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    • eu
    • 16 outubro 2018

     # 581

    Para mim, o que faz mais sentido é carregar o carro durante a noite, com tarifa bi-horária, na nossa garagem.

    PCR, só em viagens longas, que ultrapassem a autonomia do veículo.
    Concordam com este comentário: mafgod
  1.  # 582

    Esses preços e valores acima parecem piores que os contractos da Meo/Zon/Nowo

    Se um gajo usa edp em casa , tem carro electrico vai tem de mudar para Galp porque tem desconto de 20%, mas depois na zona aonde trabalha os postos são edp.
    Bem que grande confusão, no fim de contas é o habitual, interessa é que os consumidores não saibam quanto gastam.
    VIve-se no pais de gelados com a testa.


    A UVE publicou no seu Facebook 4 exemplos práticos de uma fatura. Foi tido em conta um carregamento de 30 minutos, para um consumo médio de 15 kWh, numa tarifa bi-horária (fora vazio).

    Estes são os valores médios calculados, que variam entre 4.29€ e 7.98€, por cada 100km, podendo existir possibilidades de carregamentos mais e menos dispendiosas.
      galp-720x403.jpg
  2.  # 583

    Se um Nissan Leaf consome uns 20khw a 120km no autoestrada, estes valores vão ser tão caros como petroiiiiilo.
    • eu
    • 16 outubro 2018

     # 584

    Colocado por: AlarmesdoMecoSe um Nissan Leaf consome uns 20khw a 120km no autoestrada, estes valores vão ser tão caros como petroiiiiilo.


    Agora faça as contas a carregar em casa, com tarifa bi-horária.

    Eu faço-lhe um favor: dá cerca de 3 € aos 100 Km.
  3.  # 585

    Colocado por: eudá cerca de 3 € aos 100 Km.


    A conduzir à velho a empatar os outros utentes da via ou a acelerar quando é preciso? :)
  4.  # 586

    Por acaso reconheço mais os benefícios dos VE na cidade.

    As partículas poluentes na cidade são extremamente danosas para o ser humano e meio ambiente, como também danificam estruturas e edifícios.
    E na cidade não se chega perto dos 20kWh. Isso faço eu com o meu híbrido de 3t.
  5.  # 587

    Fiz umas contitas, e se estiverem certas, tendo em conta que apenas sabemos o preço do CEME da GALP, e temos os seguintes custos nos PCRs, primeiro os mais baratos e depois os mais caros (média de 15kWh/100km) :

    ****** 15kWh/30min ******
    GALP - 1,89€ - vazio
    GALP - 2,78€- cheio

    CBR-00010 Coimbra Parque de estacionamento do Posto da Prio Prio.e
    GMR-00016 Guimarães Parque de Estacionamento Francisco de Holanda Piloto
    LLE-00017 Loulé Rua de São Paulo CME
    LSB-01529 Lisboa Bomba Prio.E - Alta de Lisboa Prio.e
    PRT-00101 Porto Posto de Combustivel Prio Energy-Ferreira Dias Prio.e
    SNT-00032 Sintra PAC PRIO A16 - Sintra - Ranholas Prio.e
    SNT-00033 Sintra Área de Serviço de Mira-Sintra (Sentido Este/Oeste) Prio.e

    GALP - 6,39€ - vazio
    GALP - 7,28€- cheio

    ABT-00002 Abrantes Área de Serviço Abrantes (Sentido Este/Oeste) PROPEL-CEPSA
    ABT-00003 Abrantes Área de Serviço Abrantes (Sentido Oeste/Este) PROPEL-CEPSA
    FND-00002 Fundão Área de Serviço Fundão (Sentido Este/Oeste) PROPEL-CEPSA
    FND-00003 Fundão Área de Serviço Fundão (Sentido Oeste/Este) PROPEL-CEPSA
    LRA-00012 Leiria Área de Serviço Leiria (Sentido Norte/Sul) PROPEL-CEPSA
    LRA-00013 Leiria Área de Serviço Leiria (Sentido Sul/Norte) PROPEL-CEPSA

    ****** 30kWh/45min ******

    GALP - 3,78€ - vazio
    GALP - 5,56€- cheio

    CBR-00010 Coimbra Parque de estacionamento do Posto da Prio Prio.e
    GMR-00016 Guimarães Parque de Estacionamento Francisco de Holanda Piloto
    LLE-00017 Loulé Rua de São Paulo CME
    LSB-01529 Lisboa Bomba Prio.E - Alta de Lisboa Prio.e
    PRT-00101 Porto Posto de Combustivel Prio Energy-Ferreira Dias Prio.e
    SNT-00032 Sintra PAC PRIO A16 - Sintra - Ranholas Prio.e
    SNT-00033 Sintra Área de Serviço de Mira-Sintra (Sentido Este/Oeste) Prio.e

