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  1.  # 821

    https://www.motor24.pt/sites/wattson/tesla-apresentado-amanha-portugal/

    A ver vamos se ficamos a saber o preço para Portugal :-)
  2.  # 822

    Colocado por: mafgodA ver vamos se ficamos a saber o preço para Portugal :-)
    Ainda não ficamos a saber :-(

    Tesla já vale mais 3 mil milhões do que a BMW
    https://observador.pt/2018/11/08/tesla-ja-vale-mais-3-mil-milhoes-do-que-a-bmw/
  3.  # 823

    Honda VE-1 EVERUS

    Preço 28.500€ na china e bateria de 53,5kwh para 340km

    Preço com incentivos 21.500€

    https://motor1.uol.com.br/news/276584/honda-ve1-hrv-eletrico-china/

    https://www.autohome.com.cn/news/201811/924439.html#pvareaid=102624
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
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  4.  # 824

    Nesta foto nota-se uns bons acabamentos, e um verdadeiro ar condicionado do lado do passageiro...
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  5.  # 825

    Colocado por: AlarmesdoMecoPreço 28.500€ na china e bateria de 53,5kwh para 340km

    Preço com incentivos 21.500€
    Preços na china e "convertidos" para Euros, onde o mercado de VEs é enorme!

    "O Honda VE-1 troca o motor 1.8 por um elétrico de 163 cv e 28,5 kgfm de torque. Sua força vem de um conjunto de baterias de 53,6 kWh, que entrega uma autonomia de 340 km, seguindo o ciclo de testes antigo da Europa. Terá três modos de condução, incluindo um chamada Sport EV, que aumenta a resposta do acelerador."

    Nada mau... gosto das linhas... mas o preço quando e se for comercialziado por cá, será na volta o dobro.... infelizmente.
  6.  # 826

  7.  # 827

    Isto vai de mal a pior...
    Afinal os pagamentos pouco ou nada resolvem.

    E desconfio que vai piorar..
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  8.  # 828

    Só quando as autoridades começarem a atuar os prevaricadores (estacionar sem estar a carregar sejam VEs ou CIs) e mesmo assim, haverá sempre os que pensam que o dinheiro que tem (ou pensam ter) dá para se armarem em chicos parvos.

    Isto se entretanto alguém se passe da marmita e passe para atitudes mais radicais....
  9.  # 829

    Já começaram a autuar.

    No entanto, por exemplo, em Coimbra a Polícia Municipal não atende o telefone. Podes estar 10 minutos à espera que ninguém atende. E quando atendem, até têm o reboque avariado.
  10.  # 830

    Os pcr são pagos, no entanto os pcl continuam grátis. Por isso a situação nos pcl agravou.
    A minha percepção é que agora ficou muito mais facil encontrar os Pcr livres. Há vários pcr que, devido a fase comercial, foram reparados e outros activados. Há por exemplo uma localização no Porto onde podem carregar 3 carros em simultâneo.

    Ainda é possível carregar grátis em algumas localizações, nos postos da Prio com cartão EDP.
  11.  # 831

    Depois deste artigo do dinheirovivo.pt em espanha carregar o VE pode ser 3x mais caro que o diesel os VE desvalorizaram 25%.

    Uma coisa é certa, isto avança com carregamentos rapidos, se uma estacao de servico de combustiveis so abastecer 10 carros por dia nem da para pagar ao empregado.

    No VE gastar entre 20.000€ a 70.000€ para um posto de 22kw e abastecer 10 carros por dia é um negocio pouco rentavel e ruinoso.


    https://www.dinheirovivo.pt/economia/espanha-carregamentos-eletricos-vao-custar-6-vezes-mais-do-que-o-diesel/


    Espanha quer promover a mobilidade elétrica e para isso a nova Lei das Alterações Climáticas e Transição Energética dita que todas as gasolineiras com vendas de combustíveis superiores a cinco milhões de litros por ano estarão obrigadas a instalar um ponto de carregamento para veículos elétricos de 22 kW no prazo máximo de 27 meses (um ano e três meses) desde a sua aprovação. De acordo com o El Economista, a medida afecta diretamente cerca de 1200 estações de serviço, às quais de somará um número ainda desconhecido de outras bombas em função da sua quota de mercado.

    epsa e Repsol, entre outras marcas que operam em Espanha, já se manifestaram contra a medida, alegando custos de investimento demasiado elevados. As petrolíferas consideram os prazos “precipitados” e garantem que os pontos de carga a instalar nunca serão rentáveis porque não há procura. Em Espanha há cerca de 10 mil veículos 100% elétricos a circular. Além disso, defendem, a menos que existam ajudas públicas é impossível rentabilizar um ponto de carregamento ainda durante a sua vida útil (entre sete a 10 anos). A somar à polémica, um relatório recente da Academia Real de Engenharia dá conta que carregar um veículo elétrico num posto futuramente instalado numa gasolineira convencional irá custar o triplo face ao abastecimento de um depósito a gasóleo. Feitas as contas, divulgadas pelo El Economista, viajar 100 quilómetros com um carro a diesel custa oito euros – 14 euros se for a gasolina -, enquanto com um elétrico carregado na rede que o governo quer instalar nas gasolineiras este valor dispara para 24 euros. Este valor seria ainda mais elevado para um carregador com maior potência (50 kW, por exemplo) e mais velocidade de Carga.

