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  1. https://observador.pt/2019/02/04/deloitte-electricos-vao-igualar-custo-de-motores-de-combustao-em-2022/?fbclid=IwAR2_KrZsLJMZsdE1hS0HmxmyRNJSzPpvkgy0Op7Rc68L1oaTayQ_k8A8qHk

    É a Deloitte que o diz, não sou eu!

    É só esperar e ver a EDP a arrecadar os dividendos que outrora eram exclusivos ao ouro negro.

    Fora isto, no momento da venda depois de usado irá valer muito perto de zero.
  2. Colocado por: JoelM
    O meu foi vendido numa manhã!




    desvalorizou menos que num CI se comparado o mesmo periodo de tempo! (quer a diesel quer a gasolina)


    Agora, no momento da febre por ser novidade e provavelmente na Noruega, não em PT nem daqui a uns tempos. Isso é como o ovo Kinder, depois passa e sofre a desactualização num ápice.
  3. Colocado por: mafgodCerto... nunca disse que era :-)
    Mas é um VE e não um ICE.

    É a tua opinião... prefiro de longe o meu Leaf40.

    Há várias APPs e para vários carros.... há para quase todos.
    Preços de uma subsituição depende das marcas.
    Leaf, para os primeiros, era na casa dos 7.300€ tudo incluído... mas há quem tenha pago menos de 4000€.
    Com os novos modelos e garantias... 8 anos/160.000kms, mais rápido substituir-se-á o carro que a bateria.
    Uma vez mais, a bateria só terá de ser substituída quando já não servir...
    O meu outro leaf, MK1 de 2012, tem ~60% de capacidade original, e ainda me serve.
    Trocarei a bateria talvez....

    O meu exemplo deverá o mais comum (a nível de kms/dia).
    Eu já só tenho VEs e conheço vários. E tb conheço quem tenha ambos mas o ICE pouco ou nada é usado ;-)
    Quem começa com um, rapidamente pretende livrar-se dos ICE.
    Os BEV tem tido melhorias em tudo nos ultimos anos, ainda este ano terás carros com autonomias na ordem dos 400km....
    O preço... é procurar e aporveitar as oportunidades.
    É para o de vai a sua bateria? Poderá ser usada na conversão de carros a gasolina ou diesel em carros eléctricos?
  4. https://www.publico.pt/2019/02/04/economia/perguntaserespostas/diesel-vai-morrer-quisermos-1860305
    É um dos melhores artigos que já li sobre o assunto.

    Só porque compararam o Leaf com o Micra...
     photo 20190204_190507_zpsh9foq0ls.jpg
  5. Noticias interessante
    Veja o que eu compartilhei: Carros a gasóleo, poluentes e com mais de 15 anos. Este é o exemplo do Estado | Ambiente | PÚBLICO @MIUI | https://www.publico.pt/2019/02/02/politica/noticia/94-carros-estado-sao-classes-poluem-1860319
  6. Quem é que tinha um amigo dum amigo que importa elétricos?
  7. Colocado por: JoelMO que o bricoleiro chama de febre inicial, por cá chamam de mudança normal, e não têm nem o clima nem o tamanho de Portugal se não é que era um mimo...


    Veremos daqui a uns anos qual sofreu menos desvalorização. VE ou Diesel.
  8. Colocado por: BricoleiroVeremos daqui a uns anos qual sofreu menos desvalorização. VE ou Diesel.


    A desvalorização vai depender somente da oferta e da procura.
    Se houver uma "febre" de eléctricos, os ICEs são largados no mercado e ninguém lhes pega logo desvalorizam.
    Por outro lado se houve desconfiança ou falta de interesse nos eléctricos vai ser ao contrário.

    Isso só vai depender de questões fiscais e mesmo culturais de cada país.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710, Bricoleiro, mafgod
  9. A adopção de uma tecnologia nova segue sempre um padrão, a rogers bell curve.

    E há sempre aquele "precipicio" (chasm) que define se a tecnologia vinga ou não.
    Parece-me consensual que no caso dos VE essa fase já passou, como tal o resto vai acontecer.
    Eu diria que estamos agora na fase da "Early Majority", e os preços tendem a estabilizar no pico desta fase.

    É claro que os Early Adopters vão pagar os custos de desenvolvimento da tecnologia, grande parte do preço do model S é justamente pesquisa e desenvolvimento.
    O próprio Musk o disse publicamente, que o model S é uma forma de financiamento da empresa para um dia conseguir fazer carros eléctricos acessíveis.

    Concordam com este comentário: mafgod
  10. Os VE vieram para ficar e para substituir, podemos ter a certeza disso.
    Agora quanto a andar a comparar vantagens e desvantagens, depende do ponto de vista de cada um.
    Para mim os CI só têm uma desvantagem, o preço do combustivel.