    GALP - 10,53€ - vazio
    GALP - 12,31€- cheio

    ABT-00002 Abrantes Área de Serviço Abrantes (Sentido Este/Oeste) PROPEL-CEPSA
    ABT-00003 Abrantes Área de Serviço Abrantes (Sentido Oeste/Este) PROPEL-CEPSA
    FND-00002 Fundão Área de Serviço Fundão (Sentido Este/Oeste) PROPEL-CEPSA
    FND-00003 Fundão Área de Serviço Fundão (Sentido Oeste/Este) PROPEL-CEPSA
    LRA-00012 Leiria Área de Serviço Leiria (Sentido Norte/Sul) PROPEL-CEPSA
    LRA-00013 Leiria Área de Serviço Leiria (Sentido Sul/Norte) PROPEL-CEPSA

    E mesmo na mesma cidade, Lisboa por exemplo, temos estas disparidades, para o exemplo dos 30kWh/45min (vazio/cheio):

    LSB-01529 Lisboa Bomba Prio.E - Alta de Lisboa Prio.e => 3,78€/5,56€
    LSB-00200 Lisboa Avenida Marechal Craveiro Lopes Mobiletric => 4,82€/6,60€
    LSB-00201 Lisboa Rua João de Oliveira Miguéns Mobiletric => 5,67€/7,45€
    LSB-01532 Lisboa Estação de serviço Repsol 2ª circular - Sul/Norte EDP Comercial => 6,63€/8,41€
    a atribuir Lisboa a definir EVCE => 9,17€/10,95€

    Resumindo, há preços para todos os gostos, desde os mais acessiveis até aos mais caros.

    A mais optimsita, convertendo para kms, estamos a falar desde os 3,78€/200km (~1,89€/km ~0,13€/kWh) em vazio e nos PCRs mais baratos até aos exorbitantes 12,31€/200km (~6,15€/100km ~0,41€/kWh) em cheio e nos PCRs mais caros.
    Ou seja, algo mais baixo que carregando em casa e até a cerca de 4 vezes mais...

    A mais pessimista, convertendo para kms, estamos a falar desde os 1,89€/100km (~0,13€/kWh) em vazio e nos PCRs mais baratos até aos exorbitantes 7,28€/200km (~0,49€/kWh) em cheio e nos PCRs mais caros.
    Ou seja, algo parecido com o carregando em casa e até a cerca de 5 vezes mais...

    Falta adicionar o IVA :)

    Convertendo para o mundo do gasóleo, há diferença entre os +/- 1,5L/100km aos +/- 6L/100km
  6.  # 588

    falta aí o vector velocidade...esses consumos é a quanto? 5?10km á hora?
  7.  # 589

    Colocado por: acaciosfalta aí o vector velocidade...esses consumos é a quanto? 5?10km á hora?
    Velocidade legal permitida.
  8.  # 590

    Quem tiver um Tesla, pode multiplicar por 2 os valores ;-) ou por zero se usarem os SuC ;-)
  9.  # 591

    Colocado por: mafgodVelocidade legal permitida.


    já tentou fazer carreira na politica?
    Concordam com este comentário: AlarmesdoMeco, Bricoleiro
  10.  # 592

    Colocado por: mafgodVelocidade legal permitida.


    O problema então é meu que habito num Mundo diferente do pessoal dos VE's onde vejo autocarros a passar por mim e filas de casamentos atrás, quando circulo à velocidade legal permitida.
    O Mundo dos VE's é um Mundo perfeito onde a hipocrisia não existe! LOL
  11.  # 593

    Colocado por: Bricoleiro

    O problema então é meu que habito num Mundo diferente do pessoal dos VE's onde vejo autocarros a passar por mim e filas de casamentos atrás, quando circulo à velocidade legal permitida.
    O Mundo dos VE's é um Mundo perfeito onde a hipocrisia não existe! LOL


    Isso é mesmo querer criar confusão.

    Sempre aconteceu, independentemente do combustível dos carros.
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
    • mafgod
    • 16 outubro 2018 editado

     # 594

    Tomando como exemplo na ida ao algarve que fiz este ano no verão e em números redondos...

    Saí de casa a 100%, carreguei cerca de 20kWh em 30min e após 330kms cheguei com ~30%.
    Para repor a energia inicial, carregando em casa em vazio, dos 30 aos 100%, seriam precisos 70%, algo como 28kWh, ou seja, 2,80€ com IVA.
    O PCR de Alustrel, levava-me 2,92€ (OPC) mais 20kWh x 0,232 x 0,8 = 3,71€ + IVA = 4,56€ (CEME GALP com 20% desconto) ou 5,70€ (c/ IVA sem desconto).

