Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Antes de mais os parabéns a todos os intervenientes, são uma ajuda preciosa para um rookie como eu!
    Estou num processo de remodelar/ampliar a actual moradia, e gostaria de obter a opinião dos expert relativamente ao tópico; nas divisões internas aconselham a inclusão das típicas paredes de tijolo ou as paredes em pladur? A diferença de preço é significativa? A tipologia é uma T3 com 2 casas de banho, sala, cozinha, corredor com uma área de 180m2 (aproximadamente).
    Acredito que possivelmente já exista um post similar, mas não encontrei.
    Obrigado
  2.  # 2

    Estre os dois escolho sempre o tijolo...

    Mas se quiser realmente uma boa opção de isolamento acústico entre as divisões, é levantar a parede em tijolo de 11 e forrar ambos os lados com gesso cartonado.

    Mas isso fica caro pra xuxu... :)
    Concordam com este comentário: bmxer
    •  
      alv
    • 14 setembro 2009

     # 3

    Vivam!
    Cá estou eu, é Pladur....
    Desta vez é para discordar, e só isso, do Vasco, de quem tenho lido coisas interessantes.
    O tijolo, já começa a ser uma má opção. Agora quando revestido nas duas faces, pior ainda, porque o valor dos dois revestimentos é suficiente para pagar uma óptima solução de divisória em Pladur.
    Quanto ao bom isolamento acústico, claro que se adivisória fôr feita por um "pato bravo" sem ofensa para os patos, não será tão bom como em alvenaria; Agora se fôr bem feita, com duas placas por face, com junta de estanquicidade, desde o pavimento ao tecto real, com uma simples manta de lã de vidro, garanto que tem valores de isolamento acústico superior a qualquer alvenaria tradicional.
    Quanto a preços, tudo é discutível, mas uma boa parede como a que descrevi, pode começar pelos +- 35€/m2+IVA, pronto a pintar, e uma alvenaria de tijolo, dir-nos-à o FD(?) .
    "Fassam" parte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunozacarias
  3.  # 4

    Desculpem a minha ignorância sobre o isolamento acústico do Pladur... Pode ser superior a tijolo??? Qual é a largura típica de uma parede em pladur?
    Obrigado,
    Joaquim
  4.  # 5

    ups esqueci de referir que entre o pladur e o tijolo seria colocada uma manta em lã de vidro...
  5.  # 6

    Bom dia a todos sobre este tema sempre gesso laminado ( Pladur ), melhor comportamento acustico termico ,maior rapidez de execuçao menos entulho ,bom acabamento final e melhor ainda nada de problemas no pos obra
    Sempre e quando se utilize uma boa soluçao construtiva
    • w.w
    • 15 setembro 2009 editado

     # 7

    em véz do tijolo (tradicional) ou pladur,se fossem tijolos ou blocos tipo "YTONG"??
  6.  # 8

    Vocês desculpem lá, mas o pladur não é aquela coisa muito vulgar em França, que dá a sensação de que se está a viver numa casa de bonecas com umas paredes em cartão? Ou isso é a versão mixuruca da mesma coisa?
    • w.w
    • 15 setembro 2009

     # 9

    frança e não só....todo o mundo
  7.  # 10

    Pois, mas a questão é: a sensação de casa de bonecas é a mesma em todo o mundo, ou é só na versão bera da coisa?
  8.  # 11

    Bom dia,

    Eu pessoalmente acho que não deves optar por nenhuma dessas soluções. A melhor solução será o FERMACELL, é uma espécie de Pladur, mas mais resistente. Coloca lã de rocha no meio, a fim de garantir um bom isolamento acústico entre compartimentos.
    Cumprimentos.
  9.  # 12

    Colocado por: w.wem véz do tijolo (tradicional) ou pladur,se fossem tijolos ou blocos tipo "YTONG"??

    O Ytong para ser bem feito, requer que se execute de acordo com as normas todas. Como nunca é, acaba por ser má opção. Existem poucos aplicadores credenciados de confiança

    Colocado por: lobitoVocês desculpem lá, mas o pladur não é aquela coisa muito vulgar em França, que dá a sensação de que se está a viver numa casa de bonecas com umas paredes em cartão? Ou isso é a versão mixuruca da mesma coisa?

    A minha casa é toda em pladur e não tenho nada essa sensação
  10.  # 13

    Fermacel gesso armado com fibras de celulose.Maior densidade mas tem dois problemas , junta no esta rebaixada (tratamento com poliuretano) e como nao esta revestido com papel obriga a um barramento geral na placa o que na pratica so complica o acabamento final
    • w.w
    • 15 setembro 2009 editado

     # 14

    Colocado por: lobitoPois, mas a questão é: a sensação de casa de bonecas é a mesma em todo o mundo, ou é só na versão bera da coisa?


    todos estes produtos ou técnicas de construção,existem,
    e são utilizadas em muitos países ditos como referencias.
    eu pessoalmente acho o Ytong,ou outros,materiais muito
    versáteis e fáceis de trabalhar.
    •  
      alv
    • 15 setembro 2009

     # 15

    Vivam!
    Esta é a magia da net... Cada um de nós pode dizer o que lhe vai na alma....
    Coitado de quem lê, não sabendo do assunto, tem de saber filtrar......