    Em Espanha, o relatório citado pelo El Economista refere que, para que o negócio seja viável e registe uma rentabilidade anual de 6,5%, as gasolineiras espanholas terão de vender cada kWh a um preço de 1,21 euros. Três vezes mais do que o o equivalente em gasóleo, de 0,4 euros por kWh, considerando que um litro de diesel ronda em Espanha 1,35 euros.

    Já num ponto de carregamento doméstico, um veículo elétrico carrega a bateria em seis a oito euros e custa 20 vezes menos do que numa gasolineira: 1,2 cêntimos por quilómetros em casa, contra os 24 cêntimos pela mesma distância na rede futura a criar nas bombas. Por isso, para poder praticar que o mesmo preço nos combustíveis fósseis e na energia elétrica para a mobilidade, as gasolineiras devem ter reduções nos custos laborais e tarifas de eletricidade especiais, além de um subsídio de 70% para o investimento inicial que ronda em média os 30 mil euros, de acordo com as estimativas da Academia real de Engenharia de Espanha, um relatório que foi supervisionado pelo próprio secretário de Estado da Energia, José Domínguez, antes de ocupar o cargo.

    O documento analisa a viabilidade do negócio de carregamento elétrico para um posto de 22kW, o modelo escolhido pelo governo, que permite abastecer em simultâneo dois carros elétricos no espaço de uma a duas horas (até um máximo de 10 carros por dia), e que já começa a ser presença habitual na maioria dos parques de estacionamento dos centros comerciais em Espanha. No total, a instalação destes pontos de carregamento pelas gasolineiras pode vir a custar entre 20 e 70 mil euros. A isto, soma-se ainda os custos de operação: energia elétrica, manutenção, entre outros gastos avaliados em 4500 euros anuais, dos quais 2800 euros dizem respeito ao preço a pagar pela eletricidade.
  12.  # 832

    O artigo original do eleconomista...bate certo com o que é dito pelo dinheirovivo.pt

    https://www.eleconomista.es/noticias-amp/9530215/Recargar-un-electrico-en-electrolinera-cuesta-el-triple-que-repostar-un-diesel

    E aqui o tal estudo da real academia engenharia espanha (pagina 56 indica 24€/km)

    http://www.raing.es/sites/default/files/EV%20RAING%2020180125%20DEF.pdf
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    • eu
    • 21 novembro 2018 editado

     # 833

    Eu sempre disse que não faz sentido usar regularmente postos de carregamento rápido.

    A ideia fundamental dos VE é carregar em casa! De preferência durante a noite e com tarifa bi-horária. Neste caso, o custo por cada 100 Km pode ficar em cerca de 3€, ou seja, cerca de 1/3 do custo do diesel.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710, mafgod
  13.  # 834

    Segundo o estudo de nuestos hermanos, para a viabilidade dos
    Projectos em espanha apontam para:

    0.78€/kwh (com ajudas do governo)

    1,21€/kwh (sem ajudas do governo)
  14.  # 835

    O preço dos PCR Efacec de 50kw está abaixo dos 15 000€.
    A rede de abastecimento eletrica não necessita de funcionários nem de apertadas normas de segurança como os combustíveis tradicionais.
    Parecem apenas desculpas para justificar o elevadíssimo preço por kwh.
    Concordam com este comentário: mafgod, Anonimo1710
  15.  # 836

    Colocado por: marcopnsO preço dos PCR Efacec de 50kw está abaixo dos 15 000€.
    A rede de abastecimento eletrica não necessita de funcionários nem de apertadas normas de segurança como os combustíveis tradicionais.
    Parecem apenas desculpas para justificar o elevadíssimo preço por kwh.
    Concordam com este comentário:mafgod,JoelM


    Os postos de 50kw veem dentro de um pacote descartável, basta abrir e colocar no local ?

    Se tivesse o trabalho de passar os olhos pelas paginas do estudo nao escrevia disparates.
  16.  # 837

    Podem ver o preço de uma estaçoes privadas da Tesla que tem no minimo 4 carregamentos.
    Vai ter de vender muito carro para pagar isto tudo um dia que deixe de ser financiada.

    E no estudo tambem indica que para a tesla supercharger ser rentavel teria de cobrar cerca de 80$ por cada carregamento.
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  17.  # 838

    Colocado por: euA ideia fundamental dos VE é carregar em casa! De preferência durante a noite e com tarifa bi-horária


    Por enquanto, sim.
    Só quem é mesmo muito ingénuo acredita que isso vai continuar como está hoje.
  18.  # 839

    Colocado por: JoelM

    a usar "noticias" de 2015... no entanto a Tesla continua aí em força apesar de já lhe terem feito o funeral inumeras vezes! quanto ao financiamento, que empresa de automóveis não tem financiamento/apoio estatal directo ou indirecto?


    Se o cabo de abastecimento electrico já estiver no local, é mais ou menos isso!


    Nao sao noticias são um estudo e FACTOS, ate lhe deixo o link para nao ter de o procurar.

    No meio do artigo tem 270.000$ e vera um numero 2 como fonte e a fonte é um email de um executivo da tesla.


    https://ark-invest.com/research/supercharger-cost-comparison#fn-6240-2
  19.  # 840

    Colocado por: euA ideia fundamental dos VE é carregar em casa! De preferência durante a noite e com tarifa bi-horária. Neste caso, o custo por cada 100 Km pode ficar em cerca de 3€, ou seja, cerca de 1/3 do custo do diesel.


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