Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: VarejoteBoas, porque não aciona o seu seguro, para que façam uma vistoria para pesquisa de fugas de água?
    Eles fazem a pesquisa, se não detetarem nada, fazem relatório do mesmo e encerram o processo.
    Depois já fica com uma prova para o condomínio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:IndigoBerry

O seguro que temos, é o seguro colectivo, "contratado" através do condomínio. Assim sendo, penso que tem que ser o condomínio a accioná-lo, certo? Aliás, tal como já várias vezes lhes sugerimos.

Obrigado.
  2.  # 22

Seguro condomínio com frações incluídas:

O que fazer em caso de sinistro?

Como em todos os seguros, a principal obrigação do tomador do seguro (administrador do prédio) ou segurado (proprietário da fração) é comunicar o sinistro à companhia de seguros no mais curto prazo de tempo possível, não ultrapassando 8 dias.

Não percebo porque vocês ainda não acionaram diretamente o seguro, quando viram que a administração do condomínio não o iria fazer.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: IndigoBerry
  3.  # 23

Eu li tudo também. E pra quem está a passar por obras na casa neste momento com uma vizinha meio "cusca" em baixo é asustador...

Mas olhem, eu já teria chamado o seguro há muito tempo. É preciso injetar uma dose de imparcialidade nesta situação. E espero que o Sr. R. sofra consequências.
  4.  # 24

Dou os meus parabéns a quem teve coragem para ler tudo
  5.  # 25

Colocado por: PedroGomes

Dá raiva lol por isso é que acabei por ler, tinha a esperança de o Sr. R se lixar algures na história xD
  6.  # 26

Colocado por: desofiapedro

Dá raiva lol por isso é que acabei por ler, tinha a esperança de o Sr. R se lixar algures na história xD
    não tive coragem pra ler a história mas pelos comentários o sr R é um ****... Mas a lei em Portugal é lenta. Ou ataca se com tudo o que se tem ou lixa se com F grande.
  7.  # 27

Colocado por: VarejoteSeguro condomínio com frações incluídas:

O que fazer em caso de sinistro?

Como em todos os seguros, a principal obrigação do tomador do seguro (administrador do prédio)ou segurado (proprietário da fração) é comunicar o sinistro à companhia de seguros no mais curto prazo de tempo possível, não ultrapassando 8 dias.

Não percebo porque vocês ainda não acionaram diretamente o seguro, quando viram que a administração do condomínio não o iria fazer.
    Concordam com este comentário:desofiapedro

Obrigado amigo.

Isto é lei?

Pode-se fazer a interpretação de que, tendo passado já mais de 8 dias, o seguro agora se possa recusar a assumir a sua parte?

Colocado por: desofiapedro

A expectativa é que o próximo episódio seja esse. Mas, para já passaram-se exactamente 48 horas e a empresa onde ele trabalha ainda não se veio demarcar dos seus actos perante nós. Vamos ver...

Também já por várias vezes (desde 23 de Julho) ponderámos contratar um advogado para nos ajudar. Mas como nunca usámos o serviço de nenhum (nunca tivemos um problema deste tipo e de tão grande complexidade na vida), não temos nenhuma referência nem sabemos se esta situação o justifica.

Obrigado a todos, aos que leram e se regozijaram com uma estória "à boa moda portuguesa" e aos que não leram mas que compreendem que pela reacção dos demais, o título do tópico parecendo à primeira vista exagerado, acaba por ser mansinho.

Agora estamos bastante preocupados e continuamos muito nervosos. A minha mãe quase não tem conseguido dormir e eu tenho dormido mal, com pesadelos e tudo. Isto porque uma pessoa capaz de fazer isto para se vingar do outro, do Sr. J, agora tem ainda mais motivos para se vingar de nós e não conseguimos sequer imaginar o que poderá vir a fazer.