    Agora mais a sério: O Itong é na realidade um óptimo material, se fôr bem aplicado e na realidade muito pouca gente o faz correctamente, e se o faz é caro! Pessoalmente não gosto do fermacel, porque acrescentando o que diz o Jorge Soares, as placas são, salvo erro de 1,20x1,20m, o que obriga a muito mais juntas e como diz são de topo a topo, logo dificílimas de disfarçar. Mais, como se trata de gesso comprimido não tem poder de regulação de humidade que é uma das vantagens do gesso laminado(cartonados para muitos).
    Quanto às casas de cartão, é uma realidade o que diz, porque em França, na Alemanha, mais nos EUA e Canadá, etc, eles querem lá saber da qualidade do acabamento final da construção. Nalguns locais, nem acabamento tem, apenas revestimento com papel de parede, ou mesmo nenhum, apenas pintura!!! Eles querem é casas eficientes energéticamente, fáceis de aquecer e arrefecer, porque o resto é realmente do "piorio". Felizmente que ao "importarmos" o método construtivo em construção residencial, não importámos a forma, senão à 20 anos não tinhamos (o Pladur) conseguido concorrer com o estuque tradicional. Tivemos de fazê-lo com uma qualidade superior, pelo que, em Portugal em construção de habitação, normalmente usam-se duas placas por face, isolamentos e juntas de estanquidade e o acabamento superficial é incomparávelmente superior.
    Digo-o com muito conhecimento de causa, de quem se dedica ao tema e quando viajo por esse mundo me deparo com coisas que cá nem nos bairros sociais as aceitariam.

    "Fassam" parte
  11.  # 16

    Colocado por: alvDigo-o com muito conhecimento de causa, de quem se dedica ao tema e quando viajo por esse mundo me deparo com coisas que cá nem nos bairros sociais as aceitariam.
    CONCORDO!
    Por isso é que fico preocupado quando algum empreiteiro se me gaba que andou a trabalhar algures por essa Europa. :-)
    • w.w
    • 16 setembro 2009 editado

     # 17

    Colocado por: Luis K. W.Por isso é que fico preocupado quando algum empreiteiro se me gaba que andou a trabalhar algures por essa Europa


    tudo bem,..mas foram muitos desses imigrantes que
    trouxeram esses materiais e técnicas que hoje se usam.
    como aqui,lá fora também tem construções de qualidade,
    muitas normas e regulamentos praticados hoje em Portugal
    vem de outros países,e garanto que alguns desses são
    muitos rígidos nesse aspecto.
  12.  # 18

    Ora bem. Realmente vi algures um estudo em que dizia que a construção em Portugal era mais cara do que (p.ex.) nos EUA apesar de a mão de obra ser muito mais barata, porque os sistemas de construção eram mais caros em si (materiais pesados em vez de leves e moduláveis, etc). Deduzi que os materiais "lá fora" não eram forçosamente melhores, mas eram sem dúvida mais baratos.

    Curiosamente, não tenho a impressão de casas de cartão na Bélgica, mas talvez seja por sempre ter vivido em casas com uns 40-50 anos.
    •  
      FD
    • 16 setembro 2009

     # 19

    Colocado por: alvde quem se dedica ao tema e quando viajo por esse mundo me deparo com coisas que cá nem nos bairros sociais as aceitariam

    É engraçado como se passa o mesmo com muitas outras coisas.

    Os carros, nós versus os alemães:
    -> eles têem equipamento básico, jantes com tampões de plástico, elevadores de vidro manuais,
    -> nós por cá obrigamos os importadores a deixarem de vender as versões base sem equipamento.

    Outro caso, quando este verão andei à procura de alojamento para as férias, visitei alguns sites em que os hóspedes depois da estadia a poderiam classificar. Estranhamente, ou não pelos vistos, as piores classificações eram dadas por quem? Pelos portuguesess. Via os ingleses a dar 7, 8 , 9 e os portugueses a passarem raramente dos 5, 6...

    Seremos dos povos mais exigentes da Europa? :D
  13.  # 20

    Colocado por: lobitoCuriosamente, não tenho a impressão de casas de cartão na Bélgica, mas talvez seja por sempre ter vivido em casas com uns 40-50 anos.
    Eu vivi na Bélgica em casas novinhas em folha... há 25-30 anos. As paredes eram em blocos de ytong pintados, e as portas interiores eram de... cartão!!

    Colocado por: FDSeremos dos povos mais exigentes da Europa? :D
    Talvez não. Mas a nossa hotelaria é excelente.
 
0.0222 seg. NEW