    Assim, a minha ida ao algarve em energia seria equivalente a 2,8 + 5,7 = 8,50€ para 330km, ~2,60€/100km

    Na volta, parti a 100%, carreguei 45min cerca de 25kWh e após 330kms cheguei com ~30%
    Para repor a energia inicial, carregando em casa em vazio, dos 30 aos 100%, seriam precisos 70%, algo como 28kWh, ou seja, 2,80€ com IVA.
    O PCR de Évora, levava-me 4,50€ (OPC) mais 25kWh x 0,232 x 0,8 = 4,64€ + IVA = 5,70€ (CEME GALP com 20% desconto) ou 7,13€ (c/ IVA sem desconto).

    Assim, a minha volta ao algarve em energia seria equivalente a 4,5 + 7,13 = 11,63€ para 330km, ~3,52€/100km

    Ou seja, ida e volta, por ~20,13€, média de 3,05€/100km

    Não me queixarei pró ano :-) se os preços forem estes....
  12.  # 595

    Colocado por: tostexIsso é mesmo querer criar confusão.


    Não, não é querer causar confusão. É ter noção que já com os combustíveis derivados de petróleo, os consumos anunciados pelas marcas são à velocidade legal permitida e por isso muito longe das condições reais de utilização, por isso também lhes chamam aldrabões. Quando se levanta o dedo ao A, é bom lembrarmos também que o B é igual e também serve a carapuça.
    O que as marcas anunciam versus a realidade acontece em tudo, portanto seria melhor regularmos-nos apenas pela realidade.
    Quando aqui nas vossas contas apontam médias de 6 litros aos motores de combustão é o real, o que as marcas dizem vai desde 3 litros, mas isso já não vos interessa, não é?
  13.  # 596

    O governo português (todos nos contribuintes) tem uma divida na conta da energia, chamada de DEFICE TARIFARIO, e podem apostar a divida vai AUMENTAR á custa dos Veículos Eléctricos.

    Os VE andaram 7 anos a MAMAR electricidade á BORLA, ainda vÃO andar a MAMAR mais uns meses/anos com carregamentos LENTOS.
    Quando fizemos as contas daqui a uns anos, vamos ter a electricidade mais cara que á memoria, com TODOS os PORTUGUESES a pagarem a contas dos VE.

    Os VE não vão ser o bode expiatório deste pais para descerem o défice tarifario, mas serão mais um meio que apenas vai prejudicar o resto do pais


    Quem não sabe o que é o défice tarifario, tem aqui um resumo (mas que nem arranha a superfície da verdadeira realidade)

    O défice tarifário da electricidade tem sido muito discutido. Três ideias erradas foram amplamente difundidas, gerando a convicção que o défice:

    1) é inevitável;

    2) vai aumentar;

    3) é atribuível à promoção das energias renováveis.

    Infelizmente, "troika" e governo ajudaram à confusão, "credibilizando" o disparate. Talvez traumatizados pelo défice público, governantes e governados parecem ter interiorizado uma espécie de "culto do défice" que trai um défice de cultura de mercado - um dos mais difíceis de erradicar da nossa sociedade e matriz de muitos outros défices, incluindo o das tarifas de energia eléctrica.

    Analisemos de seguida cada um dos 3 enganos:

    1) O défice é o resultado da decisão política de não permitir que, num ano, os preços da electricidade reflictam os seus custos, limitando os aumentos de preço a um tecto administrativo arbitrário e obrigando os consumidores futuros a pagar, com juros, aquilo que consumimos nesse ano. Não há défice na gasolina, nem no açúcar, nem no café, porque pagamos o devido na hora –, mas há na electricidade porque, em 2006, imitando o triste exemplo espanhol, o governo resolveu criar a ilusão de preços baixos, introduzindo preços administrativos não correspondentes aos custos reais. Desde então, todos os anos, os preços foram manipulados, à revelia do direito comunitário, das regras básicas da economia de mercado e dos verdadeiros interesses dos consumidores (em 2012, 2,5% da factura é para pagar os juros dos défices dos últimos 5 anos – quem beneficia desta política é afinal a banca e não os consumidores).

    Se os decisores políticos tiverem o bom senso de revogar a legislação aberrante que outros fabricaram acabar-se-á com o défice.

    2) Se não houver mais défice, obviamente ele não aumentará e a dívida acumulada será paga até 2024, como previsto. Uma atitude responsável seria a de liquidar já essa dívida, evitando que sejam os nossos filhos a pagar amanhã aquilo que consumimos ontem. Mas, nos tempos que correm, é improvável que este escrúpulo ético tenha acolhimento: é mais provável que apareça alguém a propor a programação de défices anuais até 2020.