É que não se refere no texto, mas ele não tem grandes razões de queixa do Sr. J. Tem é uma grande obcessão. Simplesmente ele como gestor de condomínio já lidou com o Sr. J noutra ocasião em que o Sr. J renovou um outro apartamento de um condomínio que ele gere. E, entre muitas estórias cuja veracidade é muito duvidosa (mas que nos contou inúmeras vezes ao telefone), a pior que ele tem é esta:

Sr. J fez uma renovação e no final ficaram meia dúzia de garrafas de cerveja na varanda do apartamento vizinho a essa obra. Esse vizinho contactou o condomínio, desagradado. O Sr. R contactou o Sr. J, indignado pelo sucedido. O Sr. J, pediu imensas desculpas e imediatamente procedeu à retirada das garrafas. De notar que não foi o Sr. J que lá as deixou, mas uns carpinteiros que este havia subcontratado para aquela renovação. No entanto, assumiu (e bem) a responsabilidade, e procedeu no imediato a retirar e limpar.

Esta é a estória que ele mais vezes conta e refere-se a este acto (de deixar meia dúzia de garrafas de cerveja em propriedade alheia) como se de uma violação sexual ou um assalto se tratasse. Está completamente obcecado com isto e está a fazer tudo o que relatei no 2º post deste tópico, para se vingar disto.

Vejam bem que esta é a pior estória que ele tem para contar. Depois tem mais 3 ou 4 estórias que são tão estúpidas que nós nem sequer percebemos como pode ele ter ficado indignado com o Sr. J por causa disso.

Agora, por comparação, nós enviamos para a sua entidade patronal esta reclamação. É normal que estejamos preocupados com a possibilidade muito real de agora se obcecar connosco...

-
  8.  # 28

Colocado por: IndigoBerry

Obrigado amigo.

Isto é lei?

Pode-se fazer a interpretação de que, tendo passado já mais de 8 dias, o seguro agora se possa recusar a assumir a sua parte?

A expectativa é que o próximo episódio seja esse. Mas, para já passaram-se exactamente 48 horas e a empresa onde ele trabalha ainda não se veio demarcar dos seus actos perante nós. Vamos ver...

Também já por várias vezes (desde 23 de Julho) ponderámos contratar um advogado para nos ajudar. Mas como nunca usámos o serviço de nenhum (nunca tivemos um problema deste tipo e de tão grande complexidade na vida), não temos nenhuma referência nem sabemos se esta situação o justifica.

Obrigado a todos, aos que leram e se regozijaram com uma estória "à boa moda portuguesa" e aos que não leram mas que compreendem que pela reacção dos demais, o título do tópico parecendo à primeira vista exagerado, acaba por ser mansinho.

Agora estamos bastante preocupados e continuamos muito nervosos. A minha mãe quase não tem conseguido dormir e eu tenho dormido mal, com pesadelos e tudo. Isto porque uma pessoa capaz de fazer isto para se vingar do outro, do Sr. J, agora tem ainda mais motivos para se vingar de nós e não conseguimos sequer imaginar o que poderá vir a fazer.

É que não se refere no texto, mas ele não tem grandes razões de queixa do Sr. J. Tem é uma grande obcessão. Simplesmente ele como gestor de condomínio já lidou com o Sr. J noutra ocasião em que o Sr. J renovou um outro apartamento de um condomínio que ele gere. E, entre muitas estórias cuja veracidade é muito duvidosa (mas que nos contou inúmeras vezes ao telefone), a pior que ele tem é esta:

Sr. J fez uma renovação e no final ficaram meia dúzia de garrafas de cerveja na varanda do apartamento vizinho a essa obra. Esse vizinho contactou o condomínio, desagradado. O Sr. R contactou o Sr. J, indignado pelo sucedido. O Sr. J, pediu imensas desculpas e imediatamente procedeu à retirada das garrafas. De notar que não foi o Sr. J que lá as deixou, mas uns carpinteiros que este havia subcontratado para aquela renovação. No entanto, assumiu (e bem) a responsabilidade, e procedeu no imediato a retirar e limpar.