    Faz-me impressão a malta achar que 400km de autonomia são sufecientes....e até eram se depois se conseguisse carregar em 5 ou 10 minutos. Mas claro que há pessoas com VE que eu no lugar delas nem carro tinha.
    Os VE não servem a todas as pessoas, e isso ainda é um problema.
    Concordam com este comentário: mafgod, Vítor Magalhães
  11. Colocado por: JoelM

    o pessoal que tinha carroças e charretes puxadas com cavalos ainda deve estar a dizer o mesmo... Tal como aconteceu com os paineis fotovoltaicos, não faltaram velhos do restelo quando as primeiras pessoas começaram a comprar, felizmente o tempo mostrou que valeu a pena o investimento e a aposta em tecnologias mais eficientes!


    Lógico que o tempo e as tendências fiscais e culturais vão decidir, actualmente a tecnologia que o amigo defende não é mais eficiente tendo em conta vários critérios que tornam uma decisão de escolha na compra.
  12. Colocado por: WardrunaFaz-me impressão a malta achar que 400km de autonomia são sufecientes....e até eram se depois se conseguisse carregar em 5 ou 10 minutos. Mas claro que há pessoas com VE que eu no lugar delas nem carro tinha.
    Os VE não servem a todas as pessoas, e isso ainda é um problema.


    Sim, mas o reverso também é verdade. Nem toda a gente precisa da uma autonomia tão grande.
    Há muita gente que tem o perfil exacto para um eléctrico. Há muita gente a fazer 20,30,40 Km por dia, em regime da casa trabalho, em filas de transito etc. E que o pode carregar à noite em casa. Qualquer pequeno eléctrico é o mais adequado para este perfil.
    Concordam com este comentário: mafgod
  13. Colocado por: callinasQuem é que tinha um amigo dum amigo que importa elétricos?
    Precisas de alguma info? :-)
    • mafgod
    • 5 fevereiro 2019 editado
    Colocado por: BricoleiroOs VE ainda são uma criança mal parida, de ano para ano assim que vai havendo mais evolução ninguém vai querer comprar VE usado porque logo fica ultrapassado a somar ainda à perda de valor por causa da autonomia cada vez menor das baterias e do seu valor ainda incógnito.
    O mesmo se pode dizer dos veiculos a diesel, com novos motores (para cumprir as normas a que são obrigados).
    Mas compreendo os receios e as incertezas numa tecnologia diferente.

    Colocado por: callinasÉ para o de vai a sua bateria? Poderá ser usada na conversão de carros a gasolina ou diesel em carros eléctricos?
    Não percebi o texto...

    Colocado por: BricoleiroVeremos daqui a uns anos qual sofreu menos desvalorização. VE ou Diesel.
    Se conheceres algum stand, pergunta-lhes quanto tempo é que demoram a vender um VE...
    Há mercado, porque há procura e vice versa.
    Sei é que quem comprou o Leaf40 em 2018, se o vendessem hoje, ganhariam dinheiro, qual o CI que permite isso?

    Colocado por: hangasPor outro lado se houve desconfiança ou falta de interesse nos eléctricos vai ser ao contrário.
    A desconfiança vai-se perdendo e o interesse vai aumentando.
    Basta ver a evolução de vendas de VEs em 2018....
  14. Colocado por: hangasHá muita gente que tem o perfil exacto para um eléctrico. Há muita gente a fazer 20,30,40 Km por dia, em regime da casa trabalho, em filas de transito etc. E que o pode carregar à noite em casa. Qualquer pequeno eléctrico é o mais adequado para este perfil.
    Faço diariamente 80km com um Leaf MK1 de 2012, com uma única carga diária.

    Colocado por: WardrunaPara mim os CI só têm uma desvantagem, o preço do combustivel.
    E as oficinas/reparações/manutenções?
  15. Colocado por: mafgodE as oficinas/reparações/manutenções?


    Os Ve não não necessitam de nada disso?
    Manutenção d motor é 50/60 euros por ano e fiabilidade estou habituado a coisas de 300.000km sem problemas.
  16. Colocado por: Wardrunaestou habituado a coisas de 300.000km sem problemas.


    Há oleos a fazer 300.000Km ? :)
  17. Colocado por: mafgodPrecisas de alguma info? :-)

    Sim
  18. Colocado por: hangas

    Há oleos a fazer 300.000Km ? :)


    Tens de ler o que escrevo:

    Colocado por: WardrunaManutenção d motor é 50/60 euros por ano e fiabilidade estou habituado a coisas de 300.000km sem problemas.
  19. Colocado por: Anonimo09092021

    Esse valor anual corresponde a quê?


    Oleo (castrol ou liqui moly), filtro de oleo, filtro de ar. Embora eu mude todos os anos, para a maioria não era necessário, de 2 em 2 anos chega.
    Filtro de ar e combustivel não leva todos os anos.
 
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