    3) Com excepção de 2009, em que o défice foi calculado a partir do chamado sobrecusto da produção em regime especial (uma fórmula jurídica sem aderência à realidade económica), que inclui as renováveis, nos outros anos o défice foi criado "em bloco", não sendo por isso atribuível isoladamente às renováveis.

    Claro que a produção de electricidade a partir de fontes renováveis tem contribuído para aumentar o custo da energia eléctrica; por isso, quando se impede politicamente que as tarifas repercutam os custos, as renováveis são parte do défice –, mas são-no da mesma forma que a restante produção, a carvão ou a gás, o transporte e a distribuição, cujos custos aumentaram todos dois dígitos desde 2006 (note-se que as tarifas de transporte e distribuição tinham descido dois dígitos entre 1999 e 2006).

    Em resumo, o défice tarifário da electricidade é:

    – juridicamente, uma ilegalidade perante o direito comunitário;

    – politicamente, a cobardia de quem não tem a coragem de assumir os custos de políticas públicas, da coesão territorial à descarbonização da economia, e a demagogia de quem ilude os consumidores;

    – economicamente, um erro que impede o desenvolvimento de concorrência eficiente no mercado de retalho e penaliza duplamente os consumidores por não lhes permitir beneficiar dessa concorrência e os obrigar ao pagamento de juros.


    Presidente NEWES,
    New Energy Solutions
  14.  # 597

    A media que usei é minha e real e é com uma condução equivalente à que fazia com o meu fiat bravo jtd de 1999, onde tinha uma média de 5,5l/100km.
  15.  # 598

    Os chineses querem que fiquemos todos tostex, ou seja tostados, as três gargantas (CHina 3 gorges) têm uma sede de dinheiro infindável. Portanto preparam a carteira e preparem as mentes para as campanhas mediatícas de preparação para a pré- aceitação dos sucessivos aumento . Estavam á espera do quê?
  16.  # 599

    Colocado por: AlarmesdoMecoOs VE andaram 7 anos a MAMAR electricidade á BORLA, ainda vÃO andar a MAMAR mais uns meses/anos com carregamentos LENTOS.
    Quando fizemos as contas daqui a uns anos, vamos ter a electricidade mais cara que á memoria, com TODOS os PORTUGUESES a pagarem a contas dos VE.


    Exatamente. Este é o problema e é o que torna o VE pior que o Automóvel a combustão, na minha opinião.
    Agora, paga o carro quem o usa, daqui a um tempo pagam todos, usem-no ou não.
  17.  # 600

    Colocado por: carlosj39Os chineses querem que fiquemos todos tostex, ou seja tostados, as três gargantas (CHina 3 gorges) têm uma sede de dinheiro infindável. Portanto preparam a carteira e preparem as mentes para as campanhas mediatícas de preparação para a pré- aceitação dos sucessivos aumento . Estavam á espera do quê?


    Não é são chineses, foi a venda da EDP um encapotamento de dividas futuras.

    Esse tema já foi debatido aqui neste forum, deixo o link para não criar offtopic

    https://forumdacasa.com/discussion/33856/3/contas-de-luz-elevada/


    Leiam os comentarios nesse topico
    Colocado por: loverscout

    a EDP foi privatizada há meses....só notou diferença no serviço desde que foi privatizada? nao me parece....alem de que nada mudou na edp...as pessoas sao as mesmas, o trabalho é o mesmo! a conclusao é só uma....a EDP sempre foi assim, nao está nem melhor nem pior, está na mesma!

    alem de que foi uma jogada brutal do estado....certamente já ouviu falar em Defice Tarifario, que desde 2009 já estava previsto vir a ser cobrado a todos os consumidores de electricidade...ora no ano em que a EDP (conforme previsto contractualmente e aprovado pelo estado) começa a incluir os custos do Defice tarifario nas facturas dos clientes, aumentando desta forma e inexplicavelmente, o valor final da factura, é quando o estado fecha o negocio a privatiza a EDP....

    Caso para dizer....quem vier atras que feche a porta! e agora anda a EDP a vender o Defice tarifario a investidores, encaixando o custo do defice á cabeça e agora á medida que vai recebendo dos consumidores vai pagando aos investidores! ainda esta semana foram mais 700 milhoes de defice tarifario vendido o ano passado foram 400 milhoes, em 2010 foram 2 bilioes, e ainda falta uma fatiazinha! mas disso ninguem fala.... nem ninguem quer saber!
 
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