Esta é a estória que ele mais vezes conta e refere-se a este acto (de deixar meia dúzia de garrafas de cerveja em propriedade alheia) como se de uma violação sexual ou um assalto se tratasse. Está completamente obcecado com isto e está a fazer tudo o que relatei no 2º post deste tópico, para se vingar disto.

Vejam bem que esta é a pior estória que ele tem para contar. Depois tem mais 3 ou 4 estórias que são tão estúpidas que nós nem sequer percebemos como pode ele ter ficado indignado com o Sr. J por causa disso.

Agora, por comparação, nós enviamos para a sua entidade patronal esta reclamação. É normal que estejamos preocupados com a possibilidade muito real de agora se obcecar connosco...

-

Obrigação de participação do sinistro: prazo
    A disposição contratual que dispõe no sentido de que a pessoa segura deve participar o sinistro à empresa de seguros no prazo de oito dias, a contar da ocorrência, sob pena de responder por perdas e danos, limita-se a reproduzir o teor do artigo 440.º do Código Comercial, entretanto revogado pelo regime jurídico do contrato de seguro (“RJCS”). aprovado pelo Decreto-Lei n.º 72/2008, de 16 de Abril.

Tal disposição contratual não exclui liminarmente a responsabilidade e o dever de a empresa de seguros proceder ao pagamento de despesas garantidas emergentes de sinistro não comunicado no prazo convencionado, não permitindo, portanto, a recusa imediata da cobertura do sinistro.

Link
  9.  # 29

Obrigado amigo.

Eu entretanto tinha colocado uma frase do teu texto no google e cheguei até aqui:

https://www.condominiodeco.pt/informe-se/artigos/dinheiro/seguro-mr

De resto, pelo que interpreto deste teu anterior post, mesmo que a participação ao seguro ocorra após os primeiros 8 dias, a empresa de seguros tem na maioria dos casos o dever de proceder ao pagamento das despesas. Se interpretei mal, avisem ;)
  10.  # 30

Colocado por: IndigoBerryObrigado amigo.

Eu entretanto tinha colocado uma frase do teu texto no google e cheguei até aqui:

https://www.condominiodeco.pt/informe-se/artigos/dinheiro/seguro-mr

De resto, pelo que interpreto deste teu anterior post, mesmo que a participação ao seguro ocorra após os primeiros 8 dias, a empresa de seguros tem na maioria dos casos o dever de proceder ao pagamento das despesas. Se interpretei mal, avisem ;)

Sinceramente acho que o seu maior problema não é a infiltração. O seu maior problema é a sua atitude. Está a ser muito passivo com uma pessoa que já ultrapassou todos os limites aceitáveis. Ele já lhe "tomou a mão" e como vê que você não reage não vai parar. Você deveria ter acabado com esse circo há muito tempo atrás. Active o seguro, peça uma peritagem imparcial ou contacte um advogado para redigir uma carta á empresa por "assédio moral" ou o que quer faça mais sentido. Não seja é tão dócil que se assim for ele não vai parar.
    Tive um problema inverso com a vizinha de cima. Tive uma infiltração na casa de banho. Chamei um profissional a casa e fomos ao apartamento de cima (este apartamento está arrendado a estudantes) e vimos um buraco na banheira. De referir aqui que só nos abriram a porta porque era a estudante e não a dona do apartamento. fizeram-se testes e verificou-se que a causa da infiltração era decididamente o buraco.
    Quando comuniquei á vizinha de cima, negou e disse "que era impossível".
    Resumindo os meses seguintes, ela mandou reparar o problema (vi picheleiros a irem a casa dela) e negou a entrada dos peritos do meu seguro, a entrada a peritos contratados pelo condomínio e aos peritos do seguro do condomínio. Nunca aceitou pagar dizendo que o problema era das canalizações do prédio e que ela também teve esse problema e teve que pagar "do bolso dela".
    Segui a via legal (demorou quase um ano) mas quando ela recebeu um carta do meu seguro a dizer que lhe íamos instaurar um processo no tribunal rapidamente apareceu-me com o dinheiro. Ora bem para "ladrão, ladrão e meio".
    Conclusão-me: O orçamento que lhe apresentei pagou-me o tecto da infiltração o da outra casa de banho, a reparação da tijoleira do nosso quarto e a troca de um reservatório da sanita.
    Mas onde tive maior satisfação foi contar o dinheiro a frente dela com um sorriso na cara e ela com uma cara de ódio impossível de descrever :)
    Concordam com este comentário: PedroGomes, desofiapedro
  11.  # 31

