Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,
    Tenho uma casa e o terreno ao meu lado está à venda. Está classificado como zona verde. Estou interessado em comprá-lo. Eu tenho prioridade ? Em caso afirmativo, qual é o artigo da lei ? O proprietário desta terra rústica quer muito dinheiro (como se fosse um terreno para construção). Ele pode aumentar o preço sabendo que eu sou o vizinho ?
    Obrigado.
    • SMBS
    • 6 agosto 2019

# 2

É dele. Pode vender pelo preço que quiser.

Só em casos específicos é poderia ter direito de preferência. Já houve diversas discussões sobre isso aqui em que são enumerados os casos... Procure um pouco
    Concordam com este comentário: Ludgero Silva
  2.  # 3

Quem vende pede o que bem entender, aparentemente o direito de preferência só se aplica entre prédios rústicos, o seu é urbano.

Artigo 1381.º

(Casos em que não existe o direito de preferência)
    Não gozam do direito de preferência os proprietários de terrenos confinantes:
    a) Quando algum dos terrenos constitua parte componente de um prédio urbano ou se destine a algum fim que não seja a cultura;
    b) Quando a alienação abranja um conjunto de prédios que, embora dispersos, formem uma exploração agrícola de tipo familiar.
  3.  # 4

Meu terreno é urbano, mas o que está ao lado é rústica, porque porque já não é construível agora. O direito de preferência funciona nesse caso ?
  4.  # 5

Colocado por: SMBSÉ dele. Pode vender pelo preço que quiser.
    Concordam com este comentário:Ludgero Silva

Parece ser óbvio, não estamos propriamente na Coreia do Norte.
  5.  # 6

Colocado por: SMBSÉ dele.
    Já houve diversas discussões sobre isso aqui em que são enumerados os casos... Procure um pouco
    Concordam com este comentário:Ludgero Silva

É só procurar...
  6.  # 7

Colocado por: filsdecajeul Ele pode aumentar o preço sabendo que eu sou o vizinho ?

Esta parece uma discussão sobre o sexo dos anjos!!!
  7.  # 8

Até pode pedir um milhão de Euros!
  8.  # 9

Lá porque não se pode construir não quer dizer que seja rustico, atenção.
    Seria preciso que fossem os dois rusticos e não parece ser o caso.

Com direito de preferencia, ou não, o valor a pagar é sempre aquele pelo qual o actual proprietário aceita vender.
    Concordam com este comentário: SINCA

0.0140 seg. NEW