declarar em IRS, não irá originar mais valia, logo, não será tributado.


    Andei a pesquisar sobre este tema e gostaria de confirmar se realmente as coisas são assim.

    Supondo que compro uma casa por 100 000€, invisto em melhoramentos 20 000€ IVA incluído, devidamente documentados, posso vendê-la por 120 000€, não resultando daí mais-valias. Isto è correcto?

    Desde já agradeço qualquer contributo.
  5.  # 5

    Sim, é correcto, em teoria. Deve ter também em atenção o Valor Patrimonial do bem.

    A mais-valia é calculada pela diferença entre o valor da compra + despesas e o da venda.

    No entanto, se o valor da venda for inferior ao valor patrimonial, a mais-valia é calculada entre a compra + despesas e o valor patrimonial.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DVilar
 
0.0099 seg. NEW