Infelizmente não tenho resposta para a pergunta principal - quais as possibilidades de vandalismo.

As minhas sugestões são:

1. Continuar a manter essa paciência de santos e nunca perder a calma perante possíveis futuros episódios
    2. Manter-se firme em não aceitar contactos do Idiota
    3. Manter-se firme em não aceitar contactos não escritos de outras partes
    4. Se/quando a loja se queixar da fuga, pedir-lhes que formalizem por escrito e informá-los que não existem evidências no vosso apartamento e que devem eles contactar o seguro (se também tiverem) ou pedir ao condomínio que o faça. O Idiota e os da loja que se entendam se quiserem.
    5. Caso volte a precisar de um técnico para intervir em sua casa no contexto deste problema, considere não recorrer ao Sr. J. Apesar de ele aparentemente não ter culpa nenhuma no assunto, optar por outra pessoa sem relação com a história poderá ser uma forma de eliminar a variável da má relação dele com o Idiota.

A última sugestão - mais em tom de brincadeira porque infelizmente causaria elevado incómodo à sua família - seria cancelar o contrato de água, tendo assim uma prova inequívoca para apresentar caso alguém pusesse em causa os relatos de que a casa é pouco usada.
  12.  # 32

Obrigado a todos.

super, boa dica, em último caso poderemos fazer isso de cancelar o contrato de água durante 3 ou 4 semanas.

De resto vim cá para deixar boas noticias..

O chefe do artista telefonou ao meu pai e foi muito cordial e sóbrio. Pediu desculpas e demarcou-se dos actos do Sr. R. Chegou até a informar que nestes termos vai ser difícil manter esta pessoa na empresa. Sem concretizar deixou a ideia de já não ser a primeira vez que fica negativamente surpreendido com alguma coisa da parte do Sr. R, mas claro que esta ultrapassa todos os limites. Fez questão de falar com o meu pai pessoalmente quando ele se deslocar à região, provavelmente em setembro.

Assim, já pediu para accionar o seguro e em breve dá mais noticias.

Provavelmente terão que voltar a ir ao apartamento, mas desta vez só entram se antes se identificarem e deixarem bem claro o que vão lá fazer. E claro, só se fizerem o mesmo em todos os apartamentos, uma vez que as casas de banho dos 4 apartamento estão todas no mesmo alinhamento, as 4 por cima do local onde existe a infiltração.

Prometo cá passar para deixar novidades quando as houver.

Agora é esperar. E a ver se temos sorte e o outro não se dedica agora a vingar-se de nós...

Obrigado mais uma vez.

-
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves
  13.  # 33

Esqueci-me de referir que disse ele também que não faz sentido andar-se a duvidar do profissionalismo do Sr. J, quando este é subcontratado pela empresa há anos para certas intervenções e diagnósticos, tendo eles plena confiança no homem.
  14.  # 34

Já agora, deixo foto do local onde pinga (dentro do tecto falso da loja, vê-se isto) e também foto da casa de banho que está imediatamente por cima, sendo que o sitio onde pinga é algures entre a bacia e a sanita, logo ali junto àquela coluna com azulejo quadriculado, que deve ser por onde desce o tubo que se vê na foto do tecto da loja.

Fica a ideia de que já houve ali um remendo.

.
      Screen Shot 2019-08-07 at 23.02.31.png
      IMG_7743.JPG
  15.  # 35

Isso a´te pode ser uma ruptura algures no tubo de queda, ou nas forquilhas de ligação ... porque não partem o remendo do betão!?

PS: Asua IS não é feia. a foto está muito boa... pena ser mais uma que sofre de "baguetismo" ( Baguetismo = Obsessão compulsiva pela aplicação de perfis de plastico nas quinas de revestimentos...)
  16.  # 36

Boas!

Obrigado.

Sim, as baguetes foram-nos aconselhadas porque sem elas, em teoria, qualquer pancada mais forte numa esquina, poderia partir a peça cerâmica. Ao menos escolhemos umas que combinam bem, em vez das tradicionais brilhantes. Estas são cinza opaco, o que até encaixa bem com o resto. Mas compreendo e estou de acordo com a observação, ficaria melhor sem as ditas.

Quanto a partir o remendo do betão, agora que finalmente vai ser o seguro a tratar disso, eles estarão interessados mais que ninguém em gastar o mínimo possível tanto no diagnóstico, como na correcção do problema, pelo que estamos convencidos de que também concordem com a sua sugestão e comecem por ali. Aliás, já tínhamos pensado em sugerir, uma vez que parece que já ali houve algum intervenção ao longo das 3 décadas e meia de idade que o prédio tem.

PS: a foto da IS é de há dois anos, imediatamente a seguir à renovação, nem a mangueira do chuveiro estava ainda instalada, mas basicamente é este o aspecto final da mesma. Aquela coluna e parapeito onde estão as baguetes foi obrigatório manter, pois passam ali canos e/ou outros elementos estruturais importantes. A IS antes era dividida em dois, ou seja, ao entrar tinha o lavatório, depois uma porta e na segunda parte tinha sanita, bidé e banheira. Partiu-se a parede divisória e eliminou-se a porta.

Já agora, umas fotos do resto apartamento, em que dá para ver quase tudo, excepto a varanda e hall de entrada. É um T0 com uma boa área para um T0, que a maioria dos vizinhos (são muitos blocos) optaram por fechar um quarto (sem janelas e muito pequeno) mas nós preferimos o open space e criámos uma divisória entre quarto+sala e cozinha+"sala de jantar", com aquela porta enorme de correr que se vê aberta nas fotos. Do original só se manteve a pedra e bacia da casa de banho e os móveis da cozinha. Ficou um trabalho excelente, praticamente perfeito, o homem foi mesmo muito profissional. Ficou tudo por 12 mil euros.

.
      IMG_7779.JPG
      MarinaPlaza1.JPG
      MarinaPlaza10.JPG
      MarinaPlaza8.JPG
  17.  # 37

As baguetes metem, porque não querem/ sabem fazer como deve ser... Foi pena. O apartamento es´ta engraçado, sim senhor. Parabéns.
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  18.  # 38

Sim, também pensei que em boa parte fosse isso. Sem baguete dá muito mais trabalho ficar uma coisa certinha e limpa. Assim é mais fácil para eles. Mas também acredito que seja verdade que com baguete seja mais difícil a pedra partir nas esquinas em situação de impacto forte, só não sei até que ponto, claro. No apartamento onde resido, construção de 2012, temos 2 esquinas em WC sem baguete e não houve até agora qualquer problema.

.
  19.  # 39

Colocado por: IndigoBerryue com baguete seja mais difícil a pedra partir nas esquinas em situação de impacto forte,

Teoricamente e´sta certo, na pratica.. os meus pais tem uma casa com cerca de 3o anos, com lambril em azulejo.. com quinas vivas em todas as zonas de passagens e de transição em areas sociais.. e permanecem impecáveis... Nas IS, é pura idiotice ;)

De qualquer maneira existem perfis apropriados, que ficam complanares com os mosaicos, seja em aluminio, em aço inox, com perfil visível muito mais discreto... o problema é que custam pelo menos 10X/m
  20.  # 40

É muito linda a casa :D

0.0205 seg. NEW