Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou a desenvolver um projecto para a construção de um canil.

    Após analisar vários métodos de construção, e tendo como critério princípios ecológicos, rapidez de execução e valor, optei por utilizar contentores marítimos.
    Estudei também a possibilidade da construção em alvenaria, em madeira e em ferro. Todas elas tem as suas vantagens e desvantagens. Motivos pelo qual não foram opções:
    Alvenaria: preço, prazo de execução, ecologia
    Madeira: dificuldade em arranjar empresas que construam segundo projecto de arquitectura dentro do nosso orçamento
    Ferro: preço
    Local da obra: Distrito de Lisboa

    Decidi publicar aqui no fórum para obter opiniões e para também ajudar a promover este tipo de construção.

    O terreno já está comprado. São cerca de 4,4ha. É um pouco inclinado pelo que será necessário alguma movimentação de terras. Tem dois poços, sendo que só um deles tem água e duas linhas de água. Apesar de o terreno ser grande, por algumas restrições relativas ao PDM, a área destinada a construção é reduzida.

    Quando tiver o projecto de arquitectura criado, coloco aqui as imagens.

    Serão construídos dois tipos de edifício: uma recepção e os canis.

    Receção
    Serão utilizados dois contentores 40’HC juntos, o que criará uma área com aproximadamente 56m2 brutos, após as obras o espaço será menor.
    A receção será composta por: entrada, casa de banho e sala de tosquias e sala de consultas veterinárias.

    Os canis
    4 boxes em cada contentor de 40’


    Alguma informação sobre os contentores
    Material de que são feitos: COR-TEN steel (corrosion resistance and tensile strength)
    Pavimento: contraplacado marítimo (+/- 3cm de espessura), bambo ou metal.
    Medidas interiores
    40’= 12,01C * 2,34L * 2,39A
    40’HC (High Cube)= 12,01C * 2,34L* 2,69A

    O que estou a pensar fazer

    De onde vem os contentores
    Hoje quase todos são produzidos na China. Existem 3 opções: comprar usados, novos ou semi-novos (one way transportation). Ainda estou a estudar a melhor opção.

    Onde vão assentar os contentores
    Existem essencialmente duas soluções, uma lage ou uns pilares de betão. Aqui vou usar 6 pilares de betão por cada contentor de 40’. São mais económicos, fáceis de construir e trazem algumas vantagens em termos térmicos.

    Isolamento
    Aqui está a maior dúvida.
    Na parte exterior vou colocar alguns apontamentos em madeira (ripas), mas será basicamente isso. Não estou a prever isolar por fora.

    Paredes e tecto
    Por dentro, estou entre duas opções: Poliuretano projectado de células fechadas (Closed-Cell Spray Polyurethane Foam (ccSPF)) ou lã de rocha.
    Já li muita informação sobre isto, e a maioria, tendo em consideração que se trata de construção em contentores, recomenda espuma projectada por causa das suas mais valias relacionadas com o vapor.

    Chão
    Será que vale a pena isolar o chão ou não? Estava a pensar criar uma base de cimento sobre o contraplacado marítimo e depois colocar pavimento flutuante/cerâmico por cima. A outra alternativa colocar o isolamento por baixo do contraplacado.
    Qual a vossa opinião?
    Esta é uma área complicada, pois não há muita informação disponível.


    Energia e Climatização
    Aqui ainda me falta muito trabalho de pesquisa. Queria ter uma solução o mais ecológica possível, dentro de um determinado orçamento.
    Pesquisei um pouco e deparei-me com os painéis fotovoltaicos com ligação a rede (queria evitar a compra de baterias). Comecei a pensar que poderiam ser uma solução, pois pelo que eu percebi é possível para além de criar energia, aquecer a água e climatizar áreas (recorrendo a bombas de calor e ventiloconvectores).
    Mas esta é uma área onde ainda estou sem qualquer tipo de certezas.


    Esgotos
    Ainda não tenho bases para tomar uma decisão. A Camara não informa antemão onde se encontra a ligação mais próxima. Tenho um palpite, e se estiver correcto a ligação a rede fica a 2/3 metros do limite do terreno. Só há um problema, da construção até esse limite são 190m. Alguém me sabe indicar o valor para uma ligação deste tipo?


    Existem ainda muitas outras questões por resolver, mas por agora é isto.

    A medida que for tendo novidades tenciono colocar aqui para quem quiser poder acompanhar.
  2.  # 2

    Boa tarde,

    A que se refere com "ecologia" na construção em alvenaria?
  3.  # 3

    Acho que essas opções se forem válidas tem de discutir com a sua equipa de projecto...
  4.  # 4

    Colocado por: helder121Boa tarde,

    A que se refere com "ecologia" na construção em alvenaria?


    Redução de desperdícios
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro BarradasAcho que essas opções se forem válidas tem de discutir com a sua equipa de projecto...

    Os técnicos estão a fazer o seu trabalho.. Quando tiver o parecer deles também o trarei para aqui para quem tiver interessado poder emitir a sua opinião.

    Mas eu sou o principal interessado em que todas as decisões tomadas sejam acertadas, por isso tenho que ter uma noção daquilo que se passa.
  6.  # 6

    Está bem...
  7.  # 7

    Colocado por: rubenp3e tendo como critério princípios ecológicos,, optei por utilizar contentores marítimos.
  8.  # 8

    Colocado por: rubenp3Estou a desenvolver um projecto para a construção de um canil.
    parece um pouco excessivo isso tudo para construir um canil
  9.  # 9

    Colocado por: rubenp3Redução de desperdícios
    isso ]e uma quest\ao de bom planeamento. n\ao existe necessidade desperd]icios... eu construia um canil em alvenaria e madeira.
  10.  # 10

    um canil pode ser uma coisa simples, climatização, se a coisa for bem pensada, não faz falta, nem tanto isolamento térmico (os contentores em ferro claro que aquecem muito ao sol.. são um forno) .. repense isso tudo.



    Colocado por: antonylemosisso ]e uma quest\ao de bom planeamento. n\ao existe necessidade desperd]icios... eu construia um canil em alvenaria e madeira.


    fala em ecologia e de seguida é espumas e climatização AC... bem pensada e projectada (e mais barato) a climatização pode ser passiva
  11.  # 11

    O que dizem os seus técnicos?
  12.  # 12

    Boa tarde. Estou a ajudar um canil particular a melhorar as condições nomeadamente no inverno. Como o terreno é arrendado, a solução dos canis terá de ser amovivel, pelo que os contentores é a solução mais adequada. Será apenas um contentor de 40 pés. Sabem onde se consegue comprar barato? Tem de ter base para assentar ou pode ficar directamente no chão? obrigado
      Canil Contentor.jpg
  13.  # 13

    é melhor ter uma base solida para os apoios do contentor
    Concordam com este comentário: nunos7
 
0.0142 seg